Buscar

av2 imuno

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408142440)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais são os componentes do sistema imune inato?
		
	
	Os anticorpos, as proteínas solúveis de defesa e as células de defesa.
	
	As barreiras anatômicas, as proteínas solúveis de defesa e as células hematopoiéticas.
	
	Os anticorpos, as proteínas solúveis de defesa e as células epiteliais
	
	As barreiras anatômicas, as proteínas solúveis de defesa e os neurônios.
	 
	As barreiras anatômicas, as proteínas solúveis de defesa e as células de defesa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408142426)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sangue é um fluido contido nos vasos sanguíneos, constituído por uma suspensão de células em água, contendo numerosas substâncias dissolvidas. Dentre as funções do sangue temos:
		
	 
	Transportar oxigênio para os tecidos.
	
	Transportar amônia para os tecidos.
	
	Transportar gás carbônico para os tecidos.
	
	Transportar oxigênio para os alvéolos pulmonares.
	
	Transportar nitrogênio para os alvéolos pulmonares.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408729836)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante o processo de maturação dos linfócitos T e B, muitos clones de células são capazes de reconhecer antígenos próprios, acarretando uma resposta imunológica contra o próprio organismo, ou seja, um processo autoimune.  No entanto, existem mecanismos capazes de eliminar estes clones de linfócitos auto-reativos.  Assinale a alternativa abaixo, na qual existe um exemplo do referido mecanismo.
a- Deleção clonal
b- Ativação clonal
c- Proliferação celular
d- Sinergismo clonal
e- Antagonismo clelular
		
	
	Proliferação celular.
	
	 Ativação clonal.
	
	Sinergismo clonal.
	
	Antagonismo clelular.
	 
	Deleção clonal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408142391)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode-se indicar como principal mecanismo de ação atribuído aos macrófagos:
		
	 
	Fagocitose e destruição dos microrganismos ingeridos.
	
	Participação em reação alérgica.
	
	Participação em respostas imunes contra vermes.
	
	Liberação de grânulos citoplasmáticos contra microrganismos.
	
	Liberação de grânulos citoplasmáticos de serotonina e tromboplastina.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408334141)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As células T podem detectar células infectadas com patógenos intracelulares, porque tais células expõem em sua superfície fragmentos pepitídicos oriundos das proteínas dos patógenos. Tais pepitídeos estranhos são liberados para a superfície da celular por intermédio de glicoproteínas celulares especializadas, que são codificadas num grande grupo de genes, primeiramente identificados por seus forte efeitos na resposta imune contra tecidos transplantados. Por esse motivo, o complexo gênico foi chamado de complexo de histocompatibilidade principal (MHC) e as glicoproteínas ligadoras de pepitídeos são ainda denominada moléculas MHC (Janeway et al., 2000). Assinale a alternativa a qual se identifica uma característica funcional do MHC:
		
	 
	Apresentar os anticorpos as células especializadas do sistema imune.
	 
	Apresentar antígenos as células especializadas do sistema imune.
	
	Produzir proteínas especializadas no combate a vírus e bactérias.
	
	Produzir anticorpos.
	
	Realizar a fagocitose.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408720011)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os ensaios para anticorpos são realizados com o soro de indivíduos imunes, sendo chamados de ensaios sorológicos. As principais características na detecção desses anticorpos são listadas abaixo, EXCETO:
		
	 
	Virulência
	
	Isótipo
	
	Especificidade
	
	Afinidade
	 
	Quantidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408291720)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O que caracteriza uma anafilaxia sistêmica?
		
	
Resposta: O tampamento da traqueia,pode acarretar em morte si não for socorrido rapidamente.
	
Gabarito:
A manifestação inicial de anafilaxia pode ser perda de consciência, acompanhado de alguns dos sinais e sintomas:   aumento do peristaltismo com urgência para evacuar ou liberação de esfíncter, náusea, vômito, diarreia, Prurido labial, língua e palato, edema de lábios e língua, Obstrução de vias aéreas superiores por angioedema de língua, orofaringe ou laringe; broncoespasmo, aperto no peito, tosse, sibilância; rinite, espirros, congestão nasal e rinorréia, Eritema difuso, rubor, urticária, prurido, angioedema, astenia, hipotensão, arritmia, choque hipovolêmico, síncope, dor torácica , edema periorbital, eritema, eritema conjuntival, lacrimejamento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408719098)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Denomina-se Complexo de Ataque à Membrana (MAC), um importante mecanismo bioquímico de lise celular, constituinte da imunidade inata, originário de:
		
	 
	Componentes C5 a C9 do complemento.
	
	Proteína básica maior do eosinófilo.
	
	Granzimas de linfócitos T CD8.
	 
	Enzimas hidrolíticas de polimorfonucleares neutrófilos.
	
	Perforinas de origem macrofágica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408154898)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Cuidados primários de Saúde são aqueles que visam à prevenção das doenças e à promoção da saúde, abrangendo o maior número possível de pessoas da comunidade. Os cuidados de saúde, por utilizarem tecnologias simples, têm baixo custo e são bem aceitos pela comunidade. Exemplos: vacinação, acompanhamento pré-natal, prevenção da diarreia e das infecções respiratórias agudas nas crianças.(Fundamentos da Saúde, SENAC, 1999) A vacinação tem por objetivo levar o indivíduo a produzir imunoglobulinas contra antígenos do microrganismo.
Diferencie as classes de imunoglobulinas quanto à estrutura molecular e função apresentada.
		
	
Resposta: Tem caracteristicas de ser transplancentarias : IgG as demais imuniglobulinas são: IgM IgE igA ; Imunoglobulinas séricas: igG e IgM.
	
Gabarito:
IgG - constitui a principal Ig do soro, consiste em uma molécula única, distribuída uniformemente entre os espaços intra e extravasculares. É o anticorpo mais importante das respostas imunes secundárias, e é a única classe antitoxina. A IgG materna também confere imunidade aos recém-nascidos. Em humanos, as moléculas de IgG de todas as subclasses atravessam a barreira placentária e conferem um alto grau de imunidade passiva ao recém-nascido. IgM - consiste de um pentâmero de estrutura básica de quatro cadeias. A IgM encontra-se em grande parte confinada ao espaço intravascular e é o anticorpo inicial predominante, frequentemente encontrado em resposta a organismos infecciosos antigenicamente complexos. IgA - A IgA é a Ig predominante nas secreções mucosserosas como saliva, colostro, leite e secreções traqueobrônquiais e geniturinárias.A IgA secretora (sIgA), que tanto pode ser de uma subclasses (IgA1 e IgA2) como de outra, mas principalmente IgA2, existe especialmente na forma dimérica. A IgA1 é a subclasse predominante no soro enquanto a IgA2 predomina nas secreções IgE - embora em pequenas quantidades no soro, a IgE é encontrada nas membranas superficiais dos mastócitos e basófilos em todos os indivíduos; esta classe de Ig sensibiliza as células nas superfícies das mucosas conjuntiva, nasal e brônquica. A IgE esta mais comumente associada a reações alérgicas como asma e febre do feno. É responsável pela hipersensibilidade anafilática. IgD - está presente em grandes quantidades na membrana de muitos linfócitos B, podendo ter papel importante nos linfócitos desafiados por antígenos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408291732)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A anemia hemolítica é uma doença em que ocorre destruição de hemácias que apresentam antígenos modificados na superfície celular. A anemia hemolítica, mediada por IgG contra antígeno de superfície celular, é hipersensibilidade do tipo:
		
	
	I.
	 
	II.
	
	VIV.
	 
	III.

Outros materiais