Buscar

AV MET.PRAT.ALFA.LETRA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV MET. PRAT. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Desde o início da república até os início dos anos 80, com a incorporação dos estudos e reflexões do Construtivismo, do Sociointeracionismo e do Letramento, podemos identificar que:
	A aprendizagem da leitura e da escrita está desvinculada do uso de cartilhas, pois estes materiais nunca foram utilizados
	Os professores alfabetizadores não fazem uso de cartilhas, pois não oferecem atividades adequadas
Certa	A cartilha é um instrumento que oferece um certo conteúdo pronto para ser seguido pelo professor.
	A aprendizagem da leitura e da escrita sempre esteve vinculada a propostas contextualizadas.
	A alfabetização no Brasil é marcada por um processo de inovação constante até chegar ao uso da Cartilha.
Relacione os conceitos com suas respectivas significações:
(1) Alfabetização (2) Decodificação (3) Analfabetismo Funcional 
(4) Analfabeto (5) Leitura (6) Escrita
(__) Estado ou condição de quem não sabe ler e escrever.
(__) Sistema de representação gráfica da linguagem através de letras, números e símbolos que é uma representação da realidade.
(__) Situação na qual o sujeito é alfabetizado, no entanto, não se mostra capaz de utilizar com competência a leitura e a escrita como ferramentas tecnológicas no seu dia-a-dia.
(__) Ação intencional de decodificação e compreensão das palavras ou textos escritos. Implica um exercício de interpretação que é singular ao sujeito.
(__) Ação de alfabetizar, tornar o sujeito capaz de ler e escrever.
(__) Processo de conferir sons aos códigos escritos A ordem correta é:
	4 5 3 2 1 6
	3 2 1 5 6 4
	4 3 5 6 1 2
	3 6 5 4 1 2
Certa	4 6 3 5 1 2
Muitos brasileiros têm em sua história acadêmica uma resistência à leitura que foi construída na interação obrigatória de leitura sem sentido ocorrida nas cartilhas. A cartilha é bastante criticada atualmente porque se considera que ela apresenta conceitos equivocados acerca dos processos de leitura e escrita. Na cartilha,
Certa	a leitura e escrita são instrumentos de aquisição de conteúdos escolares, e cuja utilidade se encerram nos limites da própria situação escolar, ou seja, de ensino e aprendizagem.
	ler e escrever são produtos de um processo e o resultado desse processo é um texto, uma unidade significativa para o aluno.
	ler e escrever envolvem uma relação cooperativa emissor e receptor, ou seja, há transmissão de intenções, e envolvimento com o conteúdo da leitura que é significativo.
	a leitura é uma produção de significados que permite inúmeras interpretações e vai depender do contexto sócio-cultural em que o aluno estiver envolvido.
	são contemplados fatores que determinam a forma de leitura, tais como maturidade do leitor, a complexidade textual, o estilo individual de leitura e o gênero do texto.
Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Qual das afirmativas abaixo NÃO se relaciona à aplicação das ideias de Vygotsky?
	A leitura e a escrita são práticas discursivas que devem ser entendidas dentro de um contexto sócio-cultural.
	A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura. Isto deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização.
Certa	Os programas de preparação para a leitura e a escrita devem ficar centrados na discriminação das formas audiovisuais e auditivas: observa-se, apenas, a natureza da escrita.
	A ação educativa só tem sentido se estiver adequada à criança, sua idade e seu contexto de vida.
	Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras.
A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto o homem, seu corpo em movimento e em relação com o mundo e seus sentimentos. Ciência que estuda o desenvolvimento das habilidades motoras e psicológicas. Podemos então afirmar que
	as atividades lúdicas e planejadas pelo professor alfabetização favorecem apenas o desenvolvimento social , a relação interpessoal e o amadurecimento dos grandes músculos
	atividades psicomotoras precisam ser desenvolvidas apenas na educação infantil já que a proposta é o desenvolvimento das habilidades motoras , fundamentais para a escrita , na fase de alfabetização , entre outros objetivos do segmento escolar.
	atividades de psicomotoras oferecidas pelo professor alfabetizador não interferem no desenvolvimento da leitura e escrita no momento da alfabetização infantil
	somente as escolas que oferecem o profissional psicomotricista poderão ter este apoio para alfabetização e letramento de suas crianças
Certa	 atividades de psicomotoras oferecidas pelo professor alfabetizador contribuem para o desenvolvimento da escrita do educando , e devem fazer parte do cotidiano escolar, em todos os anos iniciais do ensino fundamental
A partir dos estudos de Jean Piaget, Emília Ferreiro desenvolveu uma pesquisa na qual observou a escrita de crianças. Suas observações são trazidas para o universo da alfabetização sob o nome de Construtivismo. Podemos dizer que NÃO faz parte dos pressupostos teóricos desse tipo de construtivismo:
	Considerar a alfabetização como a associação rigorosa entre a aprendizagem da leitura e da escrita e a aquisição única da habilidade psicomotora.
