Buscar

AV2 est. his

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 38161)
	6a sem.: cubismo
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Na segunda fase do cubismo, a fase analítica, os pintores introduziram substancias estranhas em seus quadros em busca de materialidade. Picasso foi o descobridor da colagem e Braque também se valeu da introdução de novos materiais em seus quadros e sua técnica foi denominada papier collé, forma particular de colagem diferente daquela utilizada por Picasso. Os papier collé foram explicados como experimentos de escultura em papel e podiam ser considerados como a mais obvia ilustração da obsessão dos cubistas denominada Tableau-object ou quadro objeto, ou seja o papier colle ilustra o conceito de pintura como um objeto ou entidade construída e dotada de vida própria não imitando o mundo externo mas recriando-o de modo distinto e independente. Porque os papier collé foram explicados como experimentos de escultura em papel ?
		
	
Resposta: Para que fosse mostrado a todos que existiam diversas formas de mostrar a arte, não só em pinturas.
	
Gabarito: Pois eles tinham o objetivo de encontrar um meio de obter uma sensação de relevo sem recorrer às formas tradicionais de ilusionismo pictórico. Assim um pedaço de papel recortado na forma de guitarra, fixado a sua base em um pedaço de papel de parede e inclinado para fora , destacar-se-á deste e evitará o uso de uma sombra pintada. A ideia original implícita nos papier collé e nas construções me papel era o resultado logico da rejeição inicial da perspectiva ilusionista . 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 38171)
	9a sem.: Futurismo
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	De certa forma o movimento futurista foi o movimento mais radical dos movimentos da arte moderna, rejeitando todas as tradições e os valores e as instituições consagradas pelo tempo. O que o Futurismo oferecia ao mundo? 
		
	
Resposta: Novos conceitos de arte, pinturas e ilustrações.
	
Gabarito: O movimento futurista antepunha a ideia ao estilo, desafiando assim não só os valores artísticos tradicionais mas também as ambições estéticas da arte de vanguarda mais radical. As artes futuristas provaram a possibilidade de usar a arte como meio de captar aspectos tanto não visuais quanto visuais de um meio ambiente reconhecido como dinâmico e não estático. Ao associar as cores brilhantes as formas fragmentadas do cubismo eles também encorajaram os cubistas menores a se aproximar da cor e foram os precursores da Arte Op da década de 60 
	
	
	 3a Questão (Cód.: 29418)
	1a sem.: Minimalismo
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Quando Malevich em 1913, colocou um quadrado negro sobre um fundo branco, ele afirmou que ¿a arte não se preocupa mais em servir ao Estado ou à religião; ela não deseja mais ilustrar a história dos costumes, não quer ter mais nada a ver com o objeto como tal, e acredita que pode existir em si mesma e para si mesma, sem as coisas¿. Com isso, ele lançou os alicerces para uma arte secular, desligada de propósitos utilitários e afastada da função ideológica de representação. Trata-se de:
		
	
	Arte conceitual;
	
	Suprematismo;
	
	Pop Arte;
	
	Minimalismo;
	
	Construtivismo;
	
	
	 4a Questão (Cód.: 178047)
	8a sem.: Por Art
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Por Art é uma abreviação do termo inglês "popular art" ( arte popular) . Não significa arte feita pelo povo, mas produzida para o consumo da massa. Surgiu na Inglaterra nos anos de 1950 e, posteriormente, chegou à América. Um dos maiores representantes da Pop Art nos EUA foi:
		
	
	Richard Hamilton.
	
	Laurence Alloway.
	
	Peter Smithson
	
	Andy Warhol. 
	
	Reyner Banham.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 18664)
	9a sem.: Histora da arte
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A segunda metade do século XX é marcada pelos avanços dos mass media e pela influência constante da Indústria Cultural. Assinale a opção que apresenta um dos movimentos que mais foi influenciado e retrata isso é: 
		
	
	O Pop Art.
	
	Nenhum. Não á relação alguma entre a arte com industrial cultural e mass media.
	
	O expressionismo abstrato. 
	
	O minimalismo.
	
	O Dadaísmo.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 174438)
	2a sem.: Renascimento.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Renascimento, observado a partir do século XV, foi um movimento cultural que apresentou características próprias. Foi marcado pelo racionalismo e valorização da natureza. Assinalar a única opção correta que apresenta características do Renascimento :
		
	
	Teocentrismo, valorização das culturas orientais, nenhuma prewocupação com as idéias estéticas.
	
