Buscar

Avaliação_Administração de Novos Negocios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0431_AV_201307337813 » ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	FERNANDO QUERUBIM SARDINHA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 17/06/2015 15:34:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201307995672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Demonstrações financeiras são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. Assinale a Demonstração Financeira que mostra a situação econômico-financeira da empresa em uma determinada data, apresentando a evolução do patrimônio, que é representado por bens, direitos e obrigações acumulados ao longo dos exercícios.
		
	
	Demonstração do fluxo de caixa (DFC).
	
	Ativo realizável no longo prazo.
	 
	Balanço patrimonial.
	
	Patrimônio líquido.
	
	Demonstração de resultado do exercício (DRE).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307412202)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
		
	
	Unificação do Mercosul
	
	Descoberta do Brasil
	
	Segunda guerra mundial
	 
	Revolução Industrial
	
	Primeira gerra mundial
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307422322)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A estratégia de marketing adequada é fundamental para o sucesso de empreendimento. O planejamento estratégico de marketing baseia-se em três etapas principais: definição e análise do mercado; escolha do mercado-alvo e definição do marketing mix (ou composto de marketing). Portanto, pode-se considerar que se está segmentando o mercado quando: I - Divide o mercado em grupos relativamente heterogêneos II - Divide o mercado em grupos relativamente homogêneos. III - Agrupa o mercado por faixa etária. IV - Agrupa o mercado por naturalidade (cidade onde nasceu). Estão corretas as afirmativas:
		
	
	III e IV.
	
	II e IV.
	
	I e III.
	
	I e II.
	 
	II e III.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307969251)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a opção correta acerca das características do comportamento empreendedor.
		
	
	O empreendedor sonha, realiza e executa tarefas associadas a controle e o monitoramento cabe ao gestor da empresa.
	 
	Apesar de não estarem subordinados a exigências de formação em gestão, os empreendedores adotam ações de planejamento ao estabelecerem metas e objetivos para seus negócios.
	
	O empreendedor preocupa-se com a realização de suas projeções para o negócio. Questões relacionadas a qualidade, eficiência e eficácia não cabem nesse papel.
	
	O empreendedor clássico não constrói um negócio a partir de um produto ou ideia.
	 
	Um empreendedor, quando dono de seu negócio, deve ocupar a posição de chefe e garantir que seus empregados cuidem de tarefas operacionais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307606050)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O empreendedor não deve se preocupar ao fazer novos investimentos em um novo mercado com:
		
	
	A carga tributária
	
	O ambiente político institucional
	
	O comportamento do PIB
	 
	Estabilidade legal
	 
	O plano de cargos e salários de sua empresa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307969252)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É fundamental, para um bom atendimento a clientes, conhecer os produtos e serviços comercializados pela empresa, pois essa estratégia transmite credibilidade, segurança, respeito e confiança mútua. Porém, o sucesso dessa estratégia depende de pressupostos ligados a técnicas de bom atendimento. Qual alternativa NÃO faz parte da estratégia de bom atendimento a clientes?
		
	
	Um bom relacionamento com a carteira de clientes, oferecendo-lhes promoções de vendas.
	 
	Um bom serviço de marketing para mascarar eventuais fragilidades do produto oferecido.
	
	Buscar satisfazer as necessidades e expectativas do cliente, oferecendo serviços com qualidade, agilidade e presteza.
	
	Produtos e serviços de que a empresa dispõe para negociar com seus clientes.
	
	Conscientização dos funcionários de que o cliente é peça fundamental aos negócios da empresa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307421721)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maximiano (2006) considera que as FUNÇÕES são tarefas e os DEPARTAMENTOS unidades de trabalho. Portanto, pode-se concluir que:
		
	 
	O Departamento de Pessoal é unidade de trabalho, enquanto Recursos Humanos é uma função.
	
	O Departamento de Pessoal e o Departamento de Marketing são funções, enquanto Recursos Humanos e Operações são unidades de trabalho.
	
	O Departamento de Marketing é uma função, enquanto Operação é uma unidade de trabalho.
	
	O Departamento de Pessoal e o Departamento de Marketing são funções e os Gerentes de Pessoal e o Gerente de Marketing esses são unidades de trabalho, pois trabalham com diversas pessoas que são seus subordinados.
	
