Buscar

AV PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I

Prévia do material em texto

AV PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I – JUNHO 2015
Na idade média a sociedade era composta por camponeses e servos, nobres e pelo clero, embora houvesse uma proporção desigual de representantes em cada segmento social. Esta estratificação social predominou até o século XV. Pode-se afirmar que naquela época a estratificação social apresentava, como maioria de representantes
	Os senhores feudais.
	A Igreja.
	Os nobres.
	O papa e os bispos.
Certa	Os camponeses e os servos.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), onde deve ocorrer a formação do professor?
	A formação de professores deve ocorrer em nível superior: em cursos de bacharelado, que sejam organizados por qualquer instituição de ensino superior.
	A formação de professores deve ocorrer em nível de pós-médio: em cursos que sejam desenvolvidos após o ensino médio em qualquer instituição de ensino.
A formação de professores deve ocorrer em nível médio: em cursos normais que possibilitem a formação de educadores do ensino fundamental.
Certa	A formação de professores deve ocorrer em nível superior: em cursos de licenciatura, de graduação pena, em Universidades e Institutos Superiores de Educação.
	A formação de professores deve ocorrer em nível médio: em cursos realizados por escolas técnicas que formem profissionais de educação para o mercado de trabalho.
O conhecimento e compreensão das normas da ABNT para realização de um trabalho acadêmico contribui para que o estudante produza um texto com mais qualidade.
Uma das normas especificadas pela ABNT é como fazer citações. Analise o exemplo de citação abaixo e responda.
Para Barros e Lehfeld (2000, p. 107): As citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação. O que citar? Componentes relevantes para descrição, explicação ou exposições temáticas. Para que citar? Para o investigador refutar ou aceitar o raciocínio e exposição de um autor suporte [...]. 
	Esta citação é um exemplo de citação indireta (paráfrase).
Certa	Esta citação é um exemplo de citação em destaque (direta longa).
	Esta citação é um exemplo de epígrafe.
	Esta citação é um exemplo de citação da citação.
	Esta citação é um exemplo de citação no corpo do parágrafo (direta curta).
Durante o Regime Militar foram assinados convênios através dos quais o MEC entregou a reorganização do sistema educacional brasileiro aos técnicos da AID (Agency International Development) - Acordos MEC-USAID que situaram o problema educacional na estrutura geral de dominação Norte Americana. A comissão responsável pelas Reformas que se seguiram aos acordos era a Comissão Meira Matos, que teve dupla função: a) atuar como interventora nos focos de agitação estudantil e b) propor medidas de reforma, apresentando um relatório que só reforçou as propostas dos Acordos MEC-USAID. Nessa mesma época, surgiu outro relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, que apresentou um anteprojeto que se transformou na Lei: __________.
	4.024/61- que não mudou substancialmente a orientação do Substitutivo Lacerda. Em essência, permaneceram, como fundamentos da Lei: os "direitos da família" e a igualdade de direitos das escolas privadas e públicas.
	9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	5.692/71 - que reformulou as normas e o funcionamento do 1o e 2o Graus - atual Ensino Fundamental e Médio.
Certa	5.540/68 - que fixou as normas para a organização e funcionamento do Ensino Superior.
	5.537/68 - que criou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Segundo o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova (1932) a finalidade da educação se define de acordo com a filosofia de cada época. A nova educação deveria ser uma reação contra a educação tradicional (verbalista e enciclopédica). A sociedade estava mudando do modelo agrícola para o capitalismo industrial e a escola deveria atender esse novo cenário econômico. O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova reivindica uma ação firme do Estado, no sentido de assegurar educação: I - Pública (dever do Estado); II - Gratuita (direito de todos); III - Laica (sem ensino religioso obrigatório aos alunos); IV - Obrigatória (7 a 15 anos) e coeducativa (meninos e meninas na mesma escola).
	Somente o item IV está correto.
	Estão corretos os itens I, II e III.
	Estão corretos os itens I e II.
Certa	Estão corretos os itens I, II, III e IV.
	Somente o item I está correto.
São características de um professor pesquisador e reflexivo: I - A problematização da prática pedagógica. II - A compreensão crítica da realidade educacional. III - A compreensão de que a prática pedagógica é neutra e objetiva. Assinale a alternativa correta:
Certa	os enunciados I e II são verdadeiros
II e III são verdadeiros
I e III são verdadeiros
I e III são falsos
I e II são falsos
