Buscar

projeto integrador II

Prévia do material em texto

CENTRO DE 
EDUCAÇÃO
 A DISTÂNCIA
CURSO DE 
Pedagogia
PROJETO INTEGRADOR
 i
I
nome do aluno: KATIUCIA RIBEIRO FLORES BETTKER
r.a:
3273392571
A IMPORTÂ
NCIA DO BRINCAR E O LÚDICO
Santo Ângelo
2019
KATIUCIA RIBEIRO FLORES BETTKER
A IMPORT
ÂNCIA DO BRINCAR
 E O LÚDICO
Projeto de Pesquisa
 
apresentado
 à 
Anhanguera
-Uniderp
, como requisito parcial para 
o aproveitamento da disciplina 
Projeto Integrador
 I
I
 da 
7
ª série do
 Curso d
e
 
Pedagogia
.
Tutor a Distância:
 
Tatiane Duarte Conte
Santo Ângelo
2019
INTRODUÇÃO
A brincadeira na vida da criança é muito importante, pois é um processo de mediação entre a criança e a realidade. Brincar é indispensável à saúde física, emocional intelectual, por isso, o lúdico deve estar presente na vida das crianças como uma atividade diária. 
As crianças atualmente estão entrando mais cedo na escola de educação infantil, muitas vezes ingressam antes do tempo, perdem uma característica da infância muito importante que é o brincar.
 As escolas de educação infantil precisam disponibilizar um tempo para essas crianças, resgatar o lúdico como um dos conteúdos, pois é na escola que elas têm o espaço livre e adequado para correr e pular, brinquedos diferenciados disponíveis para utilizar, e se desenvolverem. 
Muitos pais dizem que não se ensina nada, e os filhos só brincam para passar o tempo, porém é brincando que a criança também aprende. Brincar não é simplesmente “passar tempo” e sim, a possibilidade de desenvolver a aprendizagem através de várias habilidades que ajudarão a criança na fase adulta.
 Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender como ela vê e constrói o mudo, como gostaria que fosse e o que se passa com ela, por isso é muito importante que a criança ao brincar, seja observada pela professora, pela família e etc.
A criança que não tem oportunidade de brincar desenvolve menos vínculos afetivos, não consegue lidar com a perda, ficam violentas e sujeitas a se envolverem com drogas, além de tornarem-se adultos com sérios problemas de saúde como: depressão, obesidade, diabetes e stress.
O brincar é tão importante que a criança consegue interagir com mais vontade, propriedade e sabedoria. Quando o educador utiliza o lúdico, além de outros recursos didáticos como a música, por exemplo, ele está permitindo que o seu educando possa interagir com os outros colegas de sala.
Portanto o brincar é muito importante, sendo a escola fundamental pela seleção de atividades, para que possa ser enriquecido cada vez mais o ato de ensino-aprendizagem. Por meio da brincadeira a criança envolve-se no também sente que é importante vivenciar a partilha e atividades em grupo com os colegas.
JUSTIFICATIVA
A escolha do meu tema como trabalho de conclusão do curso de pedagogia “A importância do brincar e o lúdico” surgiu devido à importância do lúdico nas escolas de Educação Infantil. 
Esse projeto vem esclarecer a importância do brincar para o desenvolvimento da criança durante a infância, estimulando a escola a resgatar as brincadeiras. 
Na concepção Walloniana, o termo infantil significa lúdico, pois toda atividade da criança é lúdica quando é exercida por ela mesma. O brincar é uma forma livre e individual. Ele evidencia o caráter emocional em que os jogos se desenvolvem, demonstrando seu interesse pelas relações sociais infantis nos momentos do jogo e seus aspectos relativos a socialização. Sobre esse aspecto, Wallon (1979) comenta:
A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que entregar-se com suas camadas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas. (Wallon, 1979, P. 210)
 É através de brincadeiras de faz de conta, bonecas, carrinhos e jogos que a criança desenvolve sua capacidade de expressão e comunicação, psicomotricidade, seu desenvolvimento cognitivo e internaliza o conhecimento advindo da interação com o meio externo, além de propiciar a troca de afeto, ampliação do vocabulário, compartilhamento, interação e exposição das emoções. 
O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo que existe no cotidiano, a natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais na proposta de manipulá-los. (KISHIMOTO, p.18, 2009)
Dessa forma o uso de recursos lúdicos dentro da sala de aula se faz necessário não apenas pelo fato de promover o conhecimento, mas por ser responsável por gerar uma formação integral e globalizada na criança.
PROBLEMA
As pesquisas indicam que cada vez mais, as brincadeiras favorecem o desenvolvimento da criança estão sumindo no âmbito escolar, e até mesmo os profissionais da área não buscam introduzir o lúdico como ferramentas essenciais para o crescimento saudável das crianças, em seus conteúdos dados em sala de aula.
 Brincar de andar, de pular, brincar de subir e descer, de pôr e tirar, de empilhar e derrubar, de fazer e desfazer, de criar e destruir. Educar neste momento é sinônimo de preparar, o espaço adequado, o espaço brincado, isto é, explorável. (WALLON, 1986, p.117)
Durante a observação no estágio da Educação Infantil surgiram alguns questionamentos que nos fazem refletir sobre:
Qual a importância do brincar de maneira lúdica?
O que o brincar proporciona ao desenvolvimento da criança?
Como introduzir as brincadeiras aos conteúdos em sala de aula?
O lúdico se faz presente diariamente no cotidiano escolar da educação infantil?
Qual a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança?
 De acordo com Vygotsky (1989) é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos.
 Este projeto de pesquisa tem por finalidade esclarecer a importância do brincar no desenvolvimento da criança na educação infantil, como processo de desenvolvimento motor, afetivo e a aprendizagem. 
OBJETIVOS
Objetivo geral
O objetivo do presente trabalho é abordar a importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem, buscando compreender a relevância do brincar, como subsídio, na construção do desenvolvimento, de aprendizagem, no processo educacional da criança.
Objetivos específicos
Resgatar o lúdico na educação infantil;
Desenvolver mudanças significativas nas práticas educacionais;
Ampliar ferramentas para o aprendizado de forma lúdica;
Valorizar a importância do brincar na educação infantil;
METODOLOGIA
O Projeto de Pesquisa será feito através de levantamentos bibliográficos de autores que falam sobre o tema proposto, buscando adquirir informações e explicações para solucionar as dúvidas que surgiram diante da escolha do tema, no qual esclarecerá os principais problemas enfrentados na educação infantil com relação ao brincar.
Será feita uma pesquisa de campo, para saber quais os procedimentos utilizados por eles, para mediar às brincadeiras e resgatar o brincar como forma de aprendizado, interligando os conteúdos propostos pela instituição escola.
Para contribuir com esta pesquisa, será realizada uma coleta de dados através da observação das crianças durante as brincadeiras, conversa verbal com professores, coordenação, direção e principalmente com as crianças da educação infantil. Sendo necessária a elaboração de um questionário especifico para os envolvidos neste processo significativo e qualitativo de aprendizagem.
Aplicação do questionário contendo perguntas para coordenação, direção e professores:
Qual sua formação?Qual sua concepção de criança?
Qual a importância do lúdico na educação infantil no desenvolvimento da criança?
Como a coordenação pedagógica contribui com os professores da educação infantil?
A presença das atividades lúdicas no seu planejamento é uma exigência da escola?
Quais são as atividades lúdicas que você normalmente utiliza?
Questionário para as crianças:
Qual seu nome?
O que você mais gosta de fazer na escola?
Quais as suas brincadeiras favoritas?
 O que você aprendeu enquanto brincava?
Gosta de música?
Gosta de jogos?
Gosta de brinquedos?
Gosta de criar brinquedo?
Demais perguntas poderão ser acrescentadas de acordo com as respostas das crianças.
Após a realização das observações e da coleta de dados será realizado um encontro com a equipe pedagógica da escola, para refletir, dialogar acerca das mudanças significativas nas práticas educacionais, visando ampliar ferramentas necessárias para o aprendizado de forma lúdica. 
O que se espera é que neste encontro, os profissionais resgatem o lúdico na educação infantil, pois a brincadeira é uma ação natural da criança nesta fase vida. No momento em que brinca a criança trabalha com diversos aspectos como físico, motor, emocional, social e cognitivo se construindo um importante elemento no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Como ponto culminante deste tema abordado, seria de suma importância que a escola construa apostila, elencando algumas atividades lúdicas como o jogo, as brincadeiras livres e direcionados, atividades com objetos, atividades de imitação, atividades com materiais recicláveis, atividades com brinquedos de menina e de menino, jogos de montar, brincadeira de faz de conta, jogos simbólicos, jogo de regras, confecção de brinquedos e, etc.
 O intuito desta pesquisa ao demonstrar um universo onde o lúdico se faz presente nas ações dos educadores e educandos, não é o que os professores devem abandonar o livro didático ou as aulas expositivas. Este também não é o objetivo dos estudiosos quando se propõe a educação da ludicidade como uma alternativa para a metodologia utilizada na Educação Infantil, não como um recurso único, mas como uma estratégia que não impossibilita a utilização simultânea de outros recursos e estratégias metodológicas.
 O trabalho elaborado será redigido, para que possa servir de pesquisa e incentivo aos educadores que não utilizam o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, e auxiliar os que estão em busca de respostas, para ajudar criança no seu processo de desenvolvimento.
CRONOGRAMA 
	Atividades
	Março
	Abril
	Maio
	Junho
	Observar orientações
	x
	
	
	
	Pesquisa bibliográfica
	x
	
	
	
	Observações das crianças
	
	x
	
	
	Aplicação do questionário com os envolvidos
	
	x
	
	
	Análise do material das observações e do questionário
	
	
	x
	
	Encontro pedagógico
	
	
	
	x
REFERÊNCIAS
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. vol. I. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROUGERE, Gilles. “A criança e a cultura lúdica” KISHIMOTO, TizucoMorchida. O brincar e as suas teorias. São Paulo: Cencage Learning,1998.
GUSSO, Sandra de Fátima K.. SHUARTZ, Maria Antônia.  A criança e o lúdico: A importância do “brincar”. Curitiba: 2005.
VYGOTSKY, L. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
WALLON, Hensi. Origem do caráter da criança. São Paulo. Ed.Ática,1986;
WALLON, Hensi. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Veja/Universidade, 1979.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: 1971/1975.

Outros materiais