UNIASSELVI
5 pág.

UNIASSELVI


DisciplinaQuestao Social e Serviço Social249 materiais598 seguidores
Pré-visualização2 páginas
AMBIENTE DE PRODUÇÃO - Servidor conectado: 10.190.0.21
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Questão Social e Serviço Social (SES50)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A cidadania, historicamente, passou a ser caracterizada como conjunto de direitos universais, portanto, sua origem está vinculada ao surgimento da sociedade. Entretanto, se pensarmos na realidade vivida pela maioria da população brasileira, veremos que há uma grande contradição entre o reconhecimento jurídico e a concretização da cidadania, e é nesta contradição que emergem as maiores expressões da questão social, tornando-se um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo profissional de Serviço Social. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A Igreja tem sido a principal força da população da garantia da democracia e conquistas dos direitos sociais, através de diversas obras assistenciais e caritativas que promovem grande parcela de excluídos.
	b)
	Os movimentos sociais, que representam e fortalecem a sociedade civil, tornaram-se peças fundamentais para a área da conquista da cidadania onde, por exemplo, têm sido protagonistas de determinadas mudanças e transformações que resultam em reconhecimento de novos direitos sociais, civis e políticos no Brasil.
	c)
	O Welfare State brasileiro se caracterizou como o principal beneficente da democracia e na garantia da cidadania no Brasil, pois, através das políticas de bem-estar social, é que se efetivou o merecimento de participação político-partidária.
	d)
	Os movimentos sociais de protestos das classes trabalhadoras, bem como da classe empresarial, efetivaram os direitos civis na Carta Magna, a favor do pleno emprego e pleno salário.
	2.
	O Serviço Social enquanto profissão conferiu à ?Questão Social? a necessidade de se conhecer sua gênese, suas manifestações e expressões concretas, bem como tem a preocupação de efetivar estratégias de seu enfrentamento, das quais se destacam a política social e os direitos sociais. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Serviço Social como profissão emerge na sociedade capitalista, contexto em que a questão social se manifesta enquanto expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas pelo capitalismo.
(    ) O Projeto Ético-Político, hegemônico no Serviço Social, identifica, nas expressões da questão social, o objeto ou a matéria-prima dos processos de trabalho do assistente social.
(    ) As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais. 
(    ) Os efeitos do neoliberalismo têm pouca ou quase nenhuma repercussão no Serviço Social enquanto categoria profissional, pois o contexto histórico e econômico da sociedade não interfere no agir do assistente social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - V.
	b)
	F - F - F - V.
	c)
	V - V - V - F.
	d)
	F - V - F - F.
	3.
	O papel do Estado e sua relação com a sociedade foram modificadas nas últimas décadas, resultado das transformações ocorridas no panorama político e econômico que intensificou a necessidade de maior intervenção frente à questão social. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) No Brasil, o grande capital ainda é favorecido em prejuízo da sociedade em geral.
(    ) As políticas públicas, embora sejam ditas de caráter universalista, são fragmentadas.
(    ) As desigualdades devem ser respeitadas, pois, na sociedade atual, os direitos são individuais.
(    ) Com a industrialização, a pobreza e a insegurança desapareceram, pois todos acessam um salário digno. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - F.
	b)
	V - V - F - F.
	c)
	V - F - F - V.
	d)
	F - V - V - F.
	4.
	Os inúmeros e diferenciados aspectos da questão social, que se manifestaram nas sociedades durante os períodos históricos merecem uma atenção especial, visto que o surgimento da profissão sempre esteve permeada pelos meios de desenvolvimento de cada sociedade e modo de produção de seus bens. Assim, fazendo uma retrospectiva desde a antiguidade ao período medieval, ou seja, do sistema feudal e agrário, sobre a questão social e a caracterização da assistência nesse período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- A ?questão social?, a miséria, a doença, a pobreza, e todas as expressões manifestadas eram consideradas como resultado de fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por elas atingidos, castigo, pecado, culpa.
II- Da antiguidade ao período medieval ? sistema feudal, o Estado Absoluto também era chamado de Estado de Bem-Estar, Bem-Estar Social da Igreja.
III- A assistência social inicialmente foi caracterizada como ajuda, apoio, benevolência, amparo, cuidado, doação, caridade, valor cristão.
IV- No período medieval, o cuidado com os pobres era de responsabilidade da Igreja Católica, Confrarias, Grupos Religiosos, Pastorais, Conventos, Damas de Caridade. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	5.
	Estado de Bem-Estar é um sistema de proteção social construído nas últimas décadas do século XIX e início do século XX e que atribuiu, paulatinamente, ao Estado uma função interventiva e regulatória na área do Bem-estar Social. Sobre o Estado de Bem-Estar, chamado de ?Welfare State?, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O tratamento da ?questão social? e o combate à pobreza eram determinados como um processo de redistribuição, tratava-se de garantir, mediante políticas e serviços sociais, o acesso a bens e serviços à população, assim, não se questionavam os fundamentos da ordem e da exploração do trabalho.
(    ) O Estado de Bem-Estar é uma resposta às necessidades de acumulação e legitimação do sistema capitalista, sua prioridade é manter um processo contínuo de acumulação do capital e, ao mesmo tempo, garantir ou criar condições de harmonia social através de políticas de proteção social.
(    ) O ideário do Estado de Bem-Estar Social é proposto pela teoria keynesiana, que tinha como princípio de ação o pleno emprego e a menor desigualdade social entre os cidadãos, tinha a concepção de que os governos são responsáveis pela garantia de um mínimo padrão de vida para todos.
(    ) Durante o feudalismo é que se consolidou o chamado Estado de Bem-Estar Social (Welfare State) e em seguida, o neoliberalismo, tendo como ideário a liberação do comércio e privatizações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	F - F - V - F.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	F - F - V - V.
	6.
	Para o assistente social, a Carta Magna é a base de referência para a sustentação da garantia dos direitos sociais à população. Conforme a Constituição Federal de 88, ela representa um marco nacional no que diz respeito ao cumprimento dos direitos sociais na área da saúde, assistência social e previdência social. Nesse sentido, referente aos direitos relativos à seguridade social, com base nos seus objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Universalidade da cobertura e do atendimento.                
(    ) Universalidade integral no valor dos benefícios e serviços.
(    ) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios