Buscar

AV - Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional - 09.06.2014

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0918_AV_201401285287 (AG) » PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	SANDRA MARTINS LOHN VARGAS
	Turma: 9041/AU
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1        Data: 09/06/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 201401542016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais e possui três níveis: Fundamental, Médio e Superior. Em relação ao Ensino Superior brasileiro, NÃO podemos afirmar que (assinale a única alternativa errada):
		
	
	As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.
	 
	É obrigatório para todos os cursos ofertados pelo Ensino superior, sem nenhuma distinção, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Estágio curricular obrigatório e 100 horas de Atividades Acadêmicas Complementares, conforme solicita o Ministério da Educação.
	
	Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
	
	As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
	
	Além das disciplinas, alguns cursos têm definidas a obrigatoriedade de carga horária mínima de atividades acadêmicas complementares, de estágio curricular e trabalho de conclusão de curso, dentre outros.
	
	 2a Questão (Ref.: 201401543744)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos concluir que a Educação é:
		
	
	Um problema exclusivo do governo;
	
	Um problema exclusivo dos pais;
	 
	O principal desafio econômico do Brasil;
	
	O único caminho para a realização pessoal;
	
	Um bem público com menor valor do que a saúde.
	
	 3a Questão (Ref.: 201401542536)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique, de acordo com as alternativas abaixo, qual é a competência que está relacionada com a capacidade de raciocinar / aprender do indivíduo:
		
	
	Competência Pragmática
	
	Competência Didático-Pedagógica
	
	Competência Comunicativa
	
	Competência Relacional
	 
	Competência Intelectual
	
	 4a Questão (Ref.: 201401506011)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sucesso profissional não depende apenas do conhecimento técnico. É certo que os profissionais de hoje estão muito parecidos nas dimensões técnicas. Nesse contexto, o que fará diferença é justamente a capacidade de entender que é preciso ir além, e podemos dizer que algo destoa do nosso sucesso profissional:
		
	
	Assumir riscos.
	
	Resolver problemas inesperados.
	 
	Se preocupar unicamente com sua vida pessoal.
	
	Ser criativo.
	
	Ser flexível.
	
	 5a Questão (Ref.: 201401489528)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Gestão_________ pessoal é a metodologia pelo qual o indivíduo realiza a gestão dos seus recursos financeiros, buscando a _________ dos seus recursos financeiros, através da___________ das receitas e minimização dos gastos.
		
	
	Financeira, minimização, alocação
	 
	Financeira, otimização, maximização
	
	De captação, recursos, investimento
	
	Da aplicação, investimentos e minimizando
	
	De empresas, redução e custo, movimentação
	
	 6a Questão (Ref.: 201401551935)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O tempo é uma invenção do homem. Ele nos faz organizar as diversas atividades, que estamos submetidos ou obrigados a executar. Durante toda nossa vida, seremos provocados a administrar o tempo, cumprindo horários, tomando decisões etc. A administração do tempo obriga você a definir aquilo que é prioritário para, de certa forma, realizar aquilo que é mais urgente primeiro. Com isto, defina com suas palavras o que você entende por administrar o seu tempo.
		
	Resposta: Administrar o tempo é administrar a energia que se gasta em cada atividade ou tarefa programada para ser realizada num determinado período. Dependendo da quantidade de atividades reservadas para o dia, faz-se necessário administrar as que são mais relevantes, de maior importância e urgência, dispendendo maior ou menor tempo conforme a complexidade da tarefa. Administrar o tempo é ter a capacidade de realizar os trabalhos propostos em um tempo adequado e com qualidade. É saber trabalhar menos com o alcance dos resultados esperados.
	
Gabarito: A administração do tempo pode ser definida como uma arte ou mesmo uma habilidade de elencar todas as tarefas ou decisões que precisam ser tomadas e definir, a partir de um critério pessoal, uma prioridade de tratamento e solução, ou seja, administrar o tempo nos auxilia a organizar rotinas e maximizar a produtividade.
	
	 7a Questão (Ref.: 201401503366)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O conceito carreira normalmente esteve associado a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento. Muitos estudantes ingressam no ensino superior acreditando que estão iniciando uma estrada estável, previsível. Em outras palavras, acredita-se que há uma evolução natural da carreira, durante e após a formação, com o passar do tempo. Entretanto, os profissionais começam a constatar que as empresas estão mudando em decorrência de reestruturações organizacionais. Quase 50% dos profissionais reconhecem que seu cargo, tal como é hoje, provavelmente não existirá dentro de três anos. Mesmo assim, a passagem do "mundo do emprego" para o "mundo da empregabilidade" ainda não é totalmente compreendida pela maioria. E quanto a você? O que pensa sobre isso?
		
	Resposta: Na grande maioria as empresas estão em constantes transformações e com essas transformações a forma de gestão acompanha esse processo. Devido a competitividade, a tecnologia, as exigências do mercado, a economia, muitas dessas empresas possuem a necessidade de adequação, reestruturação em seus diversos níveis administrativos, financeiros e operacionais. Mais e mais são exigidos de seus profissionais competências, habilidades e atitudes que sejam diferenciais nas gestões empresariais. O caminho acadêmico é somente um 1o. passo para o ingresso no mercado de trabalho, mas não o essencial. Criatividade, atitude, capacidade de relacionar-se, disposição, comprometimento, responsabilidade, habilidade, dentre outros são os requisitos que farão diferença para o profissional atualmente.
	
Gabarito: A resposta é pessoal, mas o aluno deve se posicionar. O perfil dos profissionais está muito parelho, cabendo pouco espaço para diferenciação em termos simplesmente de análise de currículo. É aí que o conceito de carreira toma outra vertente, buscando incorporar outros diferenciais ao profissional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401551388)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando o cenário geral da formação superior, analise cada um das alternativas abaixo e , em seguida, marque a opção correta:
I- Competência é a aquisição da capacidade de mobilização, de valores, conhecimentos, atitudes e habilidades com o objetivo de solucionar situações complexas inerentes à área de formação.
II- O desenvolvimento das competências acadêmicas necessárias à formação do perfil profissional almejado será confirmado com o certificado de conclusão do curso.
III- O estágio não forma um vínculo entre o conhecimento acadêmico e à vivência profissional, mesmo nos cursos em que constam o estágio supervisionado.
		
	 
	As alternativas ( I ), ( II ) e ( III ) estão corretas.
	 
	Somente a alternativa ( II )  está correta.
	 
	Somente as alternativas ( I ) e ( II ) estão corretas.
	 
	Somente as alternativas ( II ) e ( III ) estão corretas.
	 
	Somente as alternativas( I ) e ( III ) estão corretas.
	
	 9a Questão (Ref.: 201401545668)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao Programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, chamamos de:
		
	
	CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS
	 
	FIES
	
	PROUNI
	
	ENEM
	
	ENADE
	
	 10a Questão (Ref.: 201401545690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Consiste na reunião de pessoas, preferencialmente de setores distintos, para explorarem diferentes pensamentos e ideias em busca da solução de um problema ou para alcançar um determinado objetivo.
		
	
	Coaching
	 
	Brainstorming
	
	Mentoring
	
	Ability
	
	Training

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes