Buscar

Evolução da Administração como ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Ciências Humanas e sociais
O aperfeiçoamento da Administração
Disciplina: Fundamentos de Administração e Modelos de Gestão 
Dissertação sobre o artigo “A evolução da ciência chamada Administração”, orientada pelo Professor: Ricardo Thielmann 
Nome do Aluno: Eduardo Filipe S. Neves
Curso: Ciências Contábeis
Volta Redonda, Março de 201
O aperfeiçoamento da Administração
A ciência por detrás do planejamento, organização, direção e controle das organizações em toda história da humanidade, sofreu transformações e incrementos para alcançar o grau de importância, cientificidade e aplicação nos dias de hoje. No artigo “A Evolução de uma Ciência chamada Administração” (FERREIRA, F.), encontramos a construção de uma ciência, no sentido teórico e prático.
Administrar é essencial para o ser humano, dado os recursos naturais e humanos limitados e muitas das vezes escassos. A respeito de como administrar inúmeros autores no decorrer da história deram suas contribuições, desde os filósofos da antiguidade, quanto os modernos da indústria. O serviço de gerir nasce para garantir que o objetivo das organizações seja alcançado.
Administração é uma ciência humana por excelência, mas que teve profunda influência de estudiosos de todos os ramos, principalmente da Engenharia, Economia, Sociologia e Psicologia. Contudo a ciência ganhou escopo e envergadura com o desdobramento da Revolução industrial, e daí muitos autores tecerão teorias e técnicas, em escala revolucionaria, contribuindo para a formação da ciência e dos novos paradigmas da sociedade.
O crescimento das empresas, da população humana, e do nível consumo, consequentes da Grande Revolução, impulsionou gênios precursores como Henry Ford, a implantarem novas formas de produção e administração da fábrica. Todavia, como o terreno de atuação da administração é instável e metamórfico, a forma de produzir não podia somente ser quantitativa, mas também qualitativa, no que tange o produto e os produtores, sendo eles humanos, maquinas e patrões, todos sofreram adaptações de diferentes formas em determinados locais, destacando a importância dos estudos de comportamento e relacionamento humano e controle de qualidade e produção.
Em suma, reiteramos os princípios da Administração: planejamento, organização, direção e controle, pois sem a aplicação deles a sociedade contemporânea não estaria no alto grau de produção e consumo sem por tanto tempo. Qualquer associação de pessoas com um objetivo em comum, em qualquer momento da história, só obteve êxito com algum grau de administração, portanto todo o conhecimento, normas, meios, técnicas e tecnologias advindas para o benefício e aperfeiçoamento das entidades constituídas de componentes naturais e artificiais, empregados para alguma ou várias finalidade: integra a Ciência chamada Administração.

Outros materiais