Buscar

AV FORMAÇÃO DE INSTRUTORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0466_AV_201308050534 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MARCELO EDGARD DE CASTRO FARIA
	Turma: 9031/AL
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 1        Data: 12/06/2015 13:22:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201308673433)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Se o clima for ruim ou prejudicado, os resultados do trabalho também serão depreciados, o que trará resultados negativos para a própria empresa. Assim, a gestão do clima organizacional reflete-se gestão _______________e ___________________, contribuindo para a qualidade de vida dos trabalhadores e para a prosperidade das empresas, e ainda cuida da relação de parceria entre o colaborador e a organização. Complete as lacunas com a alternativa apropriada.
		
	
	da motivação e da satisfação profissional
	
	da coação e da satisfação pessoal
	 
	da satisfação pessoal e da satisfação profissional
	
	da motivação e da liderança
	 
	da motivação e da satisfação pessoal
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308657825)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existe uma estreita relação entre o conceito de clima e o conceito de cultura organizacional, tanto que é recomendável desvendar os principais elementos culturais de uma organização antes de se partir para o levantamento e a análise de clima. Cultura é um lento processo de sedimentação: o que deu certo permanece e vai sendo reproduzido. Iniciativas bem-sucedidas para mudar aspectos do ambiente de trabalho podem contribuir para a introdução de novas práticas e valores junto a um grupo, promovendo mudanças culturais no longo prazo. Considerando a existência da relação entre cultura e clima organizacional. Marque a alternativa que melhor expressa o conceito de Cultura Organizacional.
		
	
	Cultura Organizacional é o compartilhamento de costumes, crenças, ideias preestabelecidas, regras e tabus que se cristalizam na forma de modelos mentais que fornecem um modo de encarar, interpretar e adaptar-se ao mundo.
	
	Cultura Organizacional é a maneira de fazer as coisas na organização, ou seja, o modo institucionalizado de pensar e agir na organização.
	
	Cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com seus problemas de adaptação externa e de integração interna.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Cultura Organizacional é o conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento que formam o núcleo de identidade de uma organização ¿ reflete a mentalidade que predomina na organização;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308098967)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em algumas empresas cujos presidentes dão importância aos recursos humanos, ¿espaços¿ são criados para que o principal executivo da organização tenha contato com alguns empregados, aleatoriamente, escolhidos. Essa estratégia ajuda o executivo principal a entender o que se passa no ¿chão de fábrica¿. Entre a base da pirâmide que representa a estrutura organizacional e a cúpula (direção) existem alguns órgãos intermediários representados pelos diferentes níveis de gestão, que acabam filtrando muitas informações que não chegam à direção. Esse filtro torna, muitas vezes difusa a percepção que a direção da empresa tem sobre o que acontece nos níveis mais baixos da estrutura da empresa, segundo o que estudamos em nossas aulas. Assinale nas alternativas abaixo, aquela que ¿ apropriadamente ¿ indica que estratégia é esta para monitorar o Clima Organizacional:
		
	
	Entrevista de Desligamento.
	
	Entrevista de Ambientação.
	 
	Café da Manhã com o Presidente.
	
	Canal Direto com o Presidente/RH.
	
	Ombudsman.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308719501)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a pesquisa de clima organizacional, é correto afirmar que
		
	 
	ela analisa o ambiente da empresa e as condições do grau de satisfação ou insatisfação dos funcionários e das demais pessoas que com eles interagem.
	
	entre as principais contribuições da pesquisa de clima organizacional, pode-se destacar que ela favorece diretamente a compreensão do comportamento do consumidor diante dos produtos e serviços disponibilizados pela empresa.
	
	ela busca demonstrar, baseada nos dados obtidos, que só se pode afirmar que o clima organizacional é favorável quando não possui conflitos apontados na pesquisa.
	
	o objetivo da pesquisa de clima é mostrar aos funcionários o que eles devem fazer para melhorar seu desempenho.
	
	uma contribuição direta dela é a identificação dos recursos humanos potenciais para ocupar cargos de maior complexidade na empresa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308098996)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Vários são os aspectos de uma organização que podem impactar no grau de satisfação dos empregados de uma empresa, e, por consequência, contribuir negativa ou positivamente no Clima Organizacional. Como exemplo, podemos identificar nas afirmativas a seguir alguns deles. Assinale aquela que melhor representa estes aspectos:
		
	
	Treinamento, Recrutamento, Desenvolvimento e Possibilidade de Ascensão Profissional, Relacionamento Pessoal, Gestão, Possibilidade de ascensão, Salário.
	 
	Relacionamento Interpessoal, Salário, Benefícios, Integração Interdepartamental, Gestão, Possibilidade de ascensão profissional, Treinamento, Desenvolvimento, Carreira e Comunicação.
	
	Treinamento, Desenvolvimento, Carreira e Possibilidade de Ascensão Profissional, Relacionamento Interpessoal, Gestão, Possibilidade de ascensão, Salário.
	 
	O trabalho realizado, Salário, Benefícios, Integração Interdepartamental, Gestão, Relacionamento Interpessoal, Possibilidade de Ascensão Profissional.
	
	Integração interdepartamental, Gestão (Liderança), Treinamento, Desenvolvimento, Carreira e Comunicação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308099134)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os principais inimigos de um clima organizacional direcionado para a produtividade, podem ser interpretados como os problemas de relacionamentos entre áreas, colegas, gestores e subordinados, a falta de uma comunicação eficiente, as atitudes negativistas, a instabilidade emocional... Alguns dos sinais de que a Empresa está entrando neste contexto, podem ser percebidos pelo aumento do turnover, pela perda de talentos, pelo incremento de reclamações trabalhistas, pela regularidade do retrabalho, pela quantidade crescente no desperdício de material... Portanto, há ¿ neste contexto ¿ necessidade em ser aplicada uma Pesquisa de Clima para identificar e mensurar os fatores causadores desta insatisfação na ambiência de organização. Das alternativas a seguir, assinale aquela que reproduz corretamente a sequência das etapas que permitem o sucesso da implementação desta ferramenta estratégica no gerenciamento do Clima Organizacional:
		
	 
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Montagem dos Cadernos de Pesquisa; Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas; Divulgação da pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Reuniões Informativas; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Montagem dos Cadernos de Pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas; Definiçãodas Variáveis a Serem Pesquisadas; Montagem dos Cadernos de Pesquisa; Divulgação da pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	 
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas; dos Cadernos de Pesquisa; Divulgação da pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308099301)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como podemos definir o Resultado de uma Tabulação por Variável dentro da perspectiva aritmética? Assinale a resposta certa:
		
	
	Quando o resultado representa valores estatísticos e matemáticos.
	
	Quando o resultado não representa a média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada Variável Organizacional.
	
	Quando o resultado representa valores percentuais que indicam a aritmética utilizada.
	
	Quando o resultado representa a soma aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada Variável Organizacional
	 
	Quando o resultado representa a média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada Variável Organizacional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308099427)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento". Além da satisfação dos funcionários, há a percepção destes sobre o clima organizacional. Explique no que consiste tal aspecto. LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2003.
		
	
Resposta: O clima influência na perspectiva do funcionário sobre a empresa, se o clima tende a ser ruim terá funcionários desmotivados e desanimados, se o clima é bom tende a ter funcionários motivados,comprometidos com os objetivos da organização.
	
Gabarito: O aluno deverá responder: Trata-se da percepção dos colaboradores sobre aspectos que podem influenciá-lo positiva ou negativamente. Se os funcionários percebem o clima da empresa como positivo, o clima tende a ser bom. Por outro lado, se os funcionários percebem mal a empresa o clima tende a ser ruim.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308672190)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Altmann, Rob. (2000), as empresas que implementam programas de monitoração do clima organizacional, estão adotando uma importante ferramenta gerencial que adequadamente administrada pode oferecer os seguintes benefícios: maior envolvimento dos funcionários com relação ao seu ambiente de trabalho, este envolvimento se reflete em maior satisfação, redução de ausências e melhoria de desempenho; a pesquisa de clima, realizada em datas pré-determinadas, permite a manifestação dos funcionários sobre o ambiente de trabalho, favorecendo a comunicação intraorganizacional e o suprimento de informações ao corpo gerencial, oportunidade de comparação entre as características do ambiente de trabalho da organização com o de outras organizações e pró-atividade da gerência, antecipando e solucionando problemas relativos aos funcionários e ou do ambiente de trabalho, prevenindo o surgimento de situações críticas que normalmente influenciam negativamente o fluxo normal de atividade das equipes. Em decorrência dos ensinamentos do emérito autor, descreva o tipo de pesquisa a empresa deve realizar uma pesquisa que complementa a de clima organizacional.
		
	
Resposta: Pesquisa sociêconomica, pois dependendo da situção em que se encontra o funcionário em sua vida pessoal isto poderá impactar na sua vida profissional, feita a pesquisa a empresa poderá tomar providências para sanar algum problema pessoal do funcionário.
	
Gabarito: Trata-se da pesquisa socioeconômica que objetiva identificar os respondentes, para possibilitar intervenções posteriores sobre a situação particular de cada empregado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308672738)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que contém os itens de uma pesquisa socio economica para levantamento do clima organizacional:
		
	
	esporte e lazer, dados familiares, informações de parentes em geral.
	
	questões sobre empregos anteriores, informações sobre saúde
	
	dados pessoais, informações sobre saúdes, esporte e lazer e questões sobre empregos anteriores
	 
	dados pessoais, informações sobre alimentação, esporte e lazer
	
	questões financeiras, vícios e informações de parentes

Outros materiais