Buscar

AV2 ÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	
	
	AV2  ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM DESIGN
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	 1a Questão (Cód.: 154148)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O papel do Desing na sociedade moderna tem sido cada vez mais analisado sob o ponto de vista da ética, tendo em vista a alta competitividade e concorrência no mercado de consumo. O que seria então a ética da convicção e a ética da responsabilidade segundo Dahrendof?
		
	
Resposta: A ética no design é algo muito importante a ser adotado. Ter noção do que está sendo criado, ter a responsabilidadesão cuidade que devemos ter para não criar futuros problemas. A ética da convicção é aquilo que você tem como certo, devido a sua moral e a da responsabilidade é o que é imposto a nós, aquilo que todos devem ter como certo ou errado, uma ideia em comum a todos.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 154159)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Nas últimas duas décadas houve o surgimento de um interesse maior nas novas possibilidades técnico-formais, propiciadas pela tecnologia, em detrimento de conceitos e ideais a serem comunicados e que constroem o sentido em design. De modo geral, com algumas exceções, as preocupações políticas e ideológicas passaram longe do âmbito do design gráfico. O que é ser um Designer atualmente?
		
	
Resposta: Atualmente o designer deve saber percorrer as diversas áreas nele contidas. Design editorial, 3D, web e entre tantos outros segmentos, devemos ter conhecimento, mesmo que básico. E além do conhecimento dos softwares de criação, o mais importante é a pesquisa/estudo a ser realizado antes de qualquer projeto, dar conceito ao que será realizado, produção de roughs, entre outros. Tudo isso é muito importante antes de chegar as ferramentas de criação. Um projeto de sucesso exige uma conceituação. Após saber de processo seguido pelo designer é que podemos dar valor ao nosso trabalho, que muitas vezes é colocado como fácil ou que "qualquer um pode nos subtituir sabendo utilizar a ferramenta". Ser designer é muito além do que só utilizar softwares. E ainda existe a batalha da regulamentação da profissão, o reconhecimento pela população.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 111383)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque dentre as alternativas abaixo, a alternativa correta que melhor explica a diferença entre cultura/arte erudita e cultura/arte popular no que se refere ao modo de compreensão da realidade:
		
	
	na arte popular é mais simples e menos complexa que a erudita, que é mais sofisticada, mais exigente e mais elaborada quanto a forma e conteúdo;
	 
	na arte popular a obra é imanente ao seu mundo ou ao mundo dado, exprimindo-o diretamente tal como é; na arte erudita, a obra busca transcender o mundo, distanciar-se dele para melhor compreendê-lo, recriá-lo, dar-lhe novos sentidos;
	
	na arte popular, como as criações costumam ser coletivas, artista e público tendem a não se distinguir; na erudita, é clara a distinção entre o artista , que é sempre um indivíduo criador, e o público, que é um coletivo de consumidores.
	
	na popular tende a ser tradicionalista e repetitiva, enquanto a erudita tende a ser de vanguarda e voltada para o futuro.
	 
	na arte popular é espontânea e direta; a arte erudita requer um intermediário, a figura do crítico de arte , para ser compreendida.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 111385)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A discrepância entre o que se entende por artista e por obra de arte tem duas razões : as pessoas tem muito pouco acesso a obra de arte, em parte porque poucos dispõem recursos financeiros para fruí-la ou porque poucos compreendem arte e que seria uma iniciação trabalhosa tal entendimento. Por isso, Chauí cita que quando uma pessoa está dando exemplo de quem é um artista ela está sob a ótica da chamada cultura de massa ou cultura do espetáculo e ao explicar o que entende por obra de arte, está exprimindo o ponto de vista da cultura erudita ou cultura de elite. Sendo assim, ao definir a cultura como lazer e entretenimento, diversão e distração, a indústria cultural ¿vende¿ cultura de modo mais fácil para o ¿espectador médio¿, ¿ouvinte médio¿ e ¿leitor médio¿. Marque a alternativa correta que melhor retrata por que isso acontece:
		
	
	atrai mais consumidores para os produtos das empresas que patrocinam os eventos da indústria cultural.
	
