Buscar

PROVA CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0466_AV_201505617413 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	IVINI DE OLIVEIRA BRUNI
	Turma: 9036/AG
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 1        Data: 23/06/2015 14:24:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201505713274)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A empresa Modas Camile, inplantou recentemente novas políticas de pessoal, as quais trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores: I - Custos associados a doenças ocupacionais; II - Baixa produtividade; III - Nível de responsabilidade atribuída ao cargo; IV - Inclinações pessoais; V - Absenteísmo e rotatividade. Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
		
	
	III, IV e V
	 
	II, IV e V
	
	II, III e IV
	
	I, III e V
	 
	I, II e V
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506296953)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Chiavenato (2008), o clima está intimamente relacionado com ______________________________dos membros da organização. O cenário de mudanças sociais, políticas e econômicas, exigem que as empresas adotem estratégias para se adaptar ao contexto dinâmico e competitivo, o que interfere diretamente no ambiente organizacional, trazendo consequências para o clima. Com isso podemos dizer que Clima está relacionado a que?
		
	 
	a motivação
	
	a transparência
	
	a posição
	
	a concorrência
	
	a concessão
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505722553)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Variáveis Organizacionais são compostas por diversos fatores singulares. O que podemos dizer acerca da influência destes fatores sobre o trabalhador?
		
	 
	Cada um desses fatores gera maior ou menor impacto em cada trabalhador, em função das suas expectativas, seus valores pessoais e seu nível hierárquico.
	
	A maioria dos fatores influencia com maior intensidade e, alguns poucos, de maneira mais simples.
	
	Todos os fatores infleunciam negativamente o rendimento do trabalhador.
	
	Cada um desses fatores gera maior ou menor impacto em cada trabalhador.
	
	Todos os fatores influenciam de modo semelhante e causam o mesmo impacto no trabalhador.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505713272)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitas empresas têm dificuldade de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho. PORQUE As crenças, valores e atitudes que compõem a cultura organizacional influenciam comportamentos dos funcionários na empresa. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506281356)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Escolha a alternativa que lista apenas estratégias de avaliação e acompanhamento do Clima Organizacional:
		
	 
	Linha Direta com a Presidência, Ombudsman, Entrevista de Desligamento.
	
	Pesquisa de Clima, Turnover, Ombudsman;
	
	Linha Direta com a Presidência, Turnover, Entrevista de Desligamento;
	
	Pesquisa de Clima, Greve, Café da Manhã com o Presidente;
	
	Absenteísmo, Greve, Café da Manhã com o Presidente;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505722744)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma vez definido o instrumento de pesquisa, ele deve ser aplicado junto a um grupo piloto de funcionários, a fim de validar: a) interpretação de perguntas que podem suscitar dúvidas. b) adequação do tempo de aplicação. c) forma e conteúdo da pesquisa. d) os empregados que irão responder.
		
	 
	As alternativas c e d são corretas.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	
	As alternativas b e c são corretas.
	 
	As alternativas a e c são corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505919835)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima. As variáveis organizacionais são fatores que podem causar satisfação e/ou insatisfação nos trabalhadores. Cite e comente três variáveis, destacando como elas podem contribuir positiva e negativamente no clima de uma organização.
		
	
Resposta: Sálario: se o colaborador estiver satisfeito com sua remuneração,haverá produtividde positiva e que beneficiará a organizção.Se nao condiz,haverá insastifação e negativismo na sua produção. Beneficios: Eles trazem para o colaborador uma satisfação com a responsabilidade que a organização tem por ele. Como auxílio creche por exemplo.Quando não ha,gera indiferença e ele procurará outra organização que possa ter esses beneficios gerrando para a organização afastamento de potenciais colaboradore. Reconhecimento: A organização que olha para seu colaborar e da o devido valor e atenção gera um colaborador satisfeito,em contra partida quando não ha esse reconhecimento gera insatisfação e possivel desligamento.
	
Gabarito: O aluno deverá apontar três variáveis e explicando como elas interferem no clima organizacional. Dentre as variáveis o aluno poderá apresentar: salário, benefícios, cultura da organização, gestão, comunicação, dentre outros.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506294605)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Carina Peçanha, gerente da área de gestão de recursos humanos da empresa ABC, notou que os indicadores de absenteísmo e turnover estavam piorando nos últimos dois anos e achou conveniente realizar uma pesquisa de clima para identificar as causas dessa situação. Ana obteve a aprovação e apoio da direção e reuniu sua equipe para elaborar o planejamento da pesquisa. Planejamento feito, a pesquisa seguiu todas as etapas previstas no processo. Carina verificou que, em áreas distantes da matriz, onde não existe apoio do RH e as chefias foram encarregadas de coletas os questionários e enviar ao RH, o índice de respostas foi muito baixo. Qual foi a falha, de planejamento da pesquisa, que a equipe de RH cometeu e que gerou esse problema?
		
	
Resposta: Nesse caso como foi a chefia que ficou encarregada pela coleta dos questionarios e repassar aos colaboradores da importancia da participação,os colaboradores não deram a devida importancia e quem respondeu foi quem quis.Causando este indice de respostas muito baixa e atrabalhando a pesquisa.
	
Gabarito: A coleta das respostas nunca deve ser feito pelas chefias para não constranger os respondentes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506295501)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta.
		
	
	Carinhas para avaliação de pesquisa O autor destaca que ¿por serem engraçadinhas, observou-se que tendem, em vários casos, a estimular o caráter de seriedade da pesquisa, bem como não expressam o sentimento da afirmação propriamente dita, mas tão-somente a sua lembrança. É exatamente por estes motivos que, peremptoriamente, descartamos sua aplicação¿. (JUNIOR, 2005)
	 
	A fase de parametrização não é responsável pela definição dos parâmetros. Escolher os parâmetros para as resposta exige conformidade com os critérios previamente estabelecidos para a tabulação dos dados que pode ser eletrônica ou manual. As opções de resposta devem ser interpretadas pela tabulação como manifestação de satisfação ou insatisfação. (LUZ, 2003)
	
	A tabulação serve para avaliar o percentual dos funcionários satisfeitos em relação às diferentes variáveis pesquisadas. (Luz, 2003, p. 83).
	
	¿depois de se cogitar da escolha e dos agrupamentos de questões afins, deve-se preocupar em decidir qual(is) o(s) tipo(s) de escala de parâmetros para avaliação deve(m) ser usado(s)¿.(JUNIOR, 2005)
	 
	Luz (2003), estabelece a utilização de cinco opções de resposta, sendo que as opções sempre e quase sempre indicam que estão satisfeitos, as opções raramente e nunca indicam insatisfeitos, e quando a resposta é não tenho opinião, deve-se tabular somente o percentual. Exemplo: O clima de trabalho da minha equipe é bom? ( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Raramente ( ) Nunca ( ) Não tenho opinião
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506302677)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Plano de Ação é a parte mais importante do processo de gestão do clima organizacional, pois é o seu produto final. Indica as ações que vão tornar melhor o clima de uma empresa.  Há alguns critérios que devem ser respeitadas para a eficácia do plano de ação. São eles:          
		
	
	Todos os problemas devem ser tratados de forma igual, sem priorização para não criar nenhum tipo de "privilégios" na empresa.
	
	O Plano de Ação muitas vezes é elaborado pelos próprios colaboradores para que sejam valorizados nas mudanças que precisam acontecer.
	 
	É recomendável que esses planos tenham prazos bem definidos, a fim de que sua execução possa ser acompanhada e que cada um possa ter um diretor responsável.
	
	Os resultados que ficaram abaixo da média devem ser desconsiderados pois não são relevantes.
	
	Não deve haver prioridade em relação aos problemas cuja solução beneficie um maior número de empregados, ou que sejam de fácil solução, impliquem em baixo investimento etc.

Outros materiais