Buscar

AV Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0284_AV_201301158551 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301158551 - MICHELE MARCINEIDE DE LIMA
	Professor:
	DAMIAO FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9036/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 1        Data: 20/06/2015 11:35:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201301413022)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um adolescente surdo estuda em uma escola inclusiva e cursa o 8° do Ensino Fundamental. A escola contrato um intérprete de LIBRAS para interpretar as atividades didático pedagógicas e culturais para ele. Só que ao se referirem sobre eles, seus colegas da escola e muitos professores usam muitos mitos que expressam equívocos sobre as pessoas surdas e sua língua, os quais foram construídos socialmente. Com base nesse caso, responda, em até 3 linha para cada item, as seguintes perguntas: a) O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos?
		
	
Resposta: Algumas pessoas insistem em usar a expressão surdo mudo, o que é um grande equívoco , porque o surdos definitivamente não é mudo isso é um engano do passado reconhecido como MITO,As crianças surdas com acesso a Libras desde muito cedo desfrutam da possibilidade de adentrar o mundo da interação linguística de forma completa, desenvolvem sua cognição e comunicação com as mesmas competências, habilidades linguisticas das crianças ouvintes,deve ser um direito delas, a escola deve lhe assegurar esses direitos, promovendo ações onde todos possam partilhar e desenvolver a convivência eliminando as diferenças.
	
Gabarito: É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301408991)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Historicamente vários povos se desenvolveram e narraram suas histórias com base em seus folclores e por meio de sua literatura. Podemos citar como exemplo o período Romântico, em que a maioria as nações buscaram uma caracterização de seus heróis e em alguns casos, como o do Brasil, constituíram os formadores da nação. Refletindo sobre essa importância da Literatura, descreva a importância da Literatura surda para essas comunidades linguísticas?
		
	
Resposta: As políticas linguisticas e educacionais efetivaram tanto o ensino da LIBRAS no ensino superior a outras demandas sociais como tambem pesquisas sobre esse sitema linguistico e ainda a acesibilidade cominicacional dos surdos nas escolas inclusive nas universidades.
	
Gabarito: A literatura do reconhecimento é de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301414016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), quando transcrita para o português escrito, lê-se:
		
	
	Cuca
	 
	Caça
	
	Coca
	
	Caco
	
	Coça
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301794673)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas comunidades surdas é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL PESSOAL. Conforme descrito na Informação Cultural do vídeo onde foram ensinados os sinais de Apresentação Pessoal, assinale a ÚNICA opção que explica esse hábito cultural:
		
	
	Esse SINAL se refere aos semáforos que organizam o trânsito urbano.
	 
	Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de batismo dentro das comunidades surdas.
	
	Esse SINAL pode ser entendido como aspecto da cultura dos ouvintes.
	
	Esse SINAL é o sinal de nascimento.
	
	Esse SINAL assume a subjetividade cultural da pessoa ouvinte.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301784637)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão oportunidades iguais para todos implica:
		
	
	Que as oportunidades serão as mesmas para todos.
	
	Que todos tem as mesmas necessidades.
	
	Que todos os cidadãos serão atendidos da mesma forma.
	
	Que todos os cidadãos serão homogêneos.
	 
	Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301846432)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabendo que a surdez é a ausência de audição, pode-se dividir as pessoas com surdez em dois grupos: Deficientes Auditivos e Surdos. Considerando que há diferenças entre os dois grupos sociais, leia as alternativas e marque a única INCORRETA acerca de suas representações culturais.
		
	
	Para os surdos, as crianças surdas devem ter como modelo linguístico, surdos adultos. Não se veem como deficientes, mas sim como diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria.
	 
	Os surdos são pessoas que utilizam a comunicação espaço-visual como principal meio de conhecer e interpretar o mundo, em substituição à audição e à fala. Eles são usuários da língua de sinais; sua audição não é funcional na vida comum. Para o hipoacústico (deficiente auditivo), a audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.
	 
	Não há diferenças entre Deficiente Auditivo e Surdo, é só uma questão de nomenclatura e a forma correta de se referir às pessoas com surdez é Deficiente Auditivo, enfatizando assim a sua limitação.
	
	Os surdos são aqueles que participam da cultura e comunidade surda, constituem sua identidade social a partir da experiência visual e das inter-relações sociais com outros surdos usuários da LIBRAS e têm esse idioma como língua natural e de expressão de ideias, pensamentos e outros.
	
	O Deficiente Auditivo rechaça o uso da LIBRAS, nega a identidade surda e para eles o modelo clínico é mais bem representativo, já que usam a leitura labial para se comunicarem. Geralmente usam próteses auditivas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301795311)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na LIBRAS o canal de recepção das informações linguísticas, ou seja, percebidas na língua, são os olhos. Tem-se a necessidade de permanecer nesse contato visual, constantemente, durante a produção dos sinais do interlocutor. Do mesmo modo, na produção dos sinais o olhar de quem fala é de suma importância, pois o olhar também é gramatical. Assim, a LIBRAS proporciona aos seus usuários:
		
	
	Uma experiência psicológica na interação linguística.
	
	Uma experiência oral na interação linguística.
	
	Uma experiência auditiva na interação linguística.
	 
	Uma experiência visual na interação linguística.
	
	Uma experiência emocional na interação linguística.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301798550)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na LIBRAS não há desinências temporais nas formas verbais, os verbos ficam na frase quase sempre no infinitivo. Os advérbios de tempo determinam se ação ocorre no passado, no presente ou no futuro. Marque a ÚNICA opção em que todas as palavras são advérbios de tempo.
		
	
	Apenas, senão, ali, certo.
	 
	Ontem, hoje, amanhã, agora.
	
	Hoje, como, agora, amanhã.
	
	Agora, porque, hoje, amanhã.
	
	Amanhã, jamais, ele, hoje.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301800175)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os verbos não direcionais são aqueles que não flexionam em pessoa e em númeroe podem ser divididos em dois tipos de verbos, os verbos ancorados no corpo e os verbos que incorporam o objeto. Sobre a incorporação do objeto na ação verbal, pode-se afirmar que:
		
	
	São verbos que exigem proximidade em relação ao corpo, principalmente os que exprimem emoções e sentimentos.
	
	São os verbos locativos na LIBRAS, como CHEGAR e VIR.
	
	São verbos irregulares na LIBRAS.
	 
	Quando os verbos incorporam o objeto alguns parâmetros se modificam para especificar as informações.
	 
	São verbos que determinam as expressões corporais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301796495)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No sentido etimológico, poesia vem do grego "poiesis", que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. As poesias em LIBRAS são produtos da cultura surda nas concepções de literatura surda. Com relação a essa temática é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	As poesias não podem ser apresentadas visualmente, somente na modalidade escrita.
	
	As poesias em LIBRAS fazem mais sucesso e têm maior receptividade entre os surdos do que as traduções das poesias advindas da língua portuguesa.
	
	Toda poesia usa uma forma intensificada da expressividade e isso também ocorre na LIBRAS.
	
	Com a produção das poesias nas línguas sinalizadas, quebrou-se o mito de que a poesia deveria ser somente escrita.
	
	Há vários poetas surdos no mundo, inclusive no Brasil.

Outros materiais