Buscar

Gestaão C. ORGAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0466_AV_201401280706 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401280706 - INGRAS DE OLIVEIRA CARNEIRO
	Professor:
	ELIANA SGARBI DE CARVALHO
	Turma: 9011/AK
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/06/2015 18:15:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201401922107)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A realização da pesquisa de clima organizacional representa uma importante ferramenta de gestão para as empresas. Entretanto, é preciso gerenciar esse processo com cuidado, conhecimento e competência. Para Ricardo Luz, citado por Marília Cammarosano em "Gestão do Clima" (livro Proprietário adotado na disciplina com o mesmo nome), há onze etapas que devem ser seguidas para a realização dessa pesquisa.
Analise as sequências de etapas apresentadas abaixo e assinale aquela cuja ordem, ainda que parcial das etapas, é a recomendada para a realização de uma pesquisa de clima:
		
	
	Obtenção da aprovação e do apoio da direção; Planejamento da pesquisa; Definição das variáveis organizacionais que serão pesquisadas; Definição de planos de ação; Montagem e validação do instrumento de pesquisa.
	
	Obtenção da aprovação e do apoio da direção; Planejamento da pesquisa; Aplicação e coleta da pesquisa; Tabulação da pesquisa; Emissão de relatórios: Divulgação dos resultados da pesquisa; Definição de planos de ação.
	
	Obtenção da aprovação e do apoio da direção; Planejamento da pesquisa; Montagem e validação do instrumento de pesquisa; Parametrização; Divulgação da pesquisa. Definição de planos de ação.
	 
	Obtenção da aprovação e do apoio da direção; Planejamento da pesquisa; Definição das variáveis organizacionais que serão pesquisadas; Montagem e validação do instrumento de pesquisa; Parametrização; Divulgação da pesquisa.
	
	Planejamento da pesquisa; Aplicação e coleta da pesquisa; Tabulação da pesquisa; Emissão de relatórios: Divulgação dos resultados da pesquisa; Definição de planos de ação; Obtenção da aprovação e do apoio da direção.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401972706)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O levantamento de informações e a identificação de opiniões, conduzidos com o público interno, com o objetivo de fazer um diagnóstico do ambiente de trabalho denomina-se
		
	
	Pesquisa de mercado.
	
	Auditoria de imagem corporativa.
	
	Auditoria de mercado.
	 
	Pesquisa de clima organizacional.
	
	Pesquisa etnográfica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401352111)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas empresas, em que há a valorização das pessoas e os presidentes dão importância aos recursos humanos, utiliza-se a estratégia do café da manhã do qual participam o presidente e alguns empregados, aleatoriamente, escolhidos. Por que essa estratégia é utilizada:
		
	
	Ajuda a tornar o presidente a adotar um processo de demissão voluntária.
	
	Ajuda a tornar o presidente uma figura simpática e popular.
	
	Ajuda ao RH a ter maior e melhor controle sobre a opinião dos empregados.
	 
	Ajuda o executivo principal a entender o que se passa no "chão da fábrica".
	
	Ajuda ao presidente a saber quem é um bom empregado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401352032)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A área de RH da empresa de tecnologia New Tech efetou um levantamento junto ao corpo jurídico e constatou que a empresa ao longo dos anos vem acumulando um acentuado número de ações reclamatórias trabalhistas. Foi realizada uma reunião para buscar a razão desse acentuado número e chegaram à seguinte conclusão:
		
	 
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manisfestação que o clima organizacional não anda muito bom.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que o corpo gerencial tem uma excelente atuação.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que as pessoas estão satisfeitas com a política salarial.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação da oferta de trabalho na região.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que a empresa tem uma grande sensibilidade no que tange a política salarial.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401352170)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O índice de satisfação global demonstra ser contingencial. O que é isso? Ele varia de acordo com certas circunstâncias ou contingências. Para esclarecer essa característica, comparemos uma empresa (A) que trabalha com produtos altamente sofisticados, ambientes climatizados e oferece ampla gama de benefícios aos seus funcionários, com outra empresa (B), cujo trabalho é rude por natureza, o nível de instrução dos funcionários é mais reduzido e o conjunto de benefícios que estes recebem é restrito. Então, seria de se supor que a empresa A alcançaria índice de satisfação muito bom, enquanto que na empresa B tal índice seria regular ou péssimo. Entretanto, na prática, não se tem essa garantia. E até pode ocorrer o inverso. Por que? Porque existem inúmeras variáveis que contribuem no nível de satisfação das pessoas. Conceitualmente, portanto, como poderíamos definir, apropriadamente, uma ¿Variável Organizacional¿?
		
	 
	As opções de resposta propostas em todas as demais alternativas possuem textos que se complementam para definir o conceito de Variável Organizacional.
	 
	As variáveis organizacionais são fatores que podem causar insatisfação nos trabalhadores.
	
	Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima.
	