A formação de um profissional de educação é organizada a partir de diferentes fundamentos teórico-metodológicos que ampliam a qualificação do professor para qualquer nível de ensino. Partindo desse pressuposto entendemos que a formação docente deve contemplar as dimensões Ético-política, Político-pedagógica, Epistemológica e Estético-cultural.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e depois marque a ordem correta da numeração.
1 - Dimensão Ético-política.
2 - Dimensão Político-pedagógica.
3 - Dimensão Epistemológica.
4 - Dimensão Estético-cultural
( ) É a dimensão associada a concepção da prática pedagógica como um processo aberto à construção de uma interpretação ampla, acolhedor das diferenças e promotor de relações humanas fundadas no respeito e na tolerância.
( ) É a dimensão associada a formação do pensar, refletir, analisar e discutir as diversas e novas formas de compreensão da realidade, como possibilidade efetiva de construção de um novo homem e de uma nova sociedade.
( ) É a dimensão associada a formação da capacidade do educador assumir uma postura crítica e coerente com os princípios norteadores da sua prática, na busca constante de formulação de mecanismos de democratização das relações e dos espaços sociais.
( ) É a dimensão que está associada ao fazer da prática pedagógica um objeto constante de investigação, enfrentando os desafios do cotidiano escolar e não escolar, com vistas a alcançar novas formas de compreensão do real.
A numeração CORRETA é:
	3, 2, 1 e 4.
	1, 2, 3 e 4.
Certa	4, 1, 2 e 3.
	2, 3, 4 e 1.
	2, 4, 1 e 3.
As reflexões e os debates teórico-práticos problematizados nos encontros-aula da disciplina PPE I, no Curso de Pedagogia, compreendem:
Certa	Ressignificar saberes sobre a prática da Pesquisa em Educação e a sua contribuição curricular para desnaturalizar a ideia de senso comum e promover desejos e fazeres a partir do conhecimento científico.
	Formar o pedagogo na visão tecnicista e limitada na perspectiva da pesquisa, reforçando a reprodução ideológica do sistema dominante.
	Formar pedagogo competente para ministrar aulas sobre a Pesquisa em Educação/Conhecimento Científico no ensino médio.
	Contribuir para uma ação docente eficaz e liberal, pois não é importante uma atitude reflexiva e investigativa.
	Ampliar as ideias reflexivas sobre a Pesquisa em Educação e relacioná-las a uma concepção de Educação Positivista.
Ao estudarmos a história da universidade, sua missão e o processo de formação de educadores percebemos que a pesquisa é incorporada como um dos elementos norteadores do processo de formação docente, associando-se ao ensino e à extensão. Sabemos que abordar sobre a ação de pesquisar é refletir sobre a relação teoria e prática presente em todo o processo ensino-aprendizagem, assim como a necessidade de problematização do fazer pedagógico. Partindo desses pressupostos explique por que a relação existente entre o binômio teoria e prática é considerada indissociável.
Resposta: A teoria enquanto conhecimento científico pode nortear a prática educativa, ou seja, a teoria trabalha o pensamento , a reflexão,a análise e a investigação e a partir daí o indivíduo pode traduzir esse conhecimento em atividades práticas e ações que vão promover a construção do seu conhecimento e a transformação do contexto sócio cultural. Assim, o pensar vai desencadear o agir, fazendo com que teoria e prática sejam indissociáveis. O conhecimento teórico vai fornecer bases sólidas para questionar as práticas nos processos de ensino aprendizagem tanto de quem ensina, como de quem aprende.
Gabarito: O aluno deverá discutir a relação entre o pensar e o agir.
A compreensão de como estudar e produzir um bom texto deve fazer parte de todo o processo de formação humana, seja na educação básica ou no ensino superior. Pensando nesta ideia, e associando aos conteúdos desenvolvidos em aula, explique a frase abaixo: ¿Quem lê tem ideias. Quem lê mais tem mais ideias. Quem não lê tem más ideias?¿
Resposta: A leitura nos dá a oportunidade de um conhecimento mais amplo do mundos, das pessoas, das sociedades,etc e nos proporciona uma visão crítica, analítica ,investigativa e interpretativa dos conteúdos, tirando-nos da superficialidade, e acriticidade do senso comum. A leitura constitui-se como elemento que vai enriquecer as formas de escrever e traduzir as mais variadas impressões sobre as coisas. Além disso pode incrementar a aquisição de vocabulário e a utilização da linguagem formal e regras gramaticais nas construções textuais. Más idéias, pode ser trazido, como a limitação da capacidade de transmitir as idéias através da escrita,ou seja, a pessoa que não lê, encontra grande dificuldade para construir conteúdos, em forma de textos, assim o processo de construção da escrita fica prejudicado.
Gabarito: O aluno deverá explicar com as próprias palavras sua compreensão sobre o assunto tendo por base os conteúdos trabalhados em aula.

Outros materiais