	Teocentrismo, valorização da cultura mesopotâmica , preocupação com a interferência da Igreja Católica na produção artística.
	
	Geocentrismo, valorização das culturas africanas e latino-americanas , Teocentrismo.
	
	Heliocentrismo, valorização da cultura medieval, valorização de temas religiosos.
	
	Antropocentrismo, valorização da Ciência e da razão ,valorização da cultura greco-romana.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 67833)
	7a sem.: Toulouse-Lautrec
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Desde cedo o talento de Toulouse-Lautrec firmou-se como independente e original. Ele não se enquadrou a nenhuma escola estética do final do século XIX. Quanto as temáticas seus quadros afastam-se da natureza e voltam-se para qual tema ? 
		
	
	Todas as respostas estão corretas. 
	
	Nenhuma das anteriores está correta.
	
	O artista volta-se para interiores onde faz a representação de religiosos, santos e freqüentadores de igrejas e mosteiros. 
	
	O artista volta-se para interiores onde faz a representação de artistas de circo, dançarinas, frequentadores dos bares e dos cabarés. 
	
	O artista volta-se para interiores onde faz a representação de donas de casa e crianças reproduzindo elementos dos ambientes domésticos. 
	
	
	 8a Questão (Cód.: 23617)
	9a sem.: Aula 6-9
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	André Breton lançou o manifesto surrealista em 1924, defendendo a liberdade de expressão e de pensamento sem qualquer controle de ordem estética. Assinale a opção que apresenta as intenções do manifesto:
		
	
	Desenvolver a idéia de divulgação de parâmetros estéticos novos e assim abrir o caminho para a arte abstrata pura, defendida pelo movimento surrealista.
	
	Valorizar a expressão individual por meio de pinceladas, gestos, deformações de imagens, pinceladas fortes e "grosseiras" e do uso de cores contrastantes.
	
	Marcar uma posição contrária a arte acadêmica dominante e mostrar as novas possibilidades de representação explicadas pelo manifesto, a partir da pesquisa de Cézanne.
	
	Repudiar as crescentes manifestações do nazi-socialismo que cresciam na Alemanha, onde o manifesto foi lançado como proposta alternativa ao impressionismo dominante.
	
	Subverter a realidade apresentada pela lógica, moral e estética vigente nas primeiras décadas do século XX almejando alcançar uma realidade superior. 
	
	
	 9a Questão (Cód.: 26795)
	8a sem.: Aula 8-8
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Todos os artistas, posteriomente, rotulados de expressionistas abstratos partilhavam a necessidade de se expressarem pelo ato imediato e espontâneo de pintar. Uma definição do Expressionismo Abstrato seria de um movimento de pintura norte-americana afirmado no final da década de 1940, em Nova York influenciado: 
		
	
	por oposição às idéias desenvolvidas pela arte construtivista russa que combatia e divergia.
	
	pela arte futurista que somente pode se desenvolver segundo seus princípios, nos EUA após a Guerra.
	
	pela própria arte acadêmica norte-americana que se desenvolveu evitando influências externas.
	
	pelo desenvolvimento da capacidade de expressão individual, apresentada pelo ready-made de Marcel Duchamp.
	
	pelos primeiros desenvolvimentos da arte européia do século XX, como o Cubismo e o Surrealismo.10a Questão (Cód.: 25657)
	2a sem.: Arte Barroca
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Considerando a arte barroca e suas relações mantidas com a arte renascentista, podemos afirmar que:
		
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas mas não no sentido da dramaticidade, intensidade e racional, de maneira completamente diferente das formas estáveis, da composição equilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, menos racionais e mais emocionais que os barrocos.
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e racional, de maneira completamente diferente das formas instáveis, da composição desequilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, menos racionais e mais emocionais que os barrocos.
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e emoção, de maneira completamente diferente das formas estáveis, da composição equilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, mais racionais e menos emocionais que os barrocos.
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e emoção, de maneira similara as formas estáveis, da composição equilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, mais racionais e menos emocionais que os barrocos.
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e emoção, de maneira similar a das formas instáveis, da composição desequilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, mais racionais e menos emocionais que os barrocos.

Outros materiais