Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201503702448 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	EDUARDO ALVES MENDONCA
	Turma: 9063/AL
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 19/06/2015 10:13:28
	
	 1a Questão (Ref.: 201504007545)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é Etnocentrismo?
		
	
Resposta: Etnocentrismo é quando um povo com sua determinada cultura enxerga a cultura de outro povo como desigual e não apenas como diferente.
	
Gabarito: Trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504436621)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com A sociologia de E. Durkheim, dos itens abaixo, qual NÃO seria um fato social?
		
	 
	Terremoto.
	
	Casamento.
	
	Eleições.
	
	Eleições.
	
	Sistema Educacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504007531)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A perspectiva sócio antropológica aponta para uma relação dialógica entre indivíduo e sociedade porque; não existem sociedades sem indivíduos e os indivíduos só se tornam verdadeiramente humanos por meio do processo de socialização. Assinale a opção correta de acordo com o enunciado:
		
	 
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504397665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o objeto de investigação das Ciências Sociais podemos afirmar que compreende: I. A natureza como realidade exterior ao homem. II. Os fatos sociais como eventos isoláveis e simples. III.O homem nas suas relações com os outros homens e com a natureza. IV.A sociedade com realidade exterior e estática.
		
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	III e IV estão corretas.
	
	I está correta.
	 
	III está correta.
	
	II e III estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504356393)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento 'costumes, usos, tradições, feixes de hábitos', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle 'planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)" para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
		
	
	As funções básicas dos sistemas de valores são somente organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
	
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
	
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	 
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
	 
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503847688)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Idade Média, há uma transformação nas relações de trabalho, mas não muito radical e que resultou na estruturação da sociedade feudal. O fracionamento territorial pós Império Romano produziu diferentes formas de organização social e política, mas apesar desse fracionamento e da diversidade de estruturação do sistema feudal, podem-se definir algumas características predominantes no sistema. São características do trabalho no sistema feudal:
I - Os trabalhadores têm direito de usufruto e à ocupação das terras, mas nunca à propriedade delas.
II - Dominou no período a relação de assalariamento definido pelo Sr. Feudal.
III - O trabalho ligado à terra era preponderante, contudo isso não significava que outras formas de trabalho não existissem.
IV - A terra é o principal meio de produção, e as relações sociais desenvolveram-se em torno dela. Mas a terra não pertence aos produtores diretos, isto é, os camponeses e artesãos, pertencem aos senhores feudais, devidamente hierarquizados.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	Estão corretas as proposições II e IV.
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	 
	Estão corretas as proposições I, III e IV
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504347868)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um tema corrente na Sociologia, no tocante às relações trabalhistas, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Estamos nos referindo à (adaptado de UNICENTRO 2012):
		
	 
	Karl Marx.
	
	Émile Durkheim.
	
	) Max Weber.
	
	Herbert Spencer.
	
	Augusto Comte.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504008374)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	John Locke, representante do pensamento liberal, indica como ponto principal para a criação da sociedade civil:
		
	
	O trabalho proletário;
	 
	O contrato social;
	
	Os ricos e a acumulação de bens.
	
	O poder da burguesia;
	
	O poder da nobreza;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504376032)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva: (i) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. (ii) Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.
		
	
Resposta: Comte conseguiu comprovar que a Sociologia era uma ciência por meio de fatos ideológios, cientificos, entre outros. Antropologia, Iluminismo e Neopotismo.
	
Gabarito: (i) Comte definiu a Sociologia ou Filosofia Positiva como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais. (ii) Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágiosde desenvolvimento intelectual: o teológico, o metafísico e o positivo. No primeiro estágio, o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos. No segundo estágio, a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. No último estágio, explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504390746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As comunidades quilombolas são grupos, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, conforme Decreto nº 4887/03. Essas comunidades possuem direito de propriedade de suas terras consagrado desde a Constituição Federal de 1988. Um levantamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) mapeou 3.524 comunidades quilombolas no Brasil. Há outras fontes, no entanto, que estimam cerca de 5 mil comunidades. Partindo dessa perspectiva, foi criada a Agenda Social Quilombola (ASQ). O objetivo é articular as ações no âmbito do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Quilombola (PBQ). Fonte:http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/povosecomunidadestradicionais/quilombolas. As comunidades quilombolas acima referidas inserem-se no contexto de criação e reconhecimento de:
		
	
	Novas identidades nacionais
	 
	Novas identidades étnicas
	
	Novas identidades de gênero
	
	Novas identidades de classe
	
	Novas identidades regionais
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/06/2015 até 25/06/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais