Buscar

AV Pensamento Político

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0641_AV_201403289131 » PENSAMENTO POLÍTICO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201403289131 - CAROLINE CABRAL VALENTE
	Professor:
	JULIO CESAR ADIALA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 13/06/2015 13:56:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201403465209)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	(Rousseau), ao ler descrições sobre os índios brasileiros diz: "Eis aqui, o Bom Selvagem, como sempre sonhei!" O índio brasileiro é o último remanescente na existência de um Estado de Natureza, do elo perdido do paraíso. A partir da descrição do modo de vida do índio brasileiro, de sua relação idílica com sua ambiência, Rousseau constrói o Mito do Bom Selvagem¿. (www.notasdeaula.org.br/Filosofia do Direito). Com base no texto acima, explique como se dá a passagem do Estado de Natureza para a Sociedade Civil na obra de Rosseau.
		
	
Resposta: Para ele o homem foi obrigado a establecer um pacto social para proteger sua própria existência.
	
Gabarito: Na concepção de Rousseau em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a Natureza lhes dá, desconhecendo lutas. Esse estado de felicidade original, no qual os humanos existem sob a forma do bom selvagem inocente, termina quando alguém cerca um terreno e diz: "É meu". A divisão entre o meu e o teu, isto é, a propriedade privada, dá origem ao estado de sociedade, que corresponde, agora, ao estado de natureza hobbesiano da guerra de todos contra todos. Para fazer cessar esse estado de vida ameaçador e ameaçado, os humanos decidem passar à sociedade civil, isto é, ao Estado Civil, criando o poder político e as leis. A passagem do estado de natureza à sociedade civil se dá por meio de um contrato social, pelo qual os indivíduos renunciam à liberdade natural e à posse natural de bens, riquezas e armas e concordam em transferir a um terceiro - o soberano - o poder para criar e aplicar as leis, tornando-se autoridade política. O contrato social funda a soberania.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403465763)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Os direitos sociais se realizam por meio de atuação estatal, com a finalidade de diminuir as desigualdade. Enumere os direitos sociais, dispostos no artigo 6º da Constituição Federal de 1988:
		
	
Resposta: O cidadao tem o direio a saude, a previdecia social e a assistencia social. Tendo assim a seguridade social.
	
Gabarito: O Art. 6º da Constituição Federal de 1988 estabelece como direitos sociais a educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403465215)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O pensador florentino Nicolau Maquiavel propôs um modelo analítico para o estudo da ação política que representou um marco da Ciência Política. Esse modelo foi considerado inovador em relação ao pensamento medieval por conta de:
		
	
	Romper com a tradição humanista baseada no concreto e pensar a realidade política numa perspectiva abstrata
	 
	Romper com a tradição humanista baseada no abstrato e pensar a realidade política em termos da prática humana concreta
	
	Romper com a tradição humanista baseada no concreto e pensar a realidade política numa perspectiva filosófica
	
	Romper com a tradição humanista baseada no abstrato e pensar a realidade política numa perspectiva filosófica
	
	Romper com a tradição humanista baseada em uma perspectiva filosófica e pensar a realidade política em termos da prática humana abstrata
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403906778)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Hobbes, a semelhança que existe entre os homens se constitui em rivalidade, pois cada um quer parecer superior em poder, inteligência e valor ao seu semelhante que, por sua vez, também deseja o mesmo. Como ambos têm um desejo em comum, duas de suas atitudes são a defesa e o ataque, onde cada qual espera receber o devido respeito que julga merecer, um causando dano ao outro. Desta forma, é correto dizer que:
		
	
	o papel do estado é assegurar a liberdade plena ao indivíduo
	 
	o estado deve estabelecer a ordem em detrimento da liberdade
	
	os direitos naturais são preservados no estado hobbesiano
	
	apenas a liberdade é um direito natural preservado em Hobbes
	
	o homem hobbesiano é bom por natureza
	
	 5a Questão (Ref.: 201403465353)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Rousseau desenvolve no seu livro O Contrato Social, publicado pela primeira vez em 1762 a idéia que no processo de legitimação do pacto social, o fundamental é a condição de igualdade das partes contratantes. Para Rousseau, o governo:
		
	 
	Pode ser o poder soberano, dependendo da forma de governo adotada
	 
	Deve se submeter ao poder soberano do povo
	
	Não deve se submeter ao poder soberano do povo
	
	É o poder soberano, pois segue os desígnios divinos.
	
	É o poder soberano, pois foi escolhido pelo povo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403906727)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ciência Política é o estudo da política: dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ¿ ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Neste sentido é correto afirmar que:
		
	
	Os cientistas políticos podem estudar apenas as instituições como empresas, mas não podem estudar sindicatos e igrejas.
	 
	Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresas, sindicatos, igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.
	
	Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresas, sindicatos, igrejas, mas não podem estudar outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.
	
	A ciência política é a teoria e prática da política, mas não faz a descrição nem análise dos sistemas políticos e do comportamento político.
	
	A ciência política não se relaciona com a teoria e prática da política, nem consiste na descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403465705)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Iluminismo: I - Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica. II - Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos). III - Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.
		
	 
	A afirmativa III é verdadeira, as afirmativas I e II são falsas.
	
	As afirmativas I e III são verdadeiras, a afirmativa II é falsa.
	
	A afirmativa I é verdadeira, as afirmativas II e III são falsas.
	
	A afirmativa II é verdadeira, as afirmativas I e III são falsas.
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras, a afirmativa III é falsa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403465721)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes. " (MARX E ENGELS. Manifesto Comunista, 1848) A noção de luta de classes é central no pensamento marxista e foi usada por Marx e Engels para designar o confronto entre as classes antagônicas existentes no modo de produção capitalista. Marque a opção que assinala as classes sociais que Marx identifica na sociedade capitalista:Nobreza, burguesia e clero
	 
	Burguesia e proletariado
	
	Burguesia e campesinato
	
	Burguesia e clero
	
	Nobreza e burguesia
	
	 9a Questão (Ref.: 201403465390)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A democracia praticada na antiga Grécia foi caracterizada pela reunião dos cidadãos em assembléias para a discussão e resolução dos problemas e dos assuntos mais importantes do governo da cidade. Esse tipo de democracia ficou conhecido como:
		
	 
	Democracia participativa
	
	Democracia cidadã
	 
	Democracia direta
	
	Democracia indireta
	
	Democracia antiga
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403465749)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico nacional. Conforme o artigo 1º da Constituição Federal, a República Federativa do Brasil constitui-se de um Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
		
	
	Saúde, educação, renda e trabalho para a maioria da população
	
	Soberania Popular; Cidadania; Bem estar físico e mental; direito à moradia e ao trabalho digno
	 
	Cidadania; Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; Direitos Humanos; Direitos econômicos; Direitos Sociais; Pluralismo político
	 
	Soberania, Cidadania; Dignidade da pessoa humana; Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; Pluralismo político
	
	Cidadania; Direitos Difusos; Direitos Coletivos; Direitos Individuais

Outros materiais