	através da reprodução e da repetição a indústria cultural democratiza as artes.
	
	a indústria cultural, no modo de produção capitalista é de consumo exclusivo das massas.
	
	consumir produtos culturais ¿médios¿ é uma maneira da massa adquirir cultura das artes e do conhecimento e desvendar a realidade.
	 
	tudo nas obras de arte e do pensamento significa trabalho de sensibilidade, da imaginação, da inteligência, da reflexão e da crítica e isso não ¿vende¿. A cultura de massa é para o consumidor ¿medíocre¿;
	
	
	 5a Questão (Cód.: 126564)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para ter sustentabilidade um projeto ou atividade tem quer ser viável, justo e ecologicamente correto. Isso equivale dizer dos princípios dos três pilares da sustentabilidade (tree bottle line), que são:
		
	
	Político, cultural e ecológico.
	
	Cultural, social e ambiental.
	 
	Econômico, social e ambiental.
	
	Político, justo e ecológico.
	 
	Econômico, político e ecológico.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 126554)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação à tipologia do público interveniente (stakeholders) de uma empresa, os indivíduos que podem frear ou favorecer a ação da organização empresa é:
		
	 
	Público de comportamento ¿ funcionários e clientes.
	
	Os formadores de opinião em geral.
	
	Público de consulta ¿ acionistas e sindicatos.
	 
	Público de decisão ¿ entidades governamentais, agências reguladoras.
	
	Público de opinião ¿ líderes comunitários, colunistas, comentaristas, docentes e especialistas.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 126592)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	¿Quando criamos objetos de uso (materiais e imateriais) estamos lançando obstáculos no caminho dos demais indivíduos¿. A partir dessa crítica, o que deve fazer parte dos pensamentos sobre a ética dentro do design? Marque a alternativa correta dentre os itens abaixo:
		
	
	Ideias de independência no exercício da profissão.
	
	A finalidade ética é buscar uma vida melhor para o ser humano.
	 
	A busca de soluções criativas, motivadas não por modismos, mas por critérios.
	
	Os valores de extrema importância nas atuais crises decorrentes do mundo globalizado.
	 
	Considerações sobre criação e responsabilidade, pois quanto mais irresponsável a criação, mais estorvo para meus sucessores.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 126558)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale abaixo qual alternativa cuja descrição indica uma característica de um novo ethos empresarial : Responsabilidade pelo futuro. Marque a alternativa correta abaixo sobre o tema:
		
	 
	Gestão a longo prazo. Reconciliação de benefício e tempo.
	
	Dinheiro e poder.
	
	A inovação tecnológica e eficiência são fatores geradores de responsabilidade social.
	
	Confiança se cria com o entorno afetivo.
	
	Personalização e cultura da comunicação geram confiança.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 126570)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Conferência Rio + 20 (Rio de Janeiro, Junho de 2012) busca assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável. Um dos temas em foco é o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. O outro tema é:
		
	 
	Uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
	 
	Proteção e restauração da integridade dos sistemas ecológicosda Terra.
	
	Uso de fontes de energias limpas, proteção de florestas e áreas verdes.
	
	A ciência para o desenvolvimento sustentável.
	
	Democracia, não-violência e paz.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 111337)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao analisar Parmênides e Heráclito, nota-se que:
		
	
	Para entender a filosofia de Heráclito, podemos ver uma esfera, um grande átomo representando o ser e Parmênides coloca essa esfera girando, em movimento.
	 
	As proposições de Parmênides dizem respeito à imutabilidade do ser, sua unicidade, enquanto Heráclito dá mais flexibilidade ao sistema incluindo a noção de mudança e movimento.
	
	Parmênides coloca uma esfera girando, em movimento, no qual o ser é único e imutável e está em movimento constante;
	
	Com base em Heráclito há uma esfera, grande átomo representando o ser;
	 
	As proposições de Heráclito são relacionadas a imutabilidade do ser, sua unicidade, enquanto Parmênides dá mais flexibilidade ao sistema incluindo a noção de mudança e movimento;
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais