Buscar

Negociaçoes internacionais - prova I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	Para proteção de seus mercados, os países membro da OMC podem aplicar barreiras comerciais, desde que sigam os regulamentos estipulados pelo órgão. Nesta linha, temos as barreiras técnicas, que estão relacionadas à regulamentação técnica, sanitária, fitossanitária ou de saúde animal. Cada produto segue a um ou mais destes regulamentos, conforme sua característica. Sobre algumas situações que podemos identificar nas barreiras técnicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em algumas situações, as exigências técnicas para determinados produtos são excessivas, o que pode tornar moroso o processo de autorização para importação.
(    ) As barreiras técnicas são consideradas uma forma de aumentar a lucratividade de exportação dos produtos.
(    ) Para aplicar normas técnicas, a OMC exige que o país padronize todos os produtos, independente da nacionalidade.
(    ) As barreiras técnicas proporcionam para o mercado consumidor uma segurança, qualidade e higiene sobre todos os produtos importados e comercializados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Barreiras comerciais são medidas protecionistas utilizadas pelos países para proteger sua economia ou para obter vantagens no comércio internacional. As barreiras se manifestam em mecanismos de intervenção pública sobre as operações de comércio exterior. Com relação às barreiras comerciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Barreiras tarifárias são aquelas que se utilizam diretamente da aplicação de tributos. Trata-se de uma forma de imposição tributária que acaba por influenciar os custos dos produtos importados. 
(    ) Um exemplo de barreiras não tarifárias é a cobrança de um percentual sobre o valor do produto importado, materializada sob a forma do Imposto de Importação.
(    ) Um exemplo de barreira tarifária é a exigência de atestados sanitários e/ou fitossanitários para a importação de produtos. 
(    ) Barreiras não tarifárias podem ser impostas através de medidas que envolvem procedimentos burocráticos para entrada de determinadas mercadorias cujos objetivos podem ser a segurança alimentar ou mesmo a proteção ao meio ambiente.
   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Nas décadas de 70 e 80, o Brasil era um país "fechado" às importações, tentou bloquear a importação de produtos industrializados visando ao desenvolvimento da indústria local, como a produção de poucas marcas de carro, eletrodomésticos e vestuário. Essa era uma condição muito favorável às empresas locais, pois havia uma reserva de mercado e pouca concorrência. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A consequência foi uma indústria fraca e subdesenvolvida, e para o consumidor produtos baratos e com muita qualidade.
	 b)
	A consequência foi uma indústria superdesenvolvida, e para o consumidor produtos com designer inovador e duráveis.
	 c)
	O resultado desse isolamento foi uma indústria ágil e focada no desenvolvimento de produtos para exportação.
	 d)
	O resultado desse isolamento foi a falta de dinamismo na economia e hiperinflação, e para o consumidor produtos caros e sem qualidade.
	4.
	Os blocos econômicos apresentam várias etapas até obter sua consolidação. A última etapa para consolidação de um bloco econômico é quando os países membros adotam uma mesma moeda. Com relação a quem conquistou esta última etapa no processo de um bloco, analise as opções a seguir:
I- União Europeia.
II- Mercosul.
III- Aladi.
IV- Nafta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a opção III está correta.
	5.
	Os blocos econômicos são a união de países com o mesmo objetivo em comum, que é a integração econômica e social. Os blocos têm função de facilitar o comércio mundial entre os países, através da redução ou até mesmo a isenção de tributos como taxas, tarifas, impostos. Existem algumas etapas para o processo de formação dos blocos econômicos. Sobre estas etapas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na etapa da União monetária, existe a diminuição ou eliminação das barreiras alfandegárias, que geralmente incidem sobre as mercadorias negociadas entre os países.
(    ) A etapa União aduaneira apresenta a adoção da TEC - Tarifa Externa Comum -, que estabelece a mesma tarifa para os países não provenientes do bloco.
(    ) Mercado comum: nesta etapa é garantida a livre circulação de pessoas, bens, serviços e mercadorias. 
(    ) Zona de livre comércio: ocorre a definição de uma moeda única entre os países membros.
(    ) União política: última fase de um bloco econômico, em que ocorre a padronização da política de relações internacionais, bem como a defesa e a segurança, tanto interna como externa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F - F.
	6.
	O dumping é uma prática aplicada por empresas de um país estrangeiro, para vender seus produtos ou serviços com preços muito mais baixos do que a concorrência no outro país. Esta prática tem a intenção de prejudicar os concorrentes naquele mercado, aumentar sua participação, e forçar a redução dos preços. Para combater este tipo de prática, muitos governos aplicam medidas antidumping. Sobre estas medidas, analise as sentenças a seguir:
I- O antidumping é aplicado pelos governos quando identificada uma situação que caracteriza excesso de importação com custos reduzidos, quando comparado ao preço aplicado em produtos nacionais.
