Buscar

2ªACQF(10) Estruturas Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

01)O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
 ( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
	
	F, V, V, F, V, F, V
	
	V, V, F, V, V, F, F
	
	F, V, V, F, V, V, V
	
	F, V, F, F, V, F, V
	
	V, F, V, F, F, F, V
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
02)Parte inferior do formulário
De acordo com os tipos de aderência que podem ser utilizados para a aplicação de protensão, marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
 ( ) na protensão com aderência posterior, as cordoalhas são aplicadas na peça de concreto dentro de bainhas de aço.
( ) na protensão com aderência posterior, a injeção de calda de cimento acontece antes do tensionamento das cordoalhas.
( ) na protensão não aderente, as cordoalhas são aplicadas diretamente em contato com o concreto para que possam transmitir os esforços para a peça.
( ) na protensão não aderente, as bainhas são plásticas e preenchidas com graxa a fim de proteger a cordoalha e garantir que ela possa se alongar.
( ) na protensão com aderência inicial, os cabos fazem um traçado curvilíneo com concavidade virada para cima sendo o ponto mais baixo no centro do vão.
( ) na protensão com aderência inicial, as cordoalhas são aplicadas sem a utilização de bainhas, elas são tensionadas antes da concretagem e só são desconectadas das ancoragens após o concreto atingir certa resistência.
 Assinale a alternativa correta
	
	F, F, F, V, F, V
	
	V, V, F, V, F, V
	
	F, V, V, F, V, F
	
	V, F, F, V, V, F
	
	V, F, F, V, F, V
	03)De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de protensão SEM ADERÊNCIA:
	
	
	Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas sem bainhas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação total de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	
	
	Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	
	
	Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	
	
	Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	
	
	Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	04)O aço para protensão recebe um nome específico. Ao invés de CA (Concreto Armado) ele recebe o nome de CP (Concreto Protendido) seguido da sua resistência e, então, pela indicação sobre sua relaxação, RN (Relaxação Normal) ou RB (Baixa Relaxação). Um aço do tipo "CP 190 RB" de diâmetro nominal igual a 6 mm, resiste até qual intensidade de força até sua ruptura por tração?
Desprezar quaisquer coeficientes de segurança. Utilizar a tensão nominal resistente do aço.
	
