A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV Filosofia da Ciência

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fechar
	Avaliação: SDE0640_AV_201403289131 » FILOSOFIA DA CIÊNCIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201403289131 - CAROLINE CABRAL VALENTE
	Professor:
	LUCIO GUIMARAES DE ALMEIDA
	Turma: 9006/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 20/06/2015 12:56:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201403464471)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que significa "Positivismo"?
		
	
Resposta: Positivismo é uma corrente filosofica, criada por Auguste Comte. Essa corrente acredita na ordem e no conhecimento como forma de verdade. Busca entender como o conhecimento se desenvolve. Foi uma corrnte que influenciou diversas revoluções, filosofos, literaturas...
	
Gabarito: O Positivismo é uma corrente filosófica iniciada pelo francês Augusto Comte (1798-1857) que pretendeu adequar-se às sociedades industriais almejando a reorganização da sociedade através de reforma intelectual. Considerava que era preciso que a população formasse novos hábitos intelectuais, em sintonia com o estado de desenvolvimento do espírito humano. Entendia que o progresso político dependia do progresso geral do saber. Para que esse progresso ocorresse, era necessário estender o método científico objetivo aos estudos dos fenômenos humanos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403910628)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O fenomenologia possui um conceito muito caro chamado de intencionalidade, por exemplo, conceito mais feito aos existencialistas, que influenciaram o universo teórico do Serviço Social. De que forma tal conceito incide sobre o trabalho dos assistentes sociais?
		
	
Resposta: É muito importante para o assistente social assimiliar essas formas de conhecimento, pois a partir delas ele ganhara tecnicas para desenvolver politicas sociais e atuar na sociedade.
	
Gabarito: Gabarito: Procurar o sentido de um sujeito que está imbricado no mundo, suspender o juízo diante da fala do usuário, agir com intencionalidade visando um atendimento de excelência é uma das respostas para tal relação entre a intencionalidade husserliana e a prática do assistente social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403582502)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diz tal filósofo que há no século XX "a subversão materialista dos valores, o momento revolucionário, em que o homem, pondo decididamente em si mesmo o seu fim, e não podendo mais suportar a máquina deste mundo, empreende uma guerra desesperada para surgir de um ateísmo radical uma humanidade inteiramente nova" e que "o valor da pessoa, sua liberdade, seus direitos, pertencem a ordem das coisas naturalmente sagradas, marcadas pelo sinete do Pai dos seres, e que têm nele o termo de seu movimento. A pessoa tem uma dignidade absoluta, porquanto está em uma relação direta com o absoluto, no qual somente ela pode encontrar sua plena realização, sua pátria espiritual é todo o universo dos bens absoluto'. Estamos tratando do filósofo............... que reaviva a mentalidade ...............
		
	
	Husserl - fenomenológica
	
	Comte - positivista
	 
	Maritian - tomista
	
	Marx - marxista
	
	Sartre - existencialista
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403546014)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando tomamos distância da vida cotidiana e de nós mesmos, passamos a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, inconscientemente, nossa existência. Ao tomar essa distância, estamos interrogando a nós mesmos, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Estamos então começando a adotar o que chamamos de atitude crítica, que também pode ser chamada de um outro tipo atitude. Nesse caso, assinale a alternativa CORRETA que corresponda à atitude crítica:
		
	
	Atitude científica.
	
	Atitude racionalista.
	
	Atitude pensante.
	 
	Atitude filosófica.
	
	Atitude esclarecedora.
	 5a Questão (Ref.: 201403464487)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo ______________, o Estado constitui o ¿primeiro poder ideológico¿, assim ele é uma forma de organização que a burguesia. A sociedade cria para si um órgão visando a defesa de seus interesses comuns diante dos ataques de dentro e de fora.
		
	
	Emmanuel Mounier
	
	Jacques Maritian
	 
	Auguste Comte
	
	Gaston Bachelard
	 
	Friedrich Engels
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403512279)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas notas de 1976 a respeito da obra Aparelhos Ideológicos de Estado, ----------- após ser criticado pelo texto, assevera que a ideologia dominante, que existe no complexo sistema dos aparelhos ideológicos de Estado, é também o resultado de uma dura e muito longa luta de classes, através da qual a burguesia (se tomarmos esse exemplo) só pode conseguir seus fins sob condição de lutar, ao mesmo tempo, contra a antiga ideologia dominante, que sobrevive nos antigos Aparelhos, e contra a ideologia da nova classe explorada, que busca suas formas próprias de organização e de luta.
		
	
	Tomás de Aquino
	
	Comte
	
	Maritain
	
	Marcuse
	 
	Althusser
	7a Questão (Ref.: 201403552494)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Que escola filosófica abordou os temas pertinentes aos meios de comunicação mostrando que o lazer acaba por constituir-se como um meio de opressão e controle social?
		
	 
	Escola de Frankfurt
	 
	Personalismo
	
	Marxismo
	
	Fenomenologia
	
	Positivismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403552503)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a atitude filosófica consiste essencialmente na tarefa de descrição das estruturas puras que permitem o aparecer de qualquer fenômeno possível, assim, ela visa descrever os atos puros da consciência e a sua correlação (dada mediante a intencionalidade) com a objetividade e a experiência?
		
	
	Personalista
	
	Marxista
	
	Positivista
	
	Marxiana
	 
	Fenomenológica
	
	 9a Questão (Ref.: 201403464527)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Karl Popper (1902-1994) criticou o método indutivo afirmando que o verdadeiro método consiste na criação de hipóteses que devem ser submetidas ao critério de falseabilidade. Seu método foi denominado de
		
	
	método racional-apriorístico
	
	método silogístico
	
	método objetivo
	 
	método hipotético-dedutivo
	 
	método dedutivo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403552624)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Há uma diferença significativa de Bourdieu em relação à Foucault, mencionada no texto, que caracteriza a postura epistemológica de ambos. Qual diferença signitiva foi mencionada?
		
	
	Ambos são filósofos positivistas que crêem que o poder deve operar pela força mantendo a ordem do Estado.
	
	As diferenças significativas entre os dois filósofos não eam muitas dado que ambos utlizavam o método fenomenológico.
	
	São filósofos de séculos diferentes, portanto estão submetidos a contextos históricos diferentes, não havendo divergências entre eles.
	 
	Enquanto o primeiro trabalhava o conceito de mais-valia, o outro partia para defender uma socilologia positivista.
	 
	É o fato de que enquanto um se manteve dentro da filosofia, o outro partiu para o campo empírico a partir de sociologia.