Buscar

Avaliação AV

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0274_AV_201402312784 » FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402312784 - JULIANE APARECIDA FOEGER LAHAS
	Professor:
	MARIA CRISTINA PAULINO FRASCARI DA SILVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/06/2015 11:29:40
	 1a Questão (Ref.: 201402580932)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Do ponto de vista do Direito Comercial, o conceito de empresa deve ser entendido como equivalente
		
	
	ao de empresário, ou seja, o sujeito da atividade mercantil, que assume os riscos do negócio.
	
	ao de estabelecimento, como tal o conjunto de bens utilizados para o exercício da atividade mercantil.
	
	ao de qualquer entidade de fins lucrativos, qualquer que seja a forma utilizada.
	
	ao de empresário, de estabelecimento, ou de uma forma societária qualquer, não se tratando de conceito doutrinariamente unívoco.
	 
	ao de uma atividade organizada com o objetivo da obtenção de lucros.
	
	 2a Questão (Ref.: 201402978814)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A recuperação judicial tem por objetivo tornar viável a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. Visa, portanto, permitir que a empresa não paralise seu funcionamento, dando-lhe nova chance de êxito. O juiz pode decretar a falência durante o processo de recuperação judicial.
		
	
	pela apresentação pelo credor do plano de recuperação no prazo de 15 dias improrrogáveis;
	
	pela não apresentação pelo credor do plano de recuperação no prazo de 60 dias improrrogáveis;
	
	pela apresentação pelo devedor do plano de recuperação no prazo de 60 dias improrrogáveis;
	 
	pela não apresentação pelo devedor do plano de recuperação no prazo de 60 dias improrrogáveis;
	
	pela não apresentação pelo devedor do plano de recuperação no prazo de 40 dias improrrogáveis.
	
	 3a Questão (Ref.: 201402609537)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São características do administrador da sociedade, exceto:
		
	
	Deve ser pessoa natural;
	
	Pode ser sócio ou não da sociedade que administrar;
	
	Responde pelos excessos que praticar;
	
	A nomeação ocorre no contrato social ou por ato separado;
	 
	Deve ser formado no curso de Administração de Empresa;
	
	 4a Questão (Ref.: 201402995695)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o Trespasse como uma forma de contrato que tem por objetivo a transferência da titularidade de um estabelecimento empresarial, responda:
		
	
	o respectivo contrato produz efeitos quanto a terceiros após a sua averbação à margem da inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis, ainda que não publicado na imprensa oficial.
	
	O alienante responderá subsidiariamente pelos débitos anteriores à transferência.
	
	Somente pode ser validamente realizada mediante a autorização expressa dos credores à época existente.
	 
	Se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo , a eficácia da alienação do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores , ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação
	
	Se ao alienante tem que esperar o consentimento de todos os credores para realização do trespasse.
	
	 5a Questão (Ref.: 201402588542)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Franco adquiriu um veículo zero quilômetro em novembro de 2013 na concessionária perto da sua casa . Retornou à loja, dois meses após a compra alegando um ruído no veículo e os funcionários disseram que tal barulho era natural ao veículo, cujo motor era novo. Uma semana depois , o veículo parou de funcionar e foi rebocado até a concessionária. Franco acionou o Poder Judiciário alegando vício oculto e pleiteando ressarcimento pelos danos materiais e indenização por danos morais. Considerando o que dispõe o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, a respeito do narrado acima, é correto afirmar que, por se tratar de vício oculto,
		
	 
	B) o direito de reclamar judicialmente se iniciou no momento em que ficou evidenciado o defeito, e o prazo é de noventa dias.
	
	C) o prazo é de trinta dias contados do momento em que o veículo parou de funcionar, tornando-se imprestável para o uso.
	
	A) o prazo para reclamar se iniciou com a retirada do veículo da concessionária, devendo o processo ser extinto.
	
	E) o consumidor não apresenta nenhuma proteção, pois não tem como provar que o defeito pré existência do defeito.
	
