Buscar

AV PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
 (UFF/2007). Considerando a teoria piagetiana, explique como o desenvolvimento e a aprendizagem podem ser articulados em face do contexto escolar.
Gabarito: Para Piaget, aprendizagem e desenvolvimento não se confundem. O autor entende o desenvolvimento como um processo de equilibrações sucessivas no qual as crianças constróem as noções fundamentais do conhecimento lógico, tais como tempo, espaço, objeto e causalidade. Partiu da concepção de que o desenvolvimento é um processo contínuo de trocas entre o sujeito e o meio ambiente caracterizado por períodos distintos, a saber: o sensório motor, o pré-operatório, o operacional concreto e o operatório formal, enquanto a aprendizagem é um processo causado por situações específicas (como a frequência à escola) e subordinado à equilibração e à maturação.
Ana tem 4 anos e ainda não sabe compartilhar seus brinquedos. Suas brincadeiras sempre terminam em confusões e pequenas agressões. Isso porque ela se recusa a emprestar seus pertences e se irrita quando outra criança o utiliza. Seus pais estão com dificuldades para ensiná-la sobre as normas de relações sociais. Como eles poderiam empregar os conceitos do Behaviorismo para condicionar o comportamento da filha de modo a diminuir seu egocentrismo?
Gabarito: Indicadores: condicionamento operante; estímulos, reforço positivo.
Muitas vezes em nosso dia a dia, utilizamos expressões como: "Fulano está com ego lá em cima" sem conhecer o verdadeiro significado da palavra ego,estudado pela Psicologia Científica. Convivemos com conhecimentos acumulados no nosso cotidiano pelo senso comum , que nem sempre são válidos, pois o senso comum não adota os critérios da Psicologia Científica.
Assinale a alternativa que se refere apenas as características do Senso Comum:
I- Caráter Acrítico
II- Caráter Subjetivo 
III-Caráter Sistemático
IV-Caráter Superficial
(F) I e II
(F) II e III
(V) I, II e IV
(F) I, II, III, IV
(F) I, III e IV
A avaliação é um instrumento determinante na educação. Em alguns casos pode ser uma das causas do fracasso escolar. Na proposta construtivista de educação, ela deve ser feita:
	como o principal objetivo do processo de aprendizagem do aluno.
	tendo como meta principal aprovar ou reprovar o aluno.
	para julgar, determinar e calcular
	levando a uma associação livre
Certa	representando um reflexo da forma como os conteúdos são construídos
Quando convidado para o cargo de secretário de Educação da Bahia, Eraldo Tinoco já tinha um projeto ambicioso: aplicar a toda a rede pública o método de construção da inteligência do educador romeno Reuven Feuerstein, que conhecera por meio de uma reportagem publicada em ISTOÉ ("Deixe-me pensar", edição 1496, de junho de 1998). A máxima de que todas as pessoas, em todas as idades, podem aprender e a crença de que o cérebro é modificável difundidas pelo professor lhe pareceram a solução para melhorar os resultados escolares de um dos Estados mais ricos do Nordeste.
Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/30943_DIREITO+A+INTELIGENCIA
A proposta desenvolvida pelo Professor Feuerstein, NĀO está de acordo com a concepçāo de desenvolvimento:
Certa	 Inatista.
Interacionista.
Construtivista.	
Ambientalista.
Sociointeracionista.
Sobre o papel do brincar no desenvolvimento do psiquismo na Psicologia Histórico-Cultural, é INCORRETO dizer que:
Certa	o brincar na criança pequena consiste em uma atividade plenamente espontânea, na qual ela atua de modo insubordinado às regras da realidade.
	a linguagem atua como elemento organizador da brincadeira de faz-de-conta, permitindo à criança construir diferentes cenários e planos imaginativos.
	o contexto do brincar constitui a zona de desenvolvimento proximal por excelência da infância.
