Buscar

AV1 Treinamento e Desenvolvimento 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0565_AV_201408456877 » TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201408456877 - PAULO ALEXANDRE DE SOUZA BATISTA
	Professor:
	MARCIA CORDEIRO PINHEIRO
	Turma: 9016/AG
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 23/06/2015 09:26:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201409152357)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os subsistemas são as áreas da ARH que operam coletivamente para o alcance dos resultados da organização no tocante aos seus recursos humanos. Qual o subsistema da ARH responsável por preparar e capacitar funcionários?
		
	
	O setor de benefícios
	
	Cargos e salários
	 
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	Recrutamento e seleção
	
	O setor de avaliação de desempenho
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408545583)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das responsabilidades macro do subsistema de T&D é:
		
	 
	Gerir os processos que envolvam a qualificação, o aperfeiçoamento e a atualização do quadro funcional para o desempenho de suas atividades profissionais, com ações vinculadas à estratégia organizacional e aos objetivos esperados pela empresa.
	
	Administrar a consistência interna e externa da remuneração dos empregados por meio da elaboração de uma estrutura salarial adequada à realidade da organização e consistentemente ajustada ao mercado de trabalho utilizando pesquisa salarial.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	Levantar, por meio de instrumentos de específicos, o clima organizacional mapeando as áreas que demonstram maior grau de insatisfação, estabelecendo indicadores concretos que permitam medir sua variação e sugerindo ações que possam influenciar na melhoria das relações entre os empregados.
	
	Desenvolver os processos ligados à captação de pessoas no mercado de trabalho por meio do uso de técnicas adequadas de recrutamento e seleção de pessoas visando aplicar testes seletivos que possam levantar o potencial dos candidatos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409126557)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando uma empresa não é competitiva, queremos afirmar que sua posição se torna insustentável no segmento em que atua e, a menos que o seu desempenho melhore, a expectativa é que tenha vida curta dentro do contexto contemporâneo de mercado. Baseado nesta afirmativa do enunciado, assinale a opção de resposta que explica, corretamente o que se refere à competitividade, segundo Marcos Felipe Magalhães (In: Boog e Boog, 2006, p. 83)
		
	
	É possível considerar que a competitividade das organizações está relacionada ao tamanho da fatia de mercado que ela possui, explicitando a dimensão do seu porte se comparada aos seus concorrentes diretos
	 
	Segundo o autor, a noção de competitividade está relacionada às estratégias das empresas ao tentar responder a perguntas sobre como vencer organizações rivais, reter a participação de mercado e melhorar a lucratividade
	
	A noção de competitividade está relacionada à quantidade de recursos materiais que a empresa possui, ratificando a sua força e potência diante dos seus concorrentes no mercado em que atua
	
	O conjunto das opções de resposta proposto, atende, plenamente ao enunciado da questão.
	
	Para que uma empresa seja considerada competitiva, segundo o autor, basta que ela dimensione os recursos humanos e materiais que possui e, diante da identificação quantitativa destes aspectos, pode ser reconhecida como tal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409162618)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No texto T&D e a competitividade nas organizações, Marcos Felipe Guimarães, afirma que as empresas competitivas e que sobreviverão no mercado são aquelas capazes de produzir bens e serviços que atendam às exigências dos mercados internacionais; que gerarem renda relativamente alta e níveis de emprego mesmo quando exposta à competição externa, e, finalmente aquelas capazes de melhorar os padrões de vida e a competitividade local promovendo iniciativas de desenvolvimento. Para tanto, estas empresas têm que se sustentar em cinco pilares. Quais são os cinco pilares da competitividade?
		
	
	Comunicação, Conexões, Processos, Tecnologia e Mercado.
	 
	Pessoas, Conexões, Processos, Tecnologia e Mercado.
	
	Estrutura, Conexões, Processos, Tecnologia e Mercado.
	
	Conexões, Processos, Finanças, Tecnologia e Competências.
	
