Buscar

Avaliação fundamento do direito empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
	
	 1a Questão (Ref.: 201308711077)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É uma característica predominante do Direito Objetivo:
		
	 
	Universalidade;
	
	Informalidade;
	
	Singularidade;
	
	Subjetividade;
	
	Especificidade;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308146573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Teoria da Empresa instituiu no nosso ordenamento jurídico dois tipos de sociedades: a sociedade simples e a sociedade empresária. Estas duas espécies para serem consideradas regulares precisam de registro. Assinale a assertiva correta indicativa dos órgãos onde deverão registrar seus atos constitutivos:
		
	 
	Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro Público de Empresas mercantis.
	
	Registro Público de Empresas Mercantis e Registro de Propriedade Industrial.
	
	Junta Comercial e Instituto Nacional de Marcas e Patentes.
	
	Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro da Propriedade Industrial.
	
	Registro de Notas e Registro de Interdições e Tutelas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308330143)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Joaquim dos Santos e Torquato Araújo pretendem constituir uma sociedade limitada cujo objeto será atuar no mercado de varejo de roupas masculinas. Joaquim concorrerácom 80% do capital e, Torquato, com os restantes 20%. A parte de Joaquim será integralizada com a transferência de um estabelecimento que ele explora como empresário individual, no mesmo ramo de atividade da sociedade a se constituir.No que se refere ao capital da sociedade a ser constituída por Joaquim e Torquato, bem como a sua divisão em quotas, assinale a opção correta.
		
	
	O capital da limitada não se orienta pelo princípio da intangibilidade.
	 
	O capital poderá ser dividido em duas quotas de valores desiguais.
	
	O contrato social poderá admitir que Torquato realize suas quotas com prestação de serviços.
	
	Caso um dos sócios se torne remisso, ao outro caberá, apenas, cobrar em juízo o valor faltante para a integralização da participação inadimplida.
	
	O capital social da limitada poderá ser formado por moeda estrangeira.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308656360)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro acerca do contrato social. Assinale a alternativa correta:
		
	
	o contrato social é regido tão somente por elementos específicos deste contrato como o agente, objeto capaz e forma prescrita ou não defesa em lei.
	
	o contrato social é o ato constitutivo de uma sociedade, devendo ser realizado apenas por escritura pública.
	
	o contrato social não necessita ser registrado no Registro Público de Empresa Mercantil ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas para que a sociedade adquira personalidade jurídica.
	 
	o contrato social deve observar os requisitos específicos como a pluralidade de agentes, affectio societatis, capital social e participação nos resultados.
	
	o contrato social de uma sociedade empresária não necessita conter elementos comuns a todo e qualquer contrato social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308711916)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As Sociedades em Comanditas Simples tem duas categorias de sócios os comanditados e os comanditários. Sendo que os comanditários sua participar na sociedade é de:
		
	
	Um mero prestador de trabalho, além de não poder ser administrador da sociedade.
	 
	Um mero prestador de Capital, além de ser responsável pela administração da sociedade.
	
	Um mero prestador de trabalho, além de ser responsável pela administração da sociedade.
	
	Um mero prestador de Capital e trabalho, além de ser responsável pela administração da sociedade.
	 
	Um mero prestador de Capital e não participa da administração da sociedade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308320492)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando que os contratos empresariais especificamente formam a relação jurídica dos empresários entre si, haja vista as demais relações apresentarem dispositivos legais próprios como as normas de consumidor, trabalhistas e tributárias. Sendo assim algumas características são comuns a todos os contratos, podendo mencionar para realização do contrato, vigor no mínimo:
		
	
	no mínimo sete pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer.
	
	no mínimo cinco pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer.
	 
	no mínimo duas pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer.
	 
	no mínimo três pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer.
	
	no mínimo quatro pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308719752)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa que NÃO apresenta um elemento do estabelecimento empresarial:
		
	
	Marcas dos Produtos;
	 
	Contrato Empresarial;
	
	Nome Empresarial;
	
	Ponto e Locação Empresarial;
	 
	Bens Incorpóreos;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308326833)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	João, um dentista quer montar um consultório no principal edifico do centro de sua cidade para o exercício de sua profissão, com o intuito de obter o seu provento para garantir o seu sustento e de sua família. Para tanto, o mesmo equipou tal consultório com cadeiras especializadas para o tratamento dentário, aparelhos sofisticados e modernos para o desenvolvimento de suas atividades profissionais e demais equipamentos médicos. Diante da situação apresentada, indaga-se: João será considerado como um empresário à luz do Código Civil? Justifique.
		
	
Resposta: Sim, pois a atividade realizada por Jõao tem fins lucrativos e registro Civil.
	
Gabarito: Não, pois a atividade desenvolvida por João é considerada como científica, desta forma, à luz do parágrafo único do art. 966 do Código Civil não será considerado como empresário, pois no exercício da profissão científica não constituiu elemento de empresa. Assim dispõe o supracitado dispositivo legal: "Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual de natureza científica, artística ou literária, ainda com concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa"
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Não, tendo em vista que João desenvolve atividade intelectual. E, de acordo com o art. 966, parágrafo único do Código Civil, não se considera empresário, aquele que exerce atividade intelectual.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308654308)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim os Títulos de Crédito são classificados. Assim os Títulos de Crédito são classificados, quanto à circulação como:
		
	
	Ao portador: títulos em que o emitente não identifica seu beneficiário. Estão praticamente abolidos desde o início dos anos 90. Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitentesacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória.
	 
	Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Ordem de Pagamento: título em que há três relações jurídicas: a do sacador que dá a ordem; a do sacado destinatário da ordem; e a do tomador beneficiário da ordem. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Livres: não existe um padrão definidos para sua confecção, podendo ser emitidos de forma livre, observados os requisitos da lei. Exemplos: nota promissória e letra de câmbio. Vinculados: a lei atribuiu um padrão específico, não permitindo sua livre confecção. Exemplos: cheque e duplicata.
	 
	Ao portador: títulos em que o emitente não identifica seu beneficiário. Estão praticamente abolidos desde o início dos anos 90. Nominativos: títulos em que o emitente identifica o beneficiário, registrando-o em livro próprio. Exemplo: ações nominativas das S/A. À ordem: títulos passíveis de endosso, em branco (lança-se a assinatura sem indicar a favor de quem se endossa) ou em preto (endosso com indicação do nome do beneficiário).
	
	Não causais: títulos cuja criação independe de uma origem específica. Exemplos: nota promissória e cheque. Causais: necessitam de uma origem para sua criação. Exemplo: duplicata mercantil.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308169696)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que caracteriza um Título à Ordem?
		
	
Resposta: O endosso e a portabilidade a outros.
	
Gabarito: Traz expresso o nome do beneficiário do crédito, mas permite-se que esse transfira o título para outra pessoa, o que é chamado de endosso.

Continue navegando