Buscar

AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO ESCOLAR

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0360_AV_201307142001 » PLANEJAMENTO ESCOLAR
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 12/06/2015 19:13:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201307263278)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O planejamento educacional exige que se considerem alguns fatores, tais como: o legal (determinado pela LDB), o local (a realidade - a comunidade) e, principalmente, o humano (o corpo administrativo, o corpo docente e o corpo discente) e suas experiências de vida como agentes sociais. Logo, educadores e educandos são seres concretos e reais e não seres idealizados. Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Tendo por base o fragmento acima, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a prática educacional institucionalizada na atualidade:
		
	
	É uma prática científica, social e política.
	
	É uma prática que deve ser organizada de forma lógica, precisa e rigorosa.
	 
	É uma prática neutra, espontânea e individualizada, pois depende exclusivamente das escolhas pessoais do professor.
	
	É uma prática intencional, pois tem finalidades a serem atingidas.
	
	É uma prática que enfrenta, em seu cotidiano, os conflitos e as contradições existentes na sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307401841)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Rio, 2001) Um dos princípios norteadores do projeto político pedagógico é a gestão democrática da escola. Para que essa gestão se torne viável, faz se necessário:
		
	
	definir, no coletivo, normas que assegurem o comprometimento de todos com a instituição;
	 
	resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na discussão coletiva;
	
	delegar as funções dos especialistas ( administrador, supervisor , orientador, inspetor) a todos os professores
	
	incluir no currículo temas relativos ao respeito às diferenças culturais, raciais, sexuais e econômicas
	
	reestruturar o organograma da escola para garantir formas democráticas em sua organização;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307407539)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Duarte (1996, p.36) ¿(...) é importante ficar claro, que mesmo na sociedade capitalista existem possibilidades que precisam ser exploradas, de realização de um trabalho educativo no qual o educador se relacione conscientemente (...) com seu trabalho¿ Desta forma podemos afirmar que:
 
 
 
 
		
	
	Os compromissos políticos estão no âmbito da gestão escolar.
	
	Que o planejamento é uma panaceia que vai resolver todas as situações que envolvem as dificuldades de aprendizagem.
	 
	Nós, professores, temos que construir uma prática pedagógica autoconsciente, articulada com projetos educacionais e sociais críticos.
	
	Que o planejamento tem contribuído para a exacerbação da dicotomia entre teoria e prática.
	
	Que o planejamento é a solução para a falta de produtividade da educação escolar.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307276634)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho coletivo é muito importante na construção do Projeto Pedagógico, é principalmente que contemple todos segmentos da escola. Par tanto é fundamental que não percam de vista a necessidade de identificação dos responsáveis por determinadas ações assumidas no coletivo. Neste sentido os pensadores modernos defendem que:
		
	
	a direção envie uma carta aos pais solicitando que eles cobrem diretamente dos professores, funcionários e do pessoal administrativo o cumprimento das suas tarefas.
	
	a SEE fique alerta ao que acontece nas escolas para garantir que as ações sejam definidas e encaminhadas, conforme a determinação da SEE.
	
	os gestores da unidade de ensino determinem se as ações definidas como prioridades pelos segmentos são realmente viáveis e garantir seu encaminhamento através de sua autoridade.
	
	professores regentes, funcionários, pessoal administrativo, os alunos e suas famílias devem assinar um documento se comprometendo a cumprir suas responsabilidades e ações.
	 
	todos os envolvidos devem discutir e avaliar periodicamente como as ações estão sendo encaminhadas e, se necessário, retomá-las, corrigindo o seu fluxo e verificando sua viabilidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307422812)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENADE 2003) Insatisfeito com a condução do projeto pedagógico de uma escola, um grupo de pais de alunos pleiteou mais espaço para discussões acerca das práticas adotadas, sem, no entanto, encontrar receptividade por parte da direção. Considerando-se um modelo de gestão democrática, a atitude da direção foi:
		
	
	adequada, pois a co-responsabilidade dos pais se refere a acompanhar o desempenho acadêmico dos filhos.
	
	inadequada, pois os pais devem encaminhar suas reclamações aos órgãos governamentais competentes.
	
	adequada, pois não se pode pôr em dúvida o espaço específico e autônomo dos profissionais da escola.
	
	inadequada, pois o multiculturalismo confere aos pais o direito de questionar a dignidade profissional dos professores.
	 
	inadequada, pois não corresponde às práticas de coresponsabilização e de articulação escola/comunidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307279480)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais etapas organizadas são necessárias à construção do planejamento escolar?
		
