Buscar

Gestao da Cadeia de Suprimentos AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0189_AV_201002253691 » GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201002253691 - FELIPE CARMO DA PAIXAO
	Professor:
	JOSE LUIZ TERRA CUNHA
	Turma: 9008/AD
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 1        Data: 23/06/2015 20:27:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201002437413)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um ciclo de Atividades se constitui numa das funções gerais da Logística. Como se define o Ciclo de Atividade SUPRIMENTOS ?
		
	
Resposta: É o ciclo que inclui todos os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorre sem atrasos, envolve toda a operação de aquisição, controle, armazenagem dos insumos e materiais que serão a matéria prima que irao atender seu cliente interno LOGISTICA DE PRODUÇÃO.
	
Gabarito: Significa o planejamento, direção, controle e coordenação de todas aquelas atividades ligadas às aquisições de materiais e estoques. Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo. Ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante) e inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista). Esse ciclo é acionado pelos pedidos dos clientes, pelos pedidos de reabastecimento de um varejista ou pela previsão de demanda dos clientes e pela disponibilidade atual de produtos nos depósitos de produtos acabados do fabricante. Os processos envolvidos nesse ciclo são os seguintes, segundo o autor Meindl (2006):
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002546767)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	4. Uma cadeia de suprimentos é formada tipicamente por:
		
	
	d) Fornecedores de matéria-prima, indústria principal, centro de distribuição, marketing, atacadista, varejista e consumidor final.
	
	c)  Governo, fornecedores de matéria-prima, indústria principal, marketing e consumidor final.
	 
	b) Fornecedores de matéria-prima, indústria principal, atacadista, distribuidores, varejistas e consumidor final.
	
	e) Indústria principal, atacadistas, distribuidores, varejistas e consumidor final.
	
	a)   Governo, fornecedores de matéria-prima, indústria principal e consumidor final.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002418245)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo SUPRIMENTOS?
		
	
	O objetivo deste ciclo é restaurar os estoques dos varejistas a um custo mínimo e oferecer simultaneamente a disponibilidade de produtos necessários ao cliente;
	
	Tem como principal objetivo estabelecer e manter um fluxo econômico de materiais e estoque em processo para dar apoio às programações de produção;
	 
	Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo;
	
	Preocupa-se principalmente com bens acabados ou semi-acabados, ou seja, com mercadorias que a empresa disponibiliza para vender e que não planeja executar processamento posteriores;
	
	A movimentação e a armazenagem de produtos, materiais, componentes e peças semiacabadas entre instalações da empresa representam a responsabilidade operacional deste ciclo;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002901061)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A principal unidade de análise da Logística é o ciclo de atividades. A análise da integração logística em termos de ciclos de atividades fornece uma perspectiva básica da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas para a criação de um sistema operacional.
Com relação ao ciclo de atividades de Produção, podemos afirmar que ele:
		
	
	ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante.
	
	ocorre na interface entre o cliente e o varejista.
	 
	ocorre na interface entre o fabricante e o fornecedor.
	 
	ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante).
	
	ocorre na interface entre o cliente e o fornecedor.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002454821)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ocorre na interface entre o fabricante e o fornecedor e inclui todos os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorre sem atrasos. Qual a denominação deste ciclo ?
		
	 
	Distribuição
	
	Estoques
	
	Transportes
	
	Produção
	 
	Suprimentos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002418255)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela que está relacionada com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM.
		
	
	O seu objetivo básico é obter uma rotatividade máxima satisfazendo, ao mesmo tempo, os compromissos com o cliente;
	
	É decisiva para uma comunicação rápida e precisa nos processos logísticos;
	 
	Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias;
	
	Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar os materiais e produtos;
	
	É a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002512175)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O programa computacional que integra todos os processos de uma empresa tem como sigla:
		
	
	MRP
	
	MRPII
	
	WMS
	 
	ERP
	
	EDI
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002438682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foram identificados requisitos e atributos que trazem impactos na eficiência pelo uso da TI na Cadeia de Suprimentos. Indique qual requisito ou atributo que está definido no texto abaixo: As empresas conseguem simplificar seus processos decisórios, mantendo maior intercâmbio de informações entre os parceiros da cadeia e facilitando as atividades de planejamento e controle da produção.
		
	
	Velocidade
	 
	Integração
	
	Competitividade
	
	Disponibilidade
	
	Coordenação Interorganizacional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002514231)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Os centros de distribuição se relacionam com diversas áreas da empresa. Essas áreas possuem objetivos diferentes com relação aos Centros de distribuição e cabe a empresa definir a melhor estratégia de acordo com seus objetivos e missões. Cite duas dessas áreas e comente quais são seus objetivos com relação aos Centros de Distribuição.
		
	
Resposta: controle de estoque : controlar a rotatividade dos estoques nos centros de distribuição evitando que ela possa atender a demanda e evitando também uma super lotação do mesmo. controle de transportes : controlar a movimentação das mercadorias e disponibilizar informação de mercadorias em transporte.
	
Gabarito: As áreas de Marketing e vendas estão interessadas no pronto atendimento ao cliente, para não acarretar perda de vendas; A área financeira deseja que o estoque seja o menor possível, pois o mesmo é dinheiro parado, que poderia estar gerando lucro para a empresa se tivesse aplicado no mercado financeiro, por exemplo. Logística prestar serviços de entrega com rapidez e qualidade aos clientes., aumentando-se, com isso, o nível de serviço garantindo assim a fidelidade do mesmo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): As áreas de Marketing e Vendas estão interessadas no pronto atendimento ao cliente, para não acarretar perda de vendas; A área Financeiradeseja que o estoque seja o menor possível, pois o mesmo é dinheiro parado, que poderia estar gerando lucro para a empresa se tivesse aplicado no mercado financeiro, por exemplo. Logística prestar serviços de entrega com rapidez e qualidade aos clientes., aumentando-se, com isso, o nível de serviço ao Cliente, garantindo assim a fidelidade do mesmo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002438474)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do VMI ¿ Vendor Management Inventory?
		
	
	O fornecedor toma as decisões sobre o nível de estoques mais indicado para cada um dos produtos, respeitando no entanto os limites previamente estabelecidos, assim como as políticas de estoques apropriadas para manter estes níveis;
	 
	Esse sistema automatiza o processo de compras, dá suporte ao reabastecimento de estoque automático e próxima à relação entre compradores e os fornecedores;
	
	É uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica nas operações automatizadas;
	 
	O sistema de gestão de armazém rastreia e controla o movimento do inventário dentro do depósito. Facilitando o registro, planejamento e o controle dos processos do depósito;
	
	Pode ser definida como o movimento eletrônico de documentos padrão de negócio entre, ou dentro, de empresas;

Outros materiais