	as ações de faz-de-conta implicam um predomínio do campo do significado sobre o da percepção, promovendo a internalização dos processos psicológicos superiores.
brincar favorece a emergência de processos psicológicos superiores importantes ao processo de escolarização, como a elaboração conceitual, que exige o domínio das formas culturais de representação da realidade.
Segundo a teoria do behaviorismo, a combinação entre as formas de medir o desempenho dos alunos e outros fatores presentes no ambiente determinam a forma como se dá o processo de aprendizado. Os professores podem usar esta teoria em sala de aula para treinar os alunos a exibirem comportamentos positivos e para ensiná-los quando não estão se comportando de forma adequada. Abaixo estão algumas dicas para os professores EXCETO:
	Dê ao aluno uma lista de resultados observáveis e mensuráveis, para que ele possa entender o objetivo da lição que você quer ensinar e da tarefa que lhe foi dada.
	Se o aluno não estiver preparado para a aula, desconte pontos de participação.
	Faça com que o horário de aula comece da forma certa, assim a pontualidade será reforçada.
Certa	O acompanhamento deve ser sempre individualizado e programado, nunca coletivo.
	Faça um elogio ou recompense seu aluno sempre que fizer o dever de casa.
A teoria da Gestalt tem como ponto inicial e principal objeto a percepção. De acordo com os gestaltistas, o processo da percepção encontra-se entre os estímulos fornecidos pelo meio e a resposta do indivíduo. Destarte, o que é percebido pelo indivíduo e como é percebido são importantes elementos para que se possa compreender o comportamento humano. Assim como para o Behaviorismo, a Gestalt entende a Psicologia como uma ciência que estuda o comportamento humano.
Analise as afirmativas sobre a psicologia da Gestalt e considere V para verdadeiro e F para falso assinalando a opção que apresenta a sequencia encontrada.
1. Percepção é a forma pela qual o indivíduo interpreta os estímulos do meio ambiente, por meio das suas vivências e necessidades.
2. A relação figura-fundo demonstra o quanto a relação perceptiva vai depender do ângulo e do conhecimento anteriormente adquirido.
3. Fechamento, proximidade, e afastamento são princípios da Gestalt e estão envolvidos na formação das imagens mentais.
4. O conceito de insight é definido como um evento afetivo no qual a relação e a ligação de eventos psicológicos conferem forma à figura e fazem com que o sujeito compreenda a figura formada.
5. Nossa percepção não se dá por pontos isolados, mas sim, por uma visão do todo. Então, funda-se na ideia de que o todo é mais do que a soma das partes.
	F-F-V-V-F
Certa	V-V-F-F-V
	 V-F-V-F-V
	 V-V-F-V-V
	V-V-V-F-V
A abordagem cognitivista indica que aprendemos os conceitos abstraindo-os da nossa experiência, portanto, a prática pedagógica deverá:
	estimular a aprendizagem sem associações aos conteúdos da estrutura cognitiva.
	facilitar a armazenagem arbitrária
Certa	favorecer que a nova informação se ligue às concepções prévias do aprendiz.
	impor a aprendizagem mecânica
	exigir a memorização da informação através do uso de técnicas.
Sobre o conceito de não-diretividade de Carl Rogers, analise as afirmativas:
I. A definição de não-diretividade passa pela constatação de que o indivíduo tem dentro de si amplos recursos para autocompreensão, para alterar seu autoconceito, suas atitudes e seu comportamento autodirigido.
II. Rogers acredita na autonomia e nas capacidades de uma pessoa, no seu direito de escolher qual a direção a tomar no seu comportamento e sua responsabilidade pelo mesmo.
III. Na acepção de Rogers, a finalidade da não-diretividade no processo de aprendizagem é que o professor interfira diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.
São verdadeiras:
Certa	(F) I e III
Certa	(F) II e III
Certa	(V) I e II
Certa	(F) Apenas o II
Certa	(F) I, II e III

Outros materiais

Outros materiais