Atividade 02 - geografia
6 pág.

Atividade 02 - geografia


DisciplinaPrática Pedagóg em Geografia 117 materiais51 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Atividade 02 \u2013 geografia
PERGUNTA 1
O filme \u201cO Quarto de Jack (Room, 2015, EUA) conta a história de uma mãe Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay). Ela foi aprisionada por um sequestrador em um quarto e deu à luz Jack, um garoto que viveu com ela no cativeiro até seus oito anos de idade.  Depois de libertado, Jack passa a ter contato com outras crianças e conhecer outros lugares. Um dia por vontade própria ele resolve visitar o quarto onde nasceu e viveu os primeiros anos de sua vida. Ele se surpreende por achar que o lugar é bem menor do que ele se lembrava.  
A sensação que Jack tem explica uma relação importante presente em um conceito estudado na Geografia e que nos ajuda a entender a nossa percepção e relação com o espaço. Assinale a questão que corresponde a esse conceito.
	
	a.
	O espaço é uma construção mental ativada pelos sentidos e pelo contato do homem com aquilo que o cerca. Não há um entendimento universal do espaço, sua concepção é meramente uma abstração.
	
	b.
	A noção espacial deve nasce com a relação entre o espaço tridimensional exposto nos mapas em globos e os espaços bidimensionais apresentados em mapas planos. Como vivia no quarto, Jack tinha apenas a visão bidimensional do mundo.
	
	c.
	O espaço é uma construção que precisa ser iniciada a partir da relação das diferenças entre o espaço fechado e o espaço aberto. Essas relações formam noções subjetivas, de diferentes pontos de vista.
	
	d.
	A noção espacial é relativa, as pessoas enxergam o mundo que as cerca baseado em suas próprias experiências pessoais. Isso explica a relação que, por exemplo, os esquimós têm com a cor branca.
	
	e.
	A nossa noção espacial é visual. Pois está relacionada ao mundo como o vemos. Por essa razão pessoas que são cegas de nascimento jamais conseguirão desenvolver uma noção espacial. 
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
A imagem abaixo apresenta um trabalho realizado por estudantes para a disciplina de geografia em uma sala do ensino fundamental. Nela, identificamos um mapa tátil do Brasil. Podemos considerar como correta a afirmação:
 Fonte: http://www.diariodeourinhos.com.br/noticia.asp?codnot=12483
	
	a.
	Mapas táteis são recursos educativos de grande eficiência na aprendizagem, mas as maquetes não tem a mesma função e são desnecessárias.
	
	b.
	Mapas táteis são recursos pedagógicos necessários somente quando a escola possui um estudante com deficiência visual na sala de aula. 
	
	c.
	Os mapas táteis não podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva, pois não contribuem para o aprendizado do estudante com deficiência visual.
	
	d.
	Os mapas táteis possuem uma dupla função, pois constituem um recurso educativo e ajudam no aprendizado de estudantes com deficiência visual. 
	
	e.
	A produção de mapas táteis na escola é uma questão apenas de ludicidade, pois não contribuem de forma efetiva no ensino e aprendizagem de geografia. 
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Leia a Música \u201cAquarela Brasileira\u201d, de Martinho da Vila:
Vejam essa maravilha de cenário:
É um episódio relicário,
Que o artista, num sonho genia
lEscolheu para este carnaval.
E o asfalto como passarela
Será a tela do Brasil em forma de aquarela.
Passeando pelas cercanias do Amazonas
Conheci vastos seringais
.No Pará, a ilha de Marajó
E a velha cabana do Timbó.
Caminhando ainda um pouco mais
Deparei com lindos coqueirais.
Estava no Ceará, terra de irapuã,
De Iracema e Tupã
Fiquei radiante de alegria
Quando cheguei na Bahia...
Bahia de Castro Alves,do acarajé,
Das noites de magia do Candomblé.
Depois de atravessar as matas do Ipu
Assisti em Pernambuco
A festa do frevo e do maracatu.
Brasília tem o seu destaque
Na arte, na beleza, arquitetura.
Feitiço de garoa pela serra!
São Paulo engrandece a nossa terra!
Do leste, por todo o Centro-Oeste,
Tudo é belo e tem lindo matiz.
No Rio dos sambas e batucadas
,Dos malandros e mulatas
De requebros febris.
Brasil, essas nossas verdes matas,
Cachoeiras e cascatas de colorido sutil
E este lindo céu azul de anil
Emoldura em aquarela o meu Brasil.
Considerando que essa letra foi samba-enredo da escola Império Serrano, em 1964, observe as seguintes afirmações sobre as possibilidades de trabalho pedagógico em Geografia com essa letra:
I \u2013 A letra trabalha com alguns dos regionalismos encontrados nos estados brasileiros;
II \u2013 É possível verificar que não são apresentados biomas brasileiros e nem descrições sobre o o clima brasileiro;
III \u2013 Existem elementos culturais, literários e históricos na caracterização das regiões brasileiras expressa pela letra da canção;
IV \u2013 O fato de se tratar de um samba também agrega um elemento cultural brasileiro a mais à canção.
São corretas as afirmações:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	Apenas I.
	