II- É aplicado pelos governos como medida de proteção econômica durante um determinado período para estabilizar os efeitos gerados pelos baixos preços praticados durante as importações.
III- Para poder aplicar esta medida e ser autorizado pela OMC, o governo precisa apresentar dados que comprovem os prejuízos gerados pela ação denunciada como dumping.
IV- A medida antidumping é considerada um ato legal brasileiro que aplica benefícios a todas as áreas da economia, fortalecendo o mercado interno e fomentado os processos de exportações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	Foi em um contexto de fragilidade econômica e política do continente europeu que surgiu a Organização Mundial do Comércio (OMC). Trata-se de um órgão importante no contexto mundial que possui, atualmente, mais de 150 países membros. Com relação à criação deste organismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas: 
(    ) Com o aumento das trocas comerciais internacionais surgiu a necessidade de criar um organismo internacional capaz de supervisionar e controlar as atividades comerciais no mundo. 
(    ) O principal papel da Organização Mundial do Comércio (OMC) é financiar economicamente o desenvolvimento de países emergentes, principalmente através de apoio de programas sociais. 
(    ) A Organização Mundial do Comércio (OMC) é importante para auxiliar financeiramente os países desenvolvidos a superar suas crises econômicas. Para isso, ela possui um fundo específico de financiamento.
(    ) Um dos princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC) é a transparência. A regra cria a obrigatoriedade de publicação e acessibilidade a todas as normas, leis e regulamentos de um país com relação ao comércio, a fim de facilitar o conhecimentos destas normas pelos demais países.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Em 1986, durante a rodada de negociações no Uruguai, os países membros do GATT buscavam formalizar o processo de construção de um novo órgão internacional que seria responsável por gerenciar e regulamentar todos os acordos internacionais realizados entre os membros do organismo. A rodada do Uruguai deu início à formalização do processo que foi finalizado em Genebra em 1993, com sua ata final sendo assinada no ano posterior em Marrakesh, no Marrocos. Com a substituição do GATT/47 pelo GATT/94, em uma de suas cláusulas constava a discussão da constituição do novo órgão. No ano de 1995, qual dos órgãos a seguir teve sua constituição?
	 a)
	Comunidade Econômica Europeia.
	 b)
	Organização Mundial do Comércio.
	 c)
	União Mundial Comercial.
	 d)
	Mercado Comum do Sul.
	9.
	A União Europeia é considerada o bloco econômico mais influente no mundo. Constituída por 27 países, ela possui um acordo econômico, político e social. Para que o Mercosul possa ser considerado um bloco econômico desta magnitude, quais fatores teriam de ser atendidos? 
I- Teria de ser criado um conselho monetário único que regulamentaria todos os fatores ligados à economia.
II- Todos os países membros do bloco teriam de ter sua inflação controlada e estável.
III- Teria de ser estipulada uma política única de livre circulação e de comercialização sem restrição a produtos negociados entre os membros.
IV- Seria criado um único governo que seria o responsável por administrar todos os países membros do bloco.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	Blocos econômicos surgem para enfrentar os desafios da globalização, bem como para aproveitar melhor suas vantagens. O objetivo é fortalecer a economia aumentando sua participação no mercado internacional. Trata-se da tentativa de países de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre membros dos respectivos blocos econômicos. Com relação às classificações utilizadas para identificar o nível de integração em cada bloco econômico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Área de Livre Comércio é uma modalidade de integração em que os países membros eliminam progressivamente as barreiras ao comércio intrabloco, até que atinjam a tarifa de zero por cento para as mercadorias negociadas entre as partes. 
(    ) Zona Preferencial é a fase de integração em que, além de se adotar uma política comercial comum para com os terceiros países e abolir as restrições sobre os produtos negociados intrabloco, permite-se também a livre circulação dos fatores de produção (capital e trabalho). 
(    ) União Econômica Monetária é a classificação dada a uma união formada por dois ou mais países, que adotam tarifas preferenciais (menores) para o comércio entre os membros do bloco.  
(    ) A União Aduaneira é uma integração mais avançada se comparada a uma área de livre comércio. Nesta integração, além da eliminação recíproca de barreiras comerciais tarifárias intrabloco, os países  membros passam a adotar uma política comercial comum relativa aos países não membros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.

Continue navegando