Buscar

Av Planejamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0525_AV_201207040665 » PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	JOSUE JOSE DA SILVA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova:      Nota de Partic.:         Data: 17/06/2015 14:18:52
	
	 1a Questão (Ref.: 201207118832)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mário Sergio está discutindo com Maria Teresa "analista de RH" sobre o que é a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia de uma empresa para o mercado. Segundo ele, este é um termo "usualmente utilizado em inglês" serve para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada organização. Este termo é denominado:
		
	
	over side
	
	core competence
	
	turn over
	
	chorus line
	 
	core business
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207228758)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Maria Luíza, tecnóloga em Gestão de RH, foi contratada por uma empresa do ramo de prestação de serviços de informática, localizada na região metropolitana de São Paulo, com filiais nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Pará e Amazonas. No planejamento estratégico da área de RH elaborado pela gestora, foi definido como um dos objetivos estratégicos suprir a organização de profissionais qualificados para as diversas áreas da organização, com foco no posicionamento competitivo junto ao mercado, por meio da ampliação do capital humano da empresa. Maria Luíza, então, iniciou a elaboração de uma política de R&S, a ser desenvolvida por toda a organização, para direcionar as futuras contratações de pessoal e alcançar, assim, os objetivos esperados. Na situação descrita acima, qual seria a postura adequada de Maria Luíza na definição de fontes de recrutamento, para se alcançar o objetivo estratégico proposto?
		
	 
	Utilizar fontes de recrutamento interno e externo.
	
	Utilizar diversas fontes de recrutamento como memorandos, cartazes e quadros de aviso.
	
	Não definir as fontes de recrutamento interno e externo, deixando a critério das áreas solicitantes do preenchimento de vagas escolher as fontes de recrutamento adequadas.
	 
	Utilizar apenas fontes de recrutamento interno, oferecendo oportunidades aos empregados da organização.
	
	Utilizar jornais, agências de recrutamento on line e consultoria especializada como fontes de recrutamento.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207619846)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As análises ______________ basear-se-ão em dados numéricos que gerarão informações permitindo avaliar sobre o quantitativo de pessoal. Completa a lacuna:
		
	 
	Comportamentais
	
	Qualitativas
	
	Sistemáticas
	 
	Quantitativas
	
	Combinatórias
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207118826)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Suellen Cristina atua como gestora de RH e está analisando fatores relacionados aos diversos tipos de competência que devem ser desenvolvidas nos recursos humanos da organização. Caracteriza a COMPETÊNCIA SOCIAL a capacidade de:
		
	
	compreender sua posição e função na estrutura produtiva
	
	expressão e o diálogo com outros elementos humanos da organização
	 
	transferir os conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa
	 
	produzir, transferir e generalizar conhecimentos
	
	auto-planejar, auto-organizar
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207118426)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Toda organização necessita ser avaliada através de um sistema para poder, através de um processo de retroalimentação, rever suas estratégias e métodos de trabalho Diante desta premissa, assinale a resposta que explica, corretamente, porque esta avaliação deve ocorrer
		
	
	Para preservar as suas práticas do passado e que a trouxeram até o momento presente
	
	Para sobreviver no mercado
	 
	Para ganhar perenidade, minimizando os efeitos da tendência à entropia (obsolescência)
	
	Para poder se preparar para o presente
	
	Para ter dados concretos que indique não precisar se reciclar nem oxigenar-se
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207118499)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo Barros atua na área de RH e está participando da elaboração do planejamento estratégico da organização. Neste momento está, em conjunto com outros gestores, analisando criteriosamente as oportunidades e ameaças. Para tanto, devem considerar:
		
	
	Habilidades de pessoal; comportamento organizacional
	 
	Mercados a explorar; recursos a aproveitar
	
	Critérios de seleção; aproveitamento de pessoal
	
	Sistemas de recrutamento; requisitos dos cargos
	
	Qualificação de pessoal; treinamentos a desenvolver
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207118615)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A estratégia SWOT baseia-se em eliminar os pontos fracos em áreas onde existem riscos e fortalecer os pontos fortes em áreas onde se identificam oportunidades. Os aspectos relacionados às AMEAÇAS se caracterizam por:
		
	
	Compreender os aspectos positivos do ambiente que envolve a empresa com potencial de trazer-lhe vantagem competitiva. O sucesso da empresa depende da força do negócio e da competência para superar seus concorrentes
	 
	Entender os aspectos negativos do ambiente que envolve a empresa com potencial para comprometer a vantagem competitiva que ela possui
	
	Impedir ou dificultar o aumento do desenvolvimento ou competitividade organizacional e, por conseguinte gerando desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes
	
	Obter vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. São as competências da organização. Sua vantagem competitiva, a sua competência essencial, difícil de ser imitada
	
	Possibilitar e facilitar o aumento do desenvolvimento ou competitividade organizacional, através da obtenção de vantagens internas da empresa em relação às concorrentes
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207198551)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Caracteriza a Avaliação de potencial:
		
	
	avalia o desempenho sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. São definidos objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico.
	 
	ênfase no desempenho futuro possibilitando a identificação de talentos que estejam trabalhando aquém de suas capacidades, fornecendo base para a recolocação dessas pessoas.
	
	trata-se da identificação de competências conceituais - conhecimento teórico - técnicas ¿ habilidades - e interpessoais ¿ atitudes - necessárias para que determinado desempenho seja obtido.
	
	conjugação das avaliações de competências e resultados, ou seja, é a verificação da existência ou não das competências necessárias de acordo com o desempenho apresentado pelo funcionário.
	
	neste método o avaliado recebe feedbacks de todas as pessoas com quem ele tem relação, também chamados de stakeholders, como pares, superior imediato, subordinados, clientes, entre outros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207118523)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Defina Planejamento Estratégico.
		
	
Resposta: Planejamento Estratégico é um processo gerencial onde é feito um levantamento para analisar internamente e externamente a evolução daempresa. É o conceito onde é analisado o ponto fraco da empresa e o ponto forte a fim de se criar estratégias para mudar a organização.
	
Gabarito: É o processo através do qual a empresa define seus objetivos e estabelece os meios que garantirão a sua existência futura. Implica na análise crítica do ambiente interno e externo - cenários, a fim de perceber oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, na tentativa de desenvolver vantagens competitivas. Estabelece os objetivos gerais da empresa.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Considerei sua resposta parcialmente. Faltaram os seguintes subsistemas: Éo processo através do qual a empresa define seus objetivos e estabelece os meios que garantirão a sua existência futura. Implica na análise crítica do ambiente interno e externo - cenários, a fim de perceber oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, na tentativa de desenvolver vantagens competitivas. Estabelece os objetivos gerais da empresa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207283922)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O Balanced Scorecard (BSC) resultou das necessidades de captar toda a complexidade da performance na organização e tem sido ampla e crescentemente utilizado nas organizações. Esse método considera indicadores de quatro elementos essenciais. São eles: Financeiro; Processos Internos de Negócio; Clientes e Aprendizado e Conhecimento. Quais são os indicadores referentes ao elemento Clientes ?
		
	
Resposta: É realizado um objetivo estratégico pelas empresas onde é definido como fidelizar seus clientes oferecendo um bom atendimento, um acompanhamento e e feedback. Quando o cliente está satisfeito o mesmo continuarar a comprar na sua empresa.
	
Gabarito: Satisfação dos clientes, retenção, captação e lucratividade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Considerei sua resposta parcialmente. Faltaram os seguintes subsistemas: Satisfação dos clientes, retenção, captação e lucratividade.

Outros materiais