Buscar

Atividade Estruturada 1Justiça

Prévia do material em texto

s
UNESA – Nova Iguaçu
Professora: Roberta Marilia Navaes Ferreira 
Aluno (a): Ingrid Victória Palente de Macedo
Curso: Direito Turno: Noite Turma: 3055
Psicologia Aplicada ao Direito: Elaboração de síntese sobre o video.
Referência :
JUSTIÇA. Direção e produção de Maria Augusta Ramos. Documentário. Brasil: produção independente, 2004. 1 DVD (100 min). Ntsc, son., color. Port.
A criminalidade vem tomando conta de nossas cidades, conquistando com suas falsas riquezas jovens cada vez mais novos, que vem de uma realidade dura e sofrida. Isso reflete na super lotação dos presidios, como podemos perceber no Documentário.
Esse Documentário me fez para para refletir o que é JUSTIÇA de fato, não abonando a culpa de todos os reús, mas sim colocando em uma balança o conceito da palavra e o ato de aplicar a justiça. 
CONCEITO FORMAL: Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o principio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
CONCEITO COM MINHA PALAVRAS ( apartir de meu entendimento) : Justiça é fazer com que todos sem exceção cumpram com seus deveres sociais, na falta desses cumprimentos aplica-se uma punibilidade a altura do fato descumprido.
O QUE DE FATO PERCEBI COMO JUSTIÇA: Ao mesmo tempo que ela é rígida, em seu sistema existem coisas ineficazes, “nem sempre, a justiça é justa”.
Como vimos no caso do “DUDU” ele já havia sido preso anteriormente e condenado pelo Art. 157 e Art. 33 do CP, e foi solto, relata a sua advogada como é sua vida e ainda conta que já cometeu varias tentativas de homícidio contra PMs e estava em liberdade, após sair sua condenação ele pegou 3 anos de reclusão apenas.
Enquanto um menino que ja havia sido usuário de entorpecentes a alguns meses atras foi preso e sua reclusão será de dois anos, tudo porque ele estava no lugar errado e na hora errada.
Em relação aos sistemas penitenciários, vimos que existem muitas irregularidades, porém ao meu ver, irregularidades em nosso país não existe somente em sistemas penitenciários, os problems estão presentes em hospitais, escolas, etc.
Concordo com o ponto de vista de muitas pessoas, que as penitenciárias estão tratando pessoas de forma desumana, porém em hospitais existem as mesmas situações. Atualmente passa abertamente na mídia como é de fato uma penitenciária e o individuo sabendo que é um lugar ruim comete crimes do mesmo jeito, ou seja, ele se coloca dentro de um lugar desses tendo uma noção de como é. 
A grande maioria são de comunidades carentes, o que do mesmo modo não justifica a pratica de atos ilícitos, muitos culpam o “sistema” mas na verdade é apenas uma forma de justificar para si mesmo os seus próprios erros, para que não fique com a consciência pesada.
Existem muitos programas que podem melhorar a vida de todos, hoje pode-se encontrar em faculdades pessoas de varias classes sociais, ou seja, não existe justificativa irretorquível para o avanços na violênciae na criminalidade.

Outros materiais

Perguntas Recentes