Buscar

fundamentos da ecomomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundamentos da economia
Vasconcellos e Garcia ensinam que “cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus. Trata-se de um conceito econômico que pode ser objeto de cálculo a partir de dados do mundo real, permitindo-se, desse modo, o confronto das proposições da teoria econômica com os dados da realidade. O conceito de elasticidade representa uma informação bastante útil tanto para as empresas como para a administração pública. Nas empresas, a previsão de vendas é de extrema importância, pois permite uma estimativa da reação dos consumidores em face das alterações nos preços da empresa, dos concorrentes e em seus salários. Para o planejamento macroeconômico, a elasticidade é de igual importância, pois pode-se prever, por exemplo, qual seria o impacto de uma desvalorização cambial sobre o saldo da balança comercial, ou qual a sensibilidade dos investimentos privados a alterações na tributação ou na taxa de juros.
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 68
Vamos supor que você é diretor financeiro da Kellogs e está diante de uma situação na qual ocorrerá aumento dos preços dos insumos. Como primeira e mais lógica solução para evitar uma eventual redução das margens de lucro, a sua solução seria o aumento imediato dos preços de seus produtos ou haveria outras opções? Justifique seu posicionamento com argumentos de seu aprendizado sobre elasticidade e inelasticidade-preço.
Resposta:
Eu no cargo de diretor financeiro da Kellogs, estando diante do aumento dos preços de insumos, promoveria o aumento imediato dos preços dos meus produtos, e que também seria possível pensar no aumento dessa escala com o objetivo da manutenção das margens de lucro.
Conclusão que ao aumentar a compra da quantidade de insumos, é possível diluir o custo unitário de produção, e compensaria as perdas nas margens de lucro. Há duas formas básicas de aumentar a lucratividade: 
Preço dos produtos.
 Aumentar a escala.

Outros materiais