	d.
	I, II, III e IV.
	
	e.
	I, III e IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
A atividade abaixo foi realizada na Emei da Vila Floresta em Porto Alegre/RS. Tudo começou com a da leitura do livro: "Viviana Rainha do Pijama" do autor Stewe Web, em que a personagem resolve convidar diversos animais do mundo para uma \u2018festa do pijama\u2019. Em seguida, foi pedido a cada criança que desenhasse um mapa individual e colassem a sua parte em um grande mapa do mundo gigante que estava sendo montado no chão da sala.
 Fonte: http://emeifloresta.blogspot.com.br/2015_06_01_archive.html
Após a montagem do mapa as crianças foram estimuladas a andar sobre o mapa e encontrar o \u201cendereço\u201d de cada um dos animais convidados pela personagem do livro de Web. Que princípio da alfabetização cartográfica foi utilizado aqui: 
	
	a.
	Com o desenho do mapa o estudante memoriza com mais facilidade os contornos dos países e a posição que eles ocupam no mundo. 
	
	b.
	Na geografia, já se comprovou a ineficiência do processo lúdico. Como se diz modelos complexos não têm processos simples de aprendizado, por isso a alfabetização cartográfica é um processo sério e nunca pode promover estudos como o proposto nesse exercício.
	
	c.
	O exercício propõe com base em propostas concretas que a criança organize suas noções espaciais interagindo de maneira espontânea possibilitando uma interpretação dos sinais gráficos que representam os mapas , potencializando a interpretação .
	
	d.
	O exercício reforça a fixação de conceitos por meio da repetição das atividades sequenciadas. Primeiro ela faz o desenho, depois participa da a montagem do mapa e, por fim, a localização dos animais ajuda os estudantes a memorizar a relação nome do país e mapa.
	
	e.
	O estudante começa a entender a relação que existe entre os países e suas particularidades a partir da observação do mapa. É nesse ponto que ele começa a entender conceitos complexos da geografia.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Levar os estudantes para conhecer um lugar pode ser uma forma de trabalhar com os espaços de vivência. Observe o mapa acima da cidade da criança, nele há de uma indicação que mostra a localização atual: \u201cvocê está aqui\u201d e enumera os diversos locais a serrem visitados. Um exercício importante para se realizar com crianças e ensiná-las a identificar os pontos no mapa com relação ao lugar onde estão. Esse exercício possibilita que os estudantes de geografia: 
	
	a.
	Entendam as relações de escala observando a proporção do mapa em relação ao tamanho do parque.
	
	b.
	Entendam que um mapa tem a função de representar a superfície de um local.
	
	c.
	Mapeia as prioridades de maneira cronológica seguindo a numeração da ilustração.
	
	d.
	Determinem as prioridades e organizem a sua visita com base em um mapa.
	
	e.
	Voltem ao ponto de encontro no caso de se perderem da excursão. 
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
Na foto vemos, crianças brincando de caça ao tesouro. O professor esconde prêmios para os estudantes em um parque ou no pátio da escola. Em seguida desenha mapas simples com lugares indicando o trajeto para onde as prendas estão escondidas. Além de ser uma