pricípios ciências tecnologia materiais
81 pág.

pricípios ciências tecnologia materiais


DisciplinaFundamentos de Ciências dos Materiais2.820 materiais49.438 seguidores
Pré-visualização22 páginas
civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307303853)
	
	Os materiais cerâmicos com grande especificidade de processamento e utilização são denominados de cerâmicos avançados, entre os quais encontram-se microesferas de óxido de urânio utilizadas em reatores nucleares. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	A argila, embora tratada termicamente como cerâmico, não pode ser considerada um, visto suas propriedades plásticas semelhantes a dos polímeros.
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como semicondutores e isolantes.
	
	Os cerâmicos são macios e geralmente frágeis.
	 
	A cerâmica vermelha e a cerâmica branca são constituídas predominantemente de silicatos hidratados de alumínio.
	
	Os cerâmicos possuem baixa resistência ao calor.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307298835)
	
	Na indústria eletrônica atual, os semicondutores encontram ampla gama de utilização através da dopagem dos mesmos com elementos adequados, como o Fósforo ou Boro em matriz de Silício, originando propriedades elétricas particularmente interessantes para o controle de corrente elétrica. Considerando as características dos materiais semicondutores, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	 
	Os materiais semicondutores são isolantes a temperatura ambiente, tornando condutores com o aumento da temperatura.
	 
	Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício ou mesmo poliméricos, como são usualmente utilizados atualmente.
	
	As características elétricas dos semicondutores não são alteradas quando acrescentamos impurezas além do Fósforo e Boro em pequenas concentrações.
	
	Os semicondutores apresentam propriedades elétricas notáveis, entre as quais a invariância da resistência elétrica com a temperatura.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307213344)
	
	A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	O petróleo e o gás natural são as duas principais matérias primas para a produção de plásticos.
	
	Os polímeros termorrígidos são conformáveis plasticamente apenas em um estágio intermediário de sua fabricação. O produto final é duro e não amolece mais com o aumento da temperatura.
	
	Os polímeros termoplásticos podem ser repetidamente conformados mecanicamente desde que aquecidos.
	 
	Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
	
	Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307303849)
	
	Os metais possuem diversas propriedades e características largamente utilizadas na fabricação de aparatos tecnológicos. Uma característica interessante e comumente explorada nos metais é a sua cristalinidade, ou seja, a repetição do padrão de arrumação a nível atômico.
Com relação às características dos metais, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Diversos metais possuem baixa resistência mecânica, adequados a aplicações estruturais.
	 
	Os metais, em sua maioria, apresentam baixa resistência a corrosão.
	 
	A composição dos metais varia de acordo com o tratamento térmico a eles imposto.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor além de apresentarem transparência à luz.
	
	Os metais são geralmente obtidos por processos envolvendo fundição e evaporação.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307119420)
	
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	 
	Materiais avançados.
	 
	Cerâmicas;
	
	Metais;
	
	Compósitos;
	
	Polímeros;
	 1a Questão (Ref.: 201307086689)
	
	A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidadesrepatitivas, chamadas de:
		
	
	unidades unitárias
	 
	células unitárias
	 
	células cúbicas
	
	células secundárias
	
	unidades secundárias
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307086677)
	
	Materiais cristalinos são aqueles que apresentam uma organização atômica padrão e repetida. Marque a opção que mostra as três estruturas cristalinas do sistema cúbico.
		
	
	CCC, CFF, CS
	
	HC, CS, CFF
	 
	CS, CCC, CFC
	
	CFC, CSS, CCC
	
	CSS, HC, CFC
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307130931)
	
	Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação.
		
	 
	8
	
	6
	
	2
	
	1
	
	4
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307213497)
	
	Muitas vezes, uma substância assume diferentes estruturas cristalinas, dependendo da temperatura e da pressão. Este fenômeno é conhecido como alotropia. Um dos mais famosos é o caso do Estanho branco e do Estanho cinza. O primeiro é tetragonal de corpo centrado a temperatura ambiente, enquanto o segundo possui uma estrutura cúbica semelhante ao do diamante, que passa a predominar a partir de 13,2oC. Quando ocorre a alteração, também ocorre a variação dimensional da substância e o seu esfacelamento. Porém, esta transformação não é preocupante, uma vez que sua cinética é muito lenta, havendo tempo para remediá-la.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
		
	 
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico apenas átomos situados nos oito vértices.
	 
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	A célula cúbica simples possui em um padrão cúbico átomos