	
	F = 112,52 KN
	
	
	F = 38,12 KN
	
	
	F = 75,75 KN
	
	
	F = 190,00 KN
	
	
	F = 53,72 KN
	05)O concreto protendido é uma tecnologia que exige maior cuidado do engenheiro pois insere novos carregamentos nos elementos estruturais, carregamentos esses que podem vir a ser mais críticos do que aqueles que o são para estruturas convencionais. Qual é esse tipo de carregamento que necessita de atenção especial do Engenheiro para execução e projetos de estruturas protendidas?
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos quase permanente.
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos onde a força de protensão atua sem carregamentos, estado em vazio.
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos devido à sobrecarga de utilização.
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos devido ao recalque das estruturas.
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos que inclui a ação do vento.
	06)Sobre os “10 Mandamentos do Concreto Protendido”, todas as afirmações têm grande importância, ainda assim existe uma verificação que é citada duas vezes. Escolha entre as alternativas a seguir qual é a verificação citada duas vezes por Leonhardt.
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
07)De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de protensão com a descrição correta da execução: 
a)Na protensão sem aderência, a protensão costuma ser realizada em campo, no método as cordoalhas são posicionadas com bainhas nas formas para concretagem, após o endurecimento do concreto, essas cordoalhas são tensionadas e então é injetada a calda de concreto que garante a aderência entre cordoalhas e o elemento de concreto.
b)Na protensão com aderência posterior,a protensão costuma ser realizada em campo, no método as cordoalhas são posicionadas “nuas” nas formas para concretagem, após o endurecimento do concreto, essas cordoalhas são tensionadas.
c)Na protensão com aderência inicial, a protensão costuma ser realizada em pistas de protensão, as cordoalhas são posicionadas nas pistas de protensão, então é realizada a concretagem das peças, após esta concretagem e cura adequada do concreto, é então, inserida a força de protensão.
d)Na protensão com aderência posterior, a protensão costuma ser realizada em campo, no método as cordoalhas são posicionadas com bainhas nas formas para concretagem, após o endurecimento do concreto, essas cordoalhas sãotensionadas e assim se encerra o processo.
e)Na protensão sem aderência, a protensão costuma ser realizada em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a força de protensão só é aplicada após o endurecimento adequado do concreto.
08)De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de pré-tração ou ADERÊNCIA INICIAL. 
a)Geralmente realizado na obra, as cordoalhas devem ser previamente tensionadas e ancoradas em cabeceiras de reação, o concreto é lançado sem contato direto com as cordoalhas, as cordoalhas transmitem a força de protensão quando são liberadas das cabeceiras de reação, esse momento acontece sem o endurecimento do concreto.
b)Geralmente realizado na obra, as cordoalhas devem ser previamente passadas, o concreto é lançado em contato direto com as cordoalhas, as cordoalhas são então tensionadas e a força de protensão acontece após o endurecimento e cura suficiente do concreto.
c)Geralmente realizado em pistas de protensão, as cordoalhas devem ser previamente tensionadas e ancoradas em cabeceiras de reação, o concreto é lançado sem contato direto com as cordoalhas, as cordoalhas transmitem a força de protensão quando são liberadas das cabeceiras de reação, esse momento acontece após o endurecimento e cura suficiente do concreto.
d)Geralmente realizado em pistas de protensão, as cordoalhas devem ser previamente tensionadas e ancoradas em cabeceiras de reação, o concreto é lançado em contato direto com as cordoalhas, as cordoalhas transmitem a força de protensão quando são liberadas das cabeceiras de reação, esse momento acontece após o endurecimento e cura suficiente do concreto. Não corrigido pelo AVA.
e)Geralmente realizado em pistas de protensão, as cordoalhas devem ser previamente passadas, o concreto é lançado em contato direto com as cordoalhas, as cordoalhas são então tensionadas e a força de protensão acontece após o endurecimento e cura suficiente do concreto.
09) Para definição do tipo de protensão que deve ser adotado em determinada obra, são os dados mais relevantes para a tomada de decisão da tecnologia de protensão que deve ser adotada: 
a)Tamanhos dos vãos, altura disponível para as vigas, localização da obra, tipo de agressividade do ambiente em que será realizada a obra, tipo de carregamentos e possibilidade de acesso para protensão.
b)Tamanhos dos vãos da obra, distância de grandes centros, tipos de cimento disponíveis, disponibilidade de graxas no mercado, disponibilidade de mão de obra de carpintaria e possibilidade de acesso para caminhão basculante.
c)Tamanhos dos vãos da obra, distância de grandes centros, tipos de cimento disponíveis, pluviometria local, disponibilidade de mão de obra de carpintaria e possibilidade de acesso para protensão.
d)Distância do mar, tipo de solo, marca de cimento disponível na praça, tipos de carregamentos, formação geológica da região e disponibilidade de mão de obra de carpintaria.
e)Distância do mar, tipo de solo, marca de cimento disponível na praça, tipos de carregamentos, disponibilidade de tijolos cerâmicos e disponibilidade de mão de obra de carpintaria.
10)O método executivo para obras de arte tem ligação direta com o modelo de ponte que será realizado, ponte em viga, pênsil, em arco, pórtico ou estaiada; esses modelos definem quais as possibilidades de execução. Também é crucial para o modelo executivo o tipo de superestrutura que será adotado. De acordo com a descrição da metodologia executiva e com as alternativas que descrevem essa metodologia, marque a alternativa CORRETA. 
a) Uma maneira de realizar a montagem dos tabuleiros de pontes de concreto é o lançamento manual, pela força de trabalhadores, do sistema de suporte, que são os tabuleiros, visto que esse tem dimensões reduzidas e peso leve. 
b) Na execução de pontes pênsil, a última parte da execução é o lançamento dos cabos de sustentação principais, pois esses não devem ser solicitados antes de estarem balanceados ao longo de toda a ponte. 
c) Na execução por aduelas sucessivas, as aduelas são travadas entre si com o traspasse de cordoalhas de aço; as aduelas são posicionadas sobre vigas de concreto que vencem o vão entre aparelhos de apoio. 
d) A execução de ponte empurrada é o modelo executivo que posiciona barcaças com as vigas e os tabuleiros entre os pilares; a partir das cabeças dos pilares, a estrutura é suspensa para a posição onde estará instalada. 
e) O modelo de execução de treliças metálicas é utilizado para lançamento de tabuleiros de pontes com vãos de dimensão média e curta. A treliça metálica serve para suspensão e sustentação dos componentes da superestrutura em construção ou lançamento.

Outros materiais