Buscar

AV ASPECTOS ANTROPOLOGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0466_AV_201407228161 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407228161 - SHEILA SILVA DE PAULO
	Professor:
	JOANA DARC VENANCIO
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 18/06/2015 13:56:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201407337145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para a Antropologia a cultura pode ser definida da seguinte forma:
		
	
	Um elemento que garante a igualdade entre os diferentes grupos humanos.
	
	Um princípio que aproxima os homens dos animais.
	
	Um conjunto de características psicológicas, transmitidas geneticamente.
	
	Uma função orgânica do homem e dos grandes mamíferos.
	 
	O modo de vida de uma sociedade com suas variadas características.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407298693)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Com a finalidade de obter o máximo lucro, as empresas capitalistas procuram organizar de modo racional o trabalho e a produção [...] A disciplina da moderna fábrica capitalista espelha-se na disciplina militar, mas utiliza-se de métodos completamente racionais como aqueles desenhados pela administração científica". A racionalização e a disciplina instituem a organização burocrática. As burocracias são o modelo típico de organização da modernidade. Leia as frases abaixo e assinale as características desse modelo de organização.
A) estrutura piramidal com diferentes níveis de poder
B) comunicação horizontal, em rede
C) especialização necessária para o exercício de cargos e funções
D) normas e registros escritos
		
	
	as alternativas B e C estão corretas
	 
	as alternativas A, B e D estão corretas
	
	as alternativas A, B, C estão corretas
	
	as alternativas A e B estão corretas
	 
	as alternativas A, C e D estão corretas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407873610)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O século XIX foi marcado por várias mudanças importantes. Uma delas é o fato de alguns pensadores, inclusive Émile Durkheim, terem se dedicado à fundação de uma nova ciência, cujo objetivo era dar conta das coisas da sociedade, abandonando a arte política e a simples especulação.
São principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim, EXECETO:
		
	
	Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais.
	 
	Os valores da sociedade onde vivem as pessoas não influenciam o processo de educação das mesmas.
	
	Na sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social.
	
	A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura).
	
	A sociedade é algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adota de valores e princípios morais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407309762)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns regimes políticos totalitários usam a educação para transmitir apenas o que lhes interessa, apenas o que está de acordo com a sua ideologia política. Fazem com que a educação desempenhe a função de domesticar as massas, manipulando a vontade e a ação dos indivíduos. Assinale a alternativa que melhor se ajusta a ideia do texto acima.
		
	
	Representantes da comunidade e dos alunos participam da proposta pedagógica da escola.
	
	A autonomia é condição necessária para que a escola elabore e realize a sua própria proposta pedagógica
	 
	Disciplinas da Educação Básica são escolhidas para atender os interesses e manutenção da classe dominante.
	
	A escola tem a liberdade de construir uma proposta pedagógica que considere a realidade sócio-econômica de seus alunos.
	
	A educação como processo social deve ser aberta, democrática, para preparar e equipar seus alunos para a mudança social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407337167)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para entender o capitalismo e explicar a sua natureza, Marx desenvolveu a abordagem materialista da história. Segundo este autor, no capitalismo, os trabalhadores viveriam um processo de dupla expropriação, uma vez que teriam perdido a propriedade sobre os meios de produção e, também, o saber relacionado a ela. Segundo Marx, este processo representaria um quadro de:
		
	
	injustiça social.
	
	ilegalidade.
	 
	alienação.
	
	roubo qualificado.
	
	apropriação indébita.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407821668)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marx cita "O trabalho na sociedade capitalista é considerado como algo sobre o qual o próprio trabalhador não possui nenhum controle.", qual o nome do mecanismo usado por ele:
		
	
	Falta de Controle
	
	Superação
	
	Contratação
	 
	Alienação
	
	Libertação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407820891)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A pouco menos de dois anos dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para realizar o primeiro teste para o megaevento sob críticas e em meio ao polêmico programa de despoluição da Baía de Guanabara, cuja promessa era tratar 80% do esgoto lançado nas águas até o início da Olimpíada - algo sem data certa para ocorrer. Após treinamentos ao longo da semana que antecedeu o evento, velejadores relataram à BBC Brasil que as condições nas águas ainda são muito ruins e que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas, desde ameaças de saúde até desvantagens na competição. "É pior do que eu pensava", disse o australiano Nathan Outteridge, de 28 anos, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres. "Já encontramos um cachorro morto, uma mesa de jantar, e, claro, muitas sacolas plásticas. Elas ficam presas e param o barco, fazendo com que você fique em desvantagem em relação aos adversários" (Publicado em http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2016/lixo-moveis-e-ate-baleia-morta-atrapalham-evento-rio-2016,eda6ab07d0397410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html, no dia 01/08/2014). Era comum dentre as gerações anteriores de moradores do Rio de Janeiro os relatos sobre momentos de lazer relacionados ao banho de rio e as idas às praias da baía da Guanabara, como aquelas situadas na Ilha do Governador. De que modo esta relação passiva estabelecida por grande parte da população, com os níveis críticos de poluição dos rios da cidade e da baía da Guanabara pode ser interpretada, a partir da análise antropológica da cultura?
		