	Pessoas, Conexões, Processos, Tecnologia e Recursos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409077430)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o que estudamos nas aulas, as organizações se formam, naturalmente, com objetivos definidos, para atenderem _______________________________.
		
	
	os anseios dos proprietários
	
	os desejos dos fornecedores
	
	a sazonalidade dos clientes
	
	as tendências do mercado exportador
	 
	as necessidades dos seres humanos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408744860)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cláudia acaba de receber um novo funcionário em seu setor e, como supervisora direta, gostaria de lhe fornecer um bom processo de integração para o novo colaborador. Ela poderia realizar as seguintes ações descritas abaixo, EXCETO:
		
	
	Apresentar o novo empregado aos colegas de equipe de trabalho
	
	Esclarecer sobre a estrutura da área na qual trabalhará
	
	Manter contato constante durante os primeiros meses de atividade, buscando acompanhar seu processo de adaptação
	
	Apresentar o local no qual desenvolverá suas atribuições
	 
	Oferecer alguns dias de descanso caso o novo colaborador sinta-se estressado nos primeiros dias de trabalho
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408744407)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As técnicas de treinamento, de acordo com Chiavenato (2010), podem ser divididas quanto ao seu uso. A técnica de treinamento orientada para o conteúdo tem por objetivo:
		
	
	Conscientizar a respeito da importância dos recursos organizacionais por meio da exposição de filmes, argumentações e participação em palestras.
	
	Possibilitar que o treinando possa conduzir palestras e outros eventos onde utilize recursos verbais elaborando mentalmente uma argumentação.
	
	Dominar habilidades para executar atividades operacionais por meio do uso de simuladores, maquetes e repetição contínua de movimentos.
	 
	Transmitir conhecimento ou informação por meio de leituras, recursos audiovisuais, instrução programada, instrução assistida por computador.
	
	Mudar atitudes, desenvolver consciência de si e dos outros e desenvolvimento de habilidades interpessoais por meio de técnicas de dramatização, treinamento de sensibilidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409171519)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Com base em seus conhecimentos na disciplina, cite as etapas do subsistema de desenvolvimento de pessoas:
		
	
Resposta: Levantamento das nessecidades , tipo de material a ser usado , instrutores capacitados na área , local , avaliação de treinamentos.
	
Gabarito: As etapas são as seguintes: 1. Transformar pessoas em talentos 2. Transformar talentos em Capital Humano 3. Transformar Capital Humano em Capital Intelectual 4. Transformar Capital Intelectual em Resultados Tangíveis para a Organização
	
Fundamentação do(a) Professor(a): As etapas são as seguintes: 1. Transformar pessoas em talentos 2. Transformar talentos em Capital Humano 3. Transformar Capital Humano em Capital Intelectual 4. Transformar Capital Intelectual em Resultados Tangíveis para a Organização
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408750530)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O supervisor, chefia imediata, tem um papel importante no processo de integração do novo trabalhador. Cite quatro ações que cabem ao supervisor imediato, neste contexto.
		
	
Resposta: Apresentar o novo empregado aos colegas de equipe de trabalho, esclarecer sobre a estrutura da área que vai trabalhar,manter contato constante durante os primeiros meses da atividade , buscando acompanhar seu processo de adaptação e apresentar o locoal no qual desenvolverá suas atribuições.
	
Gabarito: O aluno deverá citar quatro das sete ações a seguir: 1. esclarecer as dúvidas das informações recebidas na Ambientação ou programa de integração; 2. - apresentar o novo empregado aos colegas de equipe de trabalho; 3. - apresentar o local no qual desenvolverá suas atribuições; 4. - esclarecer sobre a estrutura da área na qual trabalhará; 5. - indicar as áreas e as pessoas com as quais deverá trocar informações mais constantemente; 6. - fornecer orientações iniciais sobre as atividades que irá desenvolver e as respectivas responsabilidades, inclusive materiais, equipamentos e/ou valores; 7. - manter contato constante durante os primeiros meses de atividade, buscando acompanhar seu processo de adaptação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409165876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que o terceiro componente que afetará os destinos da América Latina está ligado a um conjunto de esforços feitos pelos governantes nas últimas décadas: depois de estatizar o máximo da economia, conviver com inflações que acontecem somente em tempos de guerra e trocar regimes autoritários pela democracia o Estado tomou uma posição diferenciada. Este processo é chamado de:
		
	
	Concentração.
	 
	Privatização.
	
	Estatização.
	
	Autoritarismo.
	
	Democratização.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/06/2015 até 25/06/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais