Buscar

ATIVIDADE 2 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Nesta Unidade foram abordados diversos temas relacionados à Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Um dos temas foi o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), que é responsável por coordenar, descentralizar e potencializar a implementação das políticas ambientais nacionais. O Decreto n. 99.274 de 1990 regulamentou o SISNAMA e o constitui a partir de órgãos dos Municípios, Estados, Distrito Federal e União responsáveis pela eficiência das políticas ambientais.
 
A partir do que foi estudado, descreva a função do SISNAMA e a maneira como ele está estruturado, fazendo relação com a atuação de cada um dos órgãos. Utilize o site do Planalto Federal para acessar o Decreto que constitui o Sistema Nacional.
Mas o que é o SISNAMA?
O Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, criado pela Lei nº 6.938/1981 e constituído por Órgãos e Entidades dos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