	
Resposta: Como mostra o texto acima, a população vem convivendo com a degradação de um dos cartões postais mais belos do nosso estado. Degradação essa causada pela infeliz ação do homem de jogar aquilo que não mais utiliza nos rios, e sem deixar de citar o despejo irregular do esgoto sem o minimo de tratamento. Infelizmente a população, desde tempos atras não tiveram o cuidado, a consciencia de presevar, nesse caso, a Baía de Guanabara,não tiveram a responsabilidade , muito menos pensaram no que deixariam para as gerações futuras, essas pessoas não tiveram a preocupação de onde jogar seu lixo no local correto. Acho que tambem é uma falta de incentivo e fiscalização dos governantes de educar a populaçãoquanto a isso. Um tipo de pensamento egoísta, uma forma de agir erradamente. É triste conversar com pessoas que tiveram o privilegio de ver a Baía de Guanabara com aguas claras, limpas, sem poluição, no qual frequentavam, tomavam banho, e saber e ver o quanto hoje aquele lugar tão belo, que será cenario de competições das olimpiadas, assim pedindo socorro.
	
Gabarito: As culturas são dinâmicas e se modificam ao longo da história, sendo que o significado que uma sociedade dá aos seus recursos naturais está diretamente relacionado à sua cultura. No século XIX as praias eram consideradas lugares insalubres, nos quais eram lançados os esgotos e todo tipo de detritos. Ao longo do século XX se desenvolveu, no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, uma relação semelhante com os rios e com a baíada Guanabara.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407337143)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Supõe-se que ninguém deixe de pensar na dureza da lei. Dura lex sed lex. Diversos meios foram inventados, segundo as épocas e as sociedades, a fim de conservar sempre fresca a recordação dessa dureza. Entre nós, o mais simples e recente foi a generalização da escola, gratuita e obrigatória. A partir do momento que a instrução se impôs a todos, a ninguém mais assistia o direito de, sem mentira - sem transgressão -, alegar o seu desconhecimento. Pois, por ser dura, a lei é ao mesmo tempo escrita. A escrita existe em função da lei, a lei habita a escrita; e conhecer uma é não poder mais desconhecer a outra. Toda lei é portanto escrita, toda escrita é índice de lei. (CLASTRES, Pierre. Da tortura nas sociedades primitivas. In:_____. A sociedade contra o estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978).
A partir da concepção de Marx de que a sociedade capitalista seria marcada por um conflito de interesses, entre a burguesia e o proletariado, como se daria esta relação entre a escrita e o poder?
		
	
Resposta: Com a escolarizção, a educação, o proletario teria acesso a informação, ao conhecimento, assim causando a insegurança aos burgueses, por terem consciencia de exigirem seus diretos.
	
Gabarito: Segundo Marx para se controlar a sociedade seria preciso conhecê-la, inclusive no que se refere à organização da produção. Desta forma, o acesso a uma educação de qualidade, de caráter integral, permitiria que os trabalhadores rompessem com as práticas de alienação e adquirissem consciência dos seus direitos. Isto seria de extrema importância na luta contra as práticas de exploração, presentes no capitalismo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407488673)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Max Weber a sociedade não é apenas uma "coisa" exterior e coercitiva, que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 51). A partir dos princípios do seu método compreensivo, Weber considerava como função do cientista social aquela destinada a
		
	
	identificar e compreender as diretrizes econômicas da vida material, a partir de sua influência sobre os diferentes membros da sociedade.
	
	identificar e analisar os fatores psicológicos normais e desviantes que levam os indivíduos a agirem de maneira integrativa, em relação aos demais membros do grupo.
	
	identificar e analisar os valores morais da sociedade, a partir do sentido de coerção que exercem sobre os demais indivíduos.
	
	identificar e compreender as contradições presentes na sociedade, a partir de sua influência sobre as transformações do tecido social.
	 
	identificar e interpretar o sentido subjetivo das ações sociais, em sua relação com os demais membros do grupo ou sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407869285)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola tem um importante papel na sociedade, pois é uma área de:
		
	
	Separação das classes.
	
	Discriminação das etnias.
	 
	Socialização.
	
	Práticas Religiosas.
	
	Recreação.

Outros materiais