	 
	Elaboração, execução e avaliação
	
	Metas, objetivos e propostas
	
	Execução , elaboração e avaliação
	
	Execução , diagnostico e avaliação
	
	Planos, programas e planejamentos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307272231)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde o tempo da Escola chamada Normal, em que era realizada a formação dos professores, muita ênfase é dada ao planejamento educacional. A princípio, o planejamento apresentava uma característica mecanicista, em que preencher vários formulários era mais importante que pensar propriamente na atividade educativa. Em relação ao planejamento de ensino numa perspectiva de educação da contemporaneidade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	a atividade de planejar é inútil porque a realidade é dinâmica.
	
	o planejamento perde sua razão de ser dada à impossibilidade de transformação da realidade.
	 
	planejar é muito mais do que preencher formulários, porque o conhecimento da realidade exige do professor uma relação interativa de ação-reflexão-ação.
	
	a elaboração de um bom plano assegura uma boa prática pedagógica.
	
	O planejamento é uma ação exclusiva do supervisor educacional que controlará toda a produção acadêmica bem como as atribuições dos participantes do processo educativo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307776595)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na elaboração do PPP, ao procurarmos responder o que queremos alcançar, precisamos nos remeter aos nossos posicionamentos tanto políticos como pedagógicos, isto significa dizer que nesta etapa:
		
	
	A definição político-partidária e educacional é importante.
	
	Temos que estabelecer relação com a sociedade local e também com os órgãos de educação.
	
	Precisamos definir o papel político da escola.
	 
	Precisamos definir a nossa visão ideal de sociedade e de educação.
	
	Temos que amadurecer os princípios para depois definirmos as políticas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307269477)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o fragmento do livro "Autonomia da Escola: princípios e propostas"
"Planejar a educação é ação de extrema relevância para melhor organização do trabalho na escola, cuja existência só pode ser legitimada pela consecução, com eficiência, eficácia e qualidade, dos fins para os quais foi criada e é mantida pela sociedade. Observe-se que não é possível dissociar a idéia de planejamento educacional e escolar da necessidadede se desenvolver, através de discussões e deliberações coletivas, um projeto político-pedagógico da unidade escolar". (Romão e Padilha: 2001, p. 81)
Considerando o planejamento de sistemas educativos como políticas educacionais que refletirão na vida dos alunos, apresente 3 argumentos sobre a importância de se pensar sobre os fins da educação ao realizar o projeto político pedagógico de uma escola.
		
	
Resposta: A educação tem por objetivo construir pontes e fornecer ferramentas para a que realidade atual seja modificada, através da construção coletiva da nossa visão ideal de sociedade e de educação, para que possamos contribuir para a formação de um cidadão crítico e autônomo que saiba se colocar diante das diversas situações em que há necessidade de debate/ diálogo. Além de oportunizar vivências e troca de experiências através da valorização do indíviduo e dos diversos saberes e culturas que habitam o meio escolar. Bem como oraganizar a prática educativa, através dos temas que envolvem desde a elaboração, exeucção e avaliação.
	
Gabarito: Existem diferenças entre o planejamento estratégico que se baseia em ações que levem à eficiência e eficácia do trabalho realizado na escola e o planejamento participativo onde se faz uma reflexão conjunta das condições existentes na escola para estabelecer os sues objetivos. O planejamento participativo deve ser valorizado pois nele as decisões representam a vontade do coletivo e não a vontade ou a visão de um grupo ligado à direção da escola. O projeto deve partir da elaboração de seus pressupostos e finalidade diante das indagações sobre o tipo de aluno necessário à melhoria da sociedade, dos valores tão necessários à vida na comunidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307357406)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O professor Vasconcellos aponta em seu livro Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico as três dimensões essenciais do processo de elaboração do Plano de Ensino-Aprendizagem: análise da realidade, projeção de finalidades, formas de mediação. Um professor decidiu iniciar o seu plano pela dimensão Projeção de Finalidades. Apresente um argumento para defender a escolha do professor.
		
	
Resposta: Ambas as dimensões devem ser utilizadas sem que haja a necessidade de utilizá-las por etapa sequencial, pois não há necessidade de serem sucessivas, podendo interligá-las durante o processo. Sendo assim ele pode iniciar seu plano por essa etapa , desde que não exclua as demais.
	
Gabarito: 1-A dimensão relativa à projeção de finalidades é um passo muito importante porque permite conscientizar a todos envolvidos na ação educativa dos objetivos e finalidades da escola. 2-O fato de estar no espaço escolar não é garantia que se saiba com clareza qual é a função social da escola e que se conheça o Regimento Escolar. 3-A necessidade atual de estar em múltiplos lugares e diversas situações provoca uma alienação de professores e alunos. Este é um determinante que impede uma atuação mais consciente, mas centrada em definir o rumo, o caminho para a transformação da escola.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes