pricípios ciências tecnologia materiais
81 pág.

pricípios ciências tecnologia materiais


DisciplinaFundamentos de Ciências dos Materiais2.806 materiais49.429 seguidores
Pré-visualização22 páginas
4
	 
	8
	
	6
	 
	2
	
	1
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202379781)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo. Neste contexto, existem diversos parâmetros de relevância, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Taxa de resfriamento.
	
	Temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	
	Atmosfera em que o resfriamento/aquecimento ocorre.
	
	Tempo de permanência na temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	 
	Tempo de manutenção na temperatura ambiente após obtenção da microestrutura final.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202284556)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -10 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?
 
		
	
	11% de sal.
	
	6% de sal.
	
	19% de sal.
	 
	15% de sal.
	 
	26% de sal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202283081)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Defina ductilidade e diga qual a importância desse parâmetro para cálculos de engenharia.
		
	
Resposta: Ductilidade é um valor o qual cada material possui o seu, prevendo um grau de resistência específico. Para os cálculos de estruturas e outros, presentes na engenharia, é fundamental, o calculista ter total noção da ductilidade de cada material que pretende utilizar para efetuar sua edificação, é fundamental esse conhecimento para o dimensionamento e para a escolher o melhor material que atenda as especificações.
	
Gabarito: Representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura. Em alguns casos, a deformação de um material pode funcionar como indicativo de uma falha iminente, dessa forma, é necessário utilizar materiais com essas características em detrimento a materiais sem ductilidade. Ou, de modo contrário, necessita-se de materiais que não experimente nenhuma deformação durante sua vida em serviço. Em ambos os casos é necessário conhecer essa propriedade dos materiais disponíveis para se fazer a seleção daquele que melhor se encaixe.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202284475)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
		
	 
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas IV está correta.
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	 
	Apenas a II está correta.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202379915)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir da Segunda Guerra Mundial, os polímeros sintéticos revolucionaram o mundo dos materiais, com o surgimento de polímeros que puderam substituir polímeros naturais como a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Com relação aos polímeros, NÂO podemos afirmar:
		
	
	Homopolímero é uma macromolécula derivada de um único tipo de monômero.
	
	Copolímero é uma macromolécula contendo dois ou mais tipos de monômeros em sua estrutura.
	
	Monômero é o composto químico cuja polimerização irá gerar uma cadeia de polímero.
	 
	Crosslink ou ramificações são ligações químicas cruzadas entre cadeias de polímeros.
	 
	Grau de polimerização (DP) é o número de unidades monoméricas presentes na molécula do polímero dividido pela extensão da molécula.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202242050)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As chamadas ligas leves incluem aquelas feitas de metais de baixa massa específica a base de alumínio e magnésio. Qual das afirmações abaixo é a correta?
		
	 
	Ligas de alumínio têm baixa resistência específica em razão da baixa massa específica.
	
	As ligas Al Mg estão entre as chamadas super ligas.
	
	Ligas de magnésio avançadas contém grandes quantidades de cério e outras terras raras.
	 
	O alumínio tem alta condutividade elétrica.
	
	O alunínio e o magnésio são empregados somente em temperaturas elevadas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202249330)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque V ou F:
(   ) O aço hipoeutetoide = aço de baixo carbono;
(   ) O constituinte do eutético é a perlita;
(   ) Ferrita + cementita = perlita.
		
	 
	V; F; V
	 
	F; F; V
	
	V; F; F
	
	V; V; V
	
	F; F; F
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202283032)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Para uma liga de cobre, a tensão de escoamento é de 550 MPa e o módulo de elasticidade é de 110 GPa. a) Qual a carga máxima que pode ser aplicada a um corpo de prova com uma área de seção reta de 10 x 45 mm sem que ocorra deformação plástica? b) Se o comprimento original do corpo de prova é de 250 mm, qual o comprimento máximo para o qual ele pode ser esticado sem que haja deformação plástica?
		
	
Resposta: 0,8MPa/mm;253mm.
	
Gabarito: a) A tensão é definida como força/área aplicada. A tensão máxima aplicada sem que haja deformação plástica é um pouco menor que a tensão de escoamento. Portanto, utilizando a tensão de escoamento e a área do corpo se tem que a carga máxima a ser aplicada é um pouco menor que 67.500N. b) Sendo o módulo de elasticidade igual a tensão/deformação (obedece a lei de Hooke), e a deformação sendo igual a variação do comprimento/comprimento inicial, e utilizando a tensão de escoamento como a máxima possível, têm-se que a deformação máxima é um pouco menor que 251,25 mm. Ou seja, o corpo pode alongar 1,25 mm sem deformar.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202379895)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O cobre-telúrio, assim como o cobre-enxofre e o cobre-selênio (Cu-Se), combinam alta condutividade elétrica com boa usinabilidade. O telúrio, assim como o enxofre e o selênio, forma com o cobre compostos estáveis.
Com relação as características da liga Cu-Te, NÂO podemos citar:
 
		
	 
	- O cobre é um metal de difícil usinagem e a adição de telúrio não altera sobremaneira esta característica.
	 
	A presença destas partículas não provoca aumento acentuado de dureza e nem a diminuição sensível da condutividade elétrica.
	
	O telúrio fica disperso na matriz de cobre como partículas finamente dispersas.
	
	A presença destas partículas facilita a usinagem do cobre, na medida em que as partículas dispersas de telureto de cobre (Cu2Te) na matriz de cobre favorecem a quebra do cavaco durante o corte do metal, reduzindo o atrito entre o cavaco e a ferramenta.
	
	Na construção elétrica, o Cu-Te é usado na fabricação de terminais de transformadores e de interruptores, contatos e conexões
Parte superior do formulário
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301991505)