	D) o consumidor Franco tinha o prazo de sete dias para desistir do contrato e, tendo deixado de exercê-lo, perdeu o direito de reclamar.
	
	 6a Questão (Ref.: 201402968955)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São considerados princípios fundamentais do direito:
		
	
	Anulabilidade e Contraditório;
	
	Ampla Defesa e Singularidade;
	
	Universalidade e Singularidade;
	 
	Ampla Defesa e Contraditório;
	 
	Legalidade e Anulabilidade;
	
	 7a Questão (Ref.: 201402976300)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando estudamos as sociedades, observamos que em alguns tipos o patrimônio dos sócios não pode ser alcançado por dívidas contraídas pela sociedade. Estamos nos referindo à responsabilidade:
		
	
	Superveniente
	
	Ilimitada
	
	Mista
	 
	Limitada
	
	Subsidiária
	
	 8a Questão (Ref.: 201402914110)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa correta. Tendo em vista os elementos específicos do contrato social, pode-se afirmar que a affectio societatis é:
		
	 
	intuito de se associar.
	
	sujeito de direito.
	
	objeto de direito.
	
	sinônimo de capital social.
	
	sinônimo de estabelecimento.
	
	 9a Questão (Ref.: 201402584587)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Carlos e José desejam montar uma sociedade para a produção, industrialização e venda de produtos alimentícios, com o objetivo de lucro. Para tanto, adquiriram diversos maquinários para a extração e produção da matéria-prima, bem como para a manipulação e industrialização de tais produtos, além de contratarem funcionários e alugarem pontos comerciais para a venda de tais produtos. Diante da situação apresentada, responda: Tal sociedade será considerada empresária ou simples? Justifique. Em que local deverá ser registrada tal sociedade? Fundamente.
		
	
Resposta: Empresaria, pois esta sociedade se encaixa no conceito de sociedade empresaria "há busca por lucratividade, diferença básica entre cooperativa e sociedade empresaria." Na Junta Comercial da cidade onde a sociedade será instalada.
	
Gabarito: Tal sociedade será considerada como empresária, pois possui por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro, uma vez que desejam desenvolver atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, com o objetivo de lucro, tudo com base nos arts. 982 c/c 966, caput do Código Civil. Uma vez definido que tal sociedade é considerada como empresária, esta deverá ser registrada no Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais, por força do art. 1.150 do mesmo Diploma Legal.
	
	 10a Questão (Ref.: 201402358818)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Em janeiro do presente ano, Marcos, Gustavo e Angélica resolveram unir seus esforços e abriram uma clínica médica; a sociedade por eles constituída foi registrada no RCPj. Cada um dos médicos atua em um ramo da Medicina. A clínica foi bem equipada, possui vários auxiliares e realiza exames de última geração. Cada um dos sócios exerce a medicina como atividade primeira. Podemos afirmar que a sociedade assim estabelecida é uma sociedade empresária?
		
	
Resposta: "Cada um dos sócios exerce a medicina como atividadeprimeira." -para se tornar sócio, deve-se contribuir com o capital social em dinheiro(moeda) ou bens que facilmente serão convertidos em moeda. a Prestação de serviço não é aceita com forma de participar de uma sociedade empresaria. O exercicio 10 não especifica se, Marcos, Gustavo e Angelica contribuiram em dinheiro para formação do Capital Social ou se apenas se restringe a prestação de serviços de ambos. Outra questao é que nao está especificado se a sociedade objetiva a obtenção de lucro. Caso ambos tenham contribuido para formação do capital social e que a sociedade objetiva a obtenção de lucro, será uma sociedade empresaria.
	
Gabarito: Em conformidade com o art. 966 do NCC a atividade exercida pelos profissionais em questão deve ser considerada essencialmente intelectual, foge, portanto, da característica de empresa. Os profissionais intelectuais, de natureza científica, literária ou artística se reunidas por contrato de sociedade, para exercício das respectivas profissões, dão lugar ao que se denomina sociedades simples.

Outros materiais

Perguntas Recentes