	Condenar a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
	Desafiar a criança a superar a lógica que utiliza na elaboração da lógica usada para escrever e adotar uma lógica cada vez mais sofisticada até chegar na hipótese alfabética e ortográfica.
	Desenvolver práticas pedagógicas sob medida para cada degrau de amadurecimento intelectual da criança: as crianças constroem o próprio conhecimento e o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Certa	Acreditar que aprender a escrever, assim como aprender a somar, é ensinado: esse não seria um saber construído.
Das atividades abaixo, qual contempla a proposta de alfabetização como prática de letramento nos dias atuais para crianças na educação infantil? Marque a resposta correta.
	Exercícios mimeografados para treinar habilidades viso-motoras que são fundamentais para a construção da escrita, como por exemplo: respeitar o limite entre duas linhas seguindo um zigue-zague.
	Cópia dos meses do ano numa folha e memorização da ordem em que eles aparecem no calendário.
Certa	Classificação dos produtos apresentados no encarte do jornal em produtos de limpeza, de higiene pessoal, de alimentos não perecíveis e perecíveis após análise dos rótulos.
	Escrita em caderno de caligrafia para se obter bom controle psicomotor fino e uma letra manuscrita legível.
	Cópia das vogais no caderno de atividades para casa.
Em se tratando da perspectiva sócio-interacionista como concepção de conhecimento que fundamenta a prática de alfabetização, quais são os problemas em se utilizar a cartilha no processo de alfabetização de crianças?
Resposta: A cartilha oferece conteúdos prontos que são reproduzidos,copiados, o que impede a aprendizagem contextualizada da leitura e da escrita e ainda não considera a história e a cultura próprias de cada aluno, o aluno é passivo e não contribui para o seu processo de construção do conhecimento, ao contrário da proposta sócio-interacionista que aponta a leitura e a escrita como práticas discursivas, incluídas no contexto sócio-cultural do aluno, o que efetiva a ação educativa tornando essas crianças, autoras da sua própria história e conhecimento. A cartilha "engessa" o processo de ensino aprendizagem porque limita a criatividade,o envolvimento com o conteúdo e a leitura não têm grande significação, já que não está associada à escrita, e portanto não envolve uma relação cooperativa entre emissor e receptor.
Gabarito: A cartilha apresenta a língua de modo que o aluno não adquire conhecimento e nem consegue desenvolver habilidades de leitura e escrita. Isso acontece porqueo aluno alfabetizado pela cartilha não é exposto a diversos tipos de texto e assim não aprende que a língua é uma forma de expressão do pensamento e com a cartilha, esse objetivo é perdido de vista. Utilizando a cartilha, o aluno não é capaz de compreender que a atividade de escrita envolve meta e planejamento por parte de quem escreve. O método da cartilha não permite que o aluno perceba que ler e escrever são produtos de um processo e o resultado desse processo é um texto, uma unidade significativa para o aluno. Além disso, ler e escrever envolvem uma relação cooperativa emissor e receptor, ou seja, há transmissão de intenções e conteúdos.
Carmem se matriculou para o curso de Farmácia e ao preencher o questionário sociocultural, ficou enquadrada no nível de alfabetismo pleno. Das características abaixo, qual opção se refere ao alfabetismo pleno?
Certa	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
Ao trabalhar textos com crianças não-alfabetizadas, uma importante atividade desenvolvida é a atividade de pré-leitura. Explique o que é essa atividade e exemplifique como ela pode ser utilizada.
Resposta: A pré-leitura idenfitica os conhecimentos prévios da crianças e apresenta características iniciais do texto a ser trabalhado, como o gênero textual, informações sobre o autor, personagens, título, etc...para que a partir daí a atividade da leitura seja compreendida e contextualizada pela criança. Trabalhando com um obra literária(fábulas por exemplo) pode-se apresentar à criança o conceito de fábula, a vida do autor e suas obras, colher informações prévias sobre experiência de ter ouvido alguma fábula anteriormente, se têm animais de estimação, se eles podem falar,etc. Após essas informações (a pré-leitura) será gerado um ambiente alfabetizador que vai contemplar a participação de todos e promover uma atividade prazerosa, lúdica e criativa, que é a leitura.
Gabarito: Na atividade de pré-leitura, acredita-se que quanto mais o leitor souber sobre o gênero e o autor do texto lido, mais informações ele terá para interpretar a obra. Assim, é importante resgatar os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre o gênero, o autor e o texto. Podem-se trabalhar os objetivos da leitura, pois há uma grande variedade de textos que oferecem informações diferenciadas. Uma atividade de pré-leitura desenvolve na criança, por exemplo, a estratégia de leitura da antecipação, a checagem de hipóteses, a possibilidade de comparação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes