A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AV Ética Profissional 2015

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação: SDE0651_AV_201301166911 » ÉTICA PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANA PAULA PEREIRA COELHO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 1        Data: 19/06/2015 11:31:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201301344948)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que podemos depreender da seguinte afirmação do filósofo Leandro Konder (2010 :36): ¿A realidade é sempre mais rica que o conhecimento que temos dela. A totalidade é mais rica que a soma das partes que a constituem".
		
	
Resposta: A realidade deve ser compreendida em sua Totalidade.
	
Gabarito: Podemos depreender que a realidade deve ser compreendida em sua totalidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301772850)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais foram os fatos que marcaram o contexto sócio ¿histórico do Código de Ética de 1986?
		
	
Resposta: Trouxe como avanço a negação da base filosófica tradicional conservadora, a afirmação de um novo perfil de profissional mais teórico, técnico e politico. Propunha dar mais enfâse nos aspectos politicos e educativos. Conexão da profissão com setores populares e progressistas da profissão. Prática profissional articulada ás lutas da classe trabalhadora.
	
Gabarito: Mobilização de grupos políticos, populares e socais para a criação de uma nova Constituinte. Abertura política/transição democrática. Grave crise econômica mundial e nacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301345179)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	¿Qualquer objeto que o homem pode perceber ou criar é parte de um todo. É necessário ter uma visão de conjunto, e tal visão é sempre provisória e nunca se pode pretender esgotar a realidade a que ele se refere. A realidade é sempre mais rica do que o conhecimento que se tem dela (KONDER, 1998:36). Nesta afirmação o filósofo Leandro Konder se refere ao:
		
	 
	Imediatismo da realidade social.
	
	Positivismo de Auguste Comte.
	
	Funcionalismo de Emile Durkheim.
	
	Caráter fragmentado da realidade social.
	 
	Conhecimento totalizante da realidade social.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301427736)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os indivíduos podem ter perspectivas diversas sobre a mesma situação, uma vez que apresentam sistemas de
		
	
	Crenças e valores excludentes
	
	Crenças e valores imediatos.
	
	Crenças e valores iguais
	 
	Crenças e valores diferentes.
	
	Crenças e valores superficiais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301344911)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o senso comum, Vázquez in Montaño(2007, p. 41) afirma que compreende uma rede de preconceitos, verdades esteriotipadas e, em alguns casos, superstições de uma concepção irracional (mágica ou religiosa) do mundo. A partir da citação, pode-se afirmar que: I. Os preconceitos e juízos de valor não interferem negativamente sobre a prática profissional. II. O assistente social pode em seu cotidiano profissional pode não perceber que está reproduzindo juízos de valor. III. Atrelado a uma visão de senso comum o assistente social se restringe ao superficial da ¿pseudoconcreticidade¿. IV. Em sua prática profissional o assistente social deve, buscar as particularidades resultantes das relações sociais que organizam uma determinada sociedade.
		
	
	Somente II está correta.
	 
	II, III e IV estão corretas.
	
	Somente III está correta.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	I e II estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301345227)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O chamado projeto ético-político do Serviço Social brasileiro constitui-se numa: neoliberal
		
	
	Defesa das políticas sociais focalistas e de caráter não universal.
	 
	Elaboração coletiva da categoria profissional a partir dos anos 80.
	 
	Proposta profissional adequada e favorável ao pensamento
	
	Reação contrária à herança do Movimento de Reconceituação.
	
	Expressão do pensamento conservador no âmbito profissional.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301344976)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Desde as suas protoformas, o Serviço Social se firma como uma profissão fortemente influenciada pelo conservadorismo moral e político. Na realidade brasileira, os códigos de ética profissionais podem ser considerados exemplos dessa afirmativa, salvo os revistos nos anos 80 e 90. Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social que rompeu com o conservadorismo profissional ?
		
	
	O Código de Ética de 1988.
	
	O Código de Ética de 1993.
	 
	O Código de Ética de 1986.
	
	O Código de Ética de 1975.
	
	O Código de Ética de 1992.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301850808)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A conexão com a luta de setores progressistas da sociedade brasileira, prevista no código de ética de 1986, acontece articulada a que contexto:
		
	
	Período Militar
	 
	Período Neoliberal
	
	Período Varguista
	 
	Período da nova república e da constituinte
	
	Período do Estado Novo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301344916)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente se observam a construção de novos arranjos familiares e afetivos, como os casais homo afetivos. Assinale a alternativa que indique o princípio do Código de Ética que se refere ao posicionamento frente a questão das diversidade de valores:
		
	 
	Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversi-dade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
	
	Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.
	
	Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, sem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.
	
	Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
	
	Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301345188)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova; criada por nossa ação¿. Essa força transformadora que torna real o que era somente possível e que se achava apenas latente como possibilidade, é o que faz surgir (...) um movimento anti-racista, uma luta contra a discriminação sexual ou de classe social, uma resistência à tirania e a vitória contra ela¿ (Chauí, 1994:357). A partir desta citação é CORRETO afirmar que a liberdade: I. Torna real o que era somente possível e que se achava apenas latente como possibilidade. II. É o que faz surgir um movimento anti-racista, uma luta contra a discriminação sexual ou de classe social. III. Possibilita o assistente social trabalhar na perspectiva da normatização das relações sociais. IV. Impede o assistente o a uma visão fatalista.
		
	
	I, II, III e IV são verdadeiras.
	 
	I , II e IV são verdadeiras.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	 
	I, II, e IV são verdadeiras.
	
	II, III e IV são verdadeiras.