Av1_PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
4 pág.

Av1_PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES


DisciplinaPsicologia nas Organizações9.126 materiais133.161 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação: GST0574_AV_201408328844 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MARIA DO CARMO DE FIGUEIREDO CISNE
	Turma: 9052/AA
	Nota da Prova: 6,8        Nota de Partic.: 1        Data: 22/06/2015 08:29:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201408964790)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito da Psicologia enquanto campo de conhecimento em suas peculiaridades, é válido afirmar que:
		
	 
	Estuda objetiva e racionalmente o comportamento humano, afastando-se das compreensões advindas do senso comum sobre esse comportamento.
	 
	É um amplo senso comum sobre o homem como um todo, por isso existindo várias áreas de aplicação.
	
	Sendo uma ciência, é um campo isolado de conhecimento, tendo seu próprio objeto de estudo não interdisciplinar a outras ciências.
	
	Por sua amplitude, mostra-se como um conhecimento de senso comum sobre o comportamento humano.
	
	Tendo muitos objetos de estudo, a Psicologia apresenta o mesmo objeto de estudo da Administração, o que faz com que surja uma ¿Psicologia Organizacional¿.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408606022)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para se obter o sucesso organizacional, sabemos o quanto é importante um bom processo seletivo. Inclusive sendo adequado a realidade de sua organização. Assinale a seguir qual a opção que NÃO apresenta um instrumento utilizado na seleção de pessoas:
		
	
	Dinâmicas de Grupo
	 
	Anúncios em jornais
	
	Entrevistas
	
	Testes de simulação de desempenho
	
	Testes Escritos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408596545)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o estudo das emoções, analise as alternativas abaixo e marque a correta:
		
	
	Gardner considerava em seus estudos apenas a existência das inteligências matemática e verbal.
	
	Alfred Binet dedicou seus estudos aos conceitos do que chamamos de Inteligência Emocional.
	 
	Gardner lançou o conceito de Inteligências Múltiplas, enfatizando habilidades antes pouco valorizadas, tais como: inteligência musical, espacial, interpessoal etc.
	
	Goleman expandiu o conceito de inteligência, passando a considerar a existência de outras inteligências, além da verbal e da matemática.
	
	Goleman foi o inventor do Teste de QI (Quociente Intelectual), que mede as inteligências lógico-matemática e verbal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408590998)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A necessidade de compreensão do comportamento nos grupos fez crescer as pesquisas sobre interação e fez surgir a Psicologia Organizacional. Assinale a subespecialidade que não faz parte da Psicologia Organizacional:
		
	
	Comportamento Organizacional
	
	Desenvolvimento Organizacional
	
	Aconselhamento de Carreira
	 
	Ergonomia
	 
	Desenvolvimento da Aprendizagem
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408605920)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Psicologia das Organizações tem sido considerada como importante ferramenta no desenvolvimento corporativo. Uma vez que ela, além de estudar os comportamentos e as diferenças individuais, também estuda os processos decisórios. Dessa forma, a Psicologia das Organizações considera como aspecto importante da personalidade, que:
		
	
	A personalidade se expressa de forma rígida
	 
	A personalidade é uma estrutura dinâmica e mutável
	
	A personalidade pode ser concluída
	
	A personalidade possui uma dinâmica definitiva
	
	A personalidade não sofre pressões das variáveis
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408996087)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em Bergamini (2005) e Robbins (2005), podemos observar que ambos são consensuais ao observarem que não existe "objetividade nos processos de avaliação de desempenho de pessoas", o que pode incluir seleção e treinamento. Quando estamos falando sobre treinamento, podemos dizer que a grande vantagem para a sua realização é:
		
	
	A integração dos conteúdos.
	
	A centralização do poder.
	
	A incorporação dos bens.
	 
	A promoção de aperfeiçoamento.
	
	A conscientização da empresa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408376093)
	Pontos: 1,3  / 1,5
	Em qualquer situação é necessário considerar várias alternativas para que possamos chegar a uma conclusão do assunto. Este assunto diz respeito ao processo perceptivo, o qual explica como as pessoas se veem umas às outras. Comente o que você entende por percepção e interação pessoal.
		
	
Resposta: Percepção : Processo pelo qual, entendemos a melhor adequação que o empregado teria à empresa, e como a empresa pode utilizar suas habilidades, e estimular seus pontos vulneráveis. o que vem de encontro justamente na interação pessoal, pois com esse processo, a percepção individual, se alinha com a percepção e a projeção das necessidades e objetvos da rganização e do empregado.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar barreira que impede o entendimento da situação. O relacionamento que se estabelece depende de como as pessoas se percebem umas às outras. As aparências que cada pessoa cria para representação de papéis. O diferencial de cada individuo. Teoria Implícita da Personalidade construída a partir dos referencias de cada um.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Atendeu, parcialmente, ao solicitado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408591056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a teoria de Maslow, quais são as necessidades que são mais difíceis de serem alcançadas no mundo do trabalho, salvo para quem gosta realmente do que faz, sendo, portanto, automotivado e interessado em realizar-se na própria profissão. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Auto Realização e Fisiológica
	
	Estimas e Status
	
	Estima e de Segurança
	
	Segurança e de Auto-realização
	 
	Estima e de Auto-realização
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408419293)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"O objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização" (Camargo, 2009, p. 18).
A partir da citação acima, dê três exemplos de ações da Psicologia nas organizações e sua aplicabilidade.
		
	
Resposta: 1- Proporcionar o ambiente no qual sejam atendidas as necessidades basicas do Empregado : Segurança e Fisiologia ; 1.1- Sem condições básicas e satisfatórias para ralização das atividades, fica impossivel que o empregado se mantenha motivado no ambiente de trabalho. 2- Proporcionar um ambiente favorável a fidelização do empregado, onde ele nao busque sair da empresa: 2.1- O entendimento de que a satisfação do colaborador o estimula a melhorar sua produtividade e busca por melhorar sua produtividade.bem como a politica motivacional das empresas; 3- Proporcionar um ambiente onde haja sinergia entre os colaboradores, e buscando a melhor forma de estimular, e buscar seus melhores resultados. 3.1 - Um ambiente de trabalho sem hostilidade, onde cada processo tem sua definição clara, e o objetivo na entrega é buscado de forma incentivadora.
	
Gabarito:
A Psicologia Organizacional visa o bem estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho. Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental; Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Atendeu, parcialmente, ao solicitado
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408376252)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿De fato, o sucesso de uma organização complexa é substancialmente
Fernanda
Fernanda fez um comentário
Obrigada!
1 aprovações
Carregar mais