	Como um dos aspectos de uma organização que pode impactar no grau de satisfação dos empregados de uma empresa.
	
	Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima e de retenção de funcionários.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401352195)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma decisão a ser tomada quando do planejamento de uma pesquisa de clima organizacional é pela contratação ou não de uma consultoria externa. Podemos apontar como vantagens dessa contratação: a) conhecimento da empresa b) conhecimento especializado c) isenção d) menor custo
		
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas a e d são corretas.
	 
	As alternativas b e c são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	
	as alternativas c e d são corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401924226)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Ana Paula, gerente da área de gestão de recursos humanos da empresa XYZ, notou que os indicadores de absenteísmo e turnover estavam piorando nos últimos dois anos e achou conveniente realizar uma pesquisa de clima para identificar as causas dessa situação. Ana obteve a aprovação e apoio da direção e reuniu sua equipe para elaborar o planejamento da pesquisa. Planejamento feito, a pesquisa seguiu todas as etapas previstas no processo. Contudo, algumas áreas não tiveram respostas na pesquisa, apesar da garantia do anonimato. Ana observou que se tratava de pessoas de áreas pequenas (com menos de 3 colaboradores) em algumas diretorias. Qual foi a falha, de planejamento da pesquisa, que a equipe de RH cometeu e que gerou esse problema?
		
	
Resposta: quando o departemento é pequeno quem deve fazer a pesquisa é próprio gestor da área, assim fica mais fácil a indentificação do problemas, e já sabemos aonde o mesmo se enontra.
	
Gabarito: Deve haver uma distribuição de funcionários em outros departamentos da mesma diretoria, quando o número de colaboradores for igual ou menor que três.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Deve haver uma distribuição de funcionários em outros departamentos da mesma diretoria, quando o número de colaboradores for igual ou menor que três.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401925123)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta.
		
	
	Carinhaspara avaliação de pesquisa O autor destaca que ¿por serem engraçadinhas, observou-se que tendem, em vários casos, a estimular o caráter de seriedade da pesquisa, bem como não expressam o sentimento da afirmação propriamente dita, mas tão-somente a sua lembrança. É exatamente por estes motivos que, peremptoriamente, descartamos sua aplicação¿. (JUNIOR, 2005)
	
	¿depois de se cogitar da escolha e dos agrupamentos de questões afins, deve-se preocupar em decidir qual(is) o(s) tipo(s) de escala de parâmetros para avaliação deve(m) ser usado(s)¿. (JUNIOR, 2005)
	 
	A fase de parametrização não é responsável pela definição dos parâmetros. Escolher os parâmetros para as resposta exige conformidade com os critérios previamente estabelecidos para a tabulação dos dados que pode ser eletrônica ou manual. As opções de resposta devem ser interpretadas pela tabulação como manifestação de satisfação ou insatisfação. (LUZ, 2003)
	
	A tabulação serve para avaliar o percentual dos funcionários satisfeitos em relação às diferentes variáveis pesquisadas. (Luz, 2003, p. 83).
	 
	Luz (2003), estabelece a utilização de cinco opções de resposta, sendo que as opções sempre e quase sempre indicam que estão satisfeitos, as opções raramente e nunca indicam insatisfeitos, e quando a resposta é não tenho opinião, deve-se tabular somente o percentual. Exemplo: O clima de trabalho da minha equipe é bom? ( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Raramente ( ) Nunca ( ) Não tenho opinião
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401569606)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O RH deve criar condições para que o ambiente de trabalho além de harmonioso seja também democrático e humano. Harmonioso, no tocante à redução dos conflitos internos. Democrático, no que diz respeito ao acesso às diferentes oportunidades de poder que a empresa oferece independente da diversidade de sua força de trabalho. Em virtude desses aspectos qual a importância de se utilizar a ferramenta de avaliação de Clima Organizacional ?
		
	
Resposta: A avaliação do Clima Organizacional é importante dentro da empresa para saber se seus funcionários estão ou não satisfeitos, se seus sálarios estão compatível com o cargo e com o mercado, se os benéficios estão de acordo coma realidade da empresa, entre outras coisas. Ela também consegue identificar o conflitos dentro da empresa, Assim o ambiente se torna satisfatórios e ambas as partes ganham tanto a empresa quanto o funcionário.
	
Gabarito: Porque faz parte da sua missão proporcionar às empresas um ambiente de trabalho favorável às pessoas e aos objetivos organizacionais.  
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401930038)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para as empresas que pregam ou praticam a valorização dos seus recursos humanos e aplicam a pesquisa socioeconômica, nada melhor do que monitorar ______________________ , pois só assim conhecerão os seus problemas, as suas necessidades e também saberão se eles estão realmente crescendo junto com a empresa.
		
	 
	Os indicadores de RH
	
	O índice de pontualidade
	 
	O grau de prosperidade
	
	O índice de assiduidade
	
	O desempenho na função

Outros materiais

Perguntas Recentes