	O Departamento de Pessoal não é nem função muito menos unidade de trabalho, pois há o Gerente de Pessoal que é unidade de trabalho.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307423022)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A produção enxuta é o sistema que tem como princípio a maximização da eficiência por meio da eliminação de todos os tipos de desperdícios. Maximiano (2006) relaciona os sete desperdícios que considera mortais, que são: defeito no processo produtivo; operações desnecessárias; produção acima do volume necessário; tempo de espera desnecessária; estoques e equipamentos desnecessários; transporte de materiais sem agregação de valor e movimento de pessoas sem que haja agregação de valor. Considerando esses desperdícios, pode-se afirmar que:
		
	 
	Movimentação de pessoas sem agregação de valor corresponde a defeito no processo produtivo.
	
	Produção antecipada corresponde a defeitos no processo produtivo.
	
	Os defeitos detectados nos produtos pós-vendas correspondem à operação desnecessária no processo de manufatura.
	 
	Os refugos e retrabalhos são defeitos no processo produtivo.
	
	Produção acima da demanda esperada corresponde a transporte de material sem agregação de valor.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307421786)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Além das formas convencionais de estruturação, em algumas empresas, como de consultoria, promoção de eventos, construção civil, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação e outros assemelhados, que atuam com diversos projetos, é conveniente a adoção de estruturas complexas, como a organização de projeto, estrutura matricial, organização por processos. Considerando uma empresa de construção civil, com diversas obras em projetos e outras em andamento, identifique e explique sucintamente as razões de adequação da adoção da estrutura complexa.
		
	
Resposta: È importante a adoção de estruturas complexas como a organização de projetos, estrutura matricial e organização por processos. E é fundamentantal a a adoção de estruturas complexas.
	
Gabarito: Atuação em diferentes projeto com produto singular, adequada coordenação entre departamentos; atividades temporárias relacionada a cada projeto; melhor utilização dos recurso através compartilhamento. TERMOS CHAVES: PROJETO, COORDENAÇÃO, ATIVIDADES TEMPORÁRIAS, UTILIZAÇÃO DE RECURSOS.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308022639)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ademir é supervisor de Controle de Qualidade da linha de produção na empresa que trabalha. A característica mais marcante do seu estilo de chefia diz respeito ao fato de ele ser muito centralizador. Sua mesa de trabalho está sempre cheia de pastas e processos, assim como as gavetas de sua mesa. Não é raro levar tarefas para fazer em sua residência, principalmente nos fins de semana. Seu superior, por várias vezes, observou que Ademir demora muito tempo para tomar decisões ou opinarsobre problemas muito simples com os quais a empresa se defronta. Os processos ficam parados em sua mesa até que ele tenha tempo para se inteirar do assunto e propor a decisão que julga ser correta. Por outro lado, não são poucas às vezes em que Ademir observa seus subordinados parados, sem tarefas para executar. Quando questionado porque não delegava tarefas para eles executarem, Ademir respondeu que eles não tinham competência para executá-las. Também não confiava nas habilidades de seus subordinados. Apesar de Ademir estar consciente das vantagens da delegação de autoridade, ele continuava centralizando o poder. Com base na situação exposta, responda: quais as barreiras de um processo de delegação de autoridade?
		
	
Resposta: Um gestor pode encontrar varias barreiras ao comandar um departamento de uma empresa mas a pior barreira pode ser ele mesmo, é importante aprender a dividir as tarefas dar oportudades a outros funcionarios, compartilhar informações solicitar ajuda, visto que não é possivel concentrar tantas responsabilidades em uma só pessoa dentro de uma empresa. A consequencia de concentrar tarefas em uma unica pessoa é justamente o atraso nas atividades por falta de tempo para execução de todas.
	
Gabarito: O aluno deve discorrer considerando os assuntos relacionados abaixo: - Barreiras à DELEGAÇÃO: medo de perder poder/ lugar; falta de tempo de treinar os subordinados; falta de subordinados capacitados e habilitados; Falta de habilidade de dirigir e coordenar; mania de perfeição (julga que faz qualquer tarefa melhor que os subordinados); ausência de controles, o que torna o chefe cauteloso quanto a delegação. - REGRAS PARA TORNAR A DELEGAÇÃO MAIS EFETIVA: Selecionar o subordinado adequado; Proporcionar um nível de autoridade compatível com as atividades exercidas pelo subordinado; explicar com precisão e clareza as atividades e resultados esperados; criar condições adequadas de motivação e participação; treinar e ajudar o subordinado em suas atividades; criar condições para forçar o subordinado a tomar decisões, dando-lhes, o apoio que se faz necessário; Promover incentivos e recompensar de alguma forma, um bom resultado apresentado pelo subordinado. REFERÊNCIAS: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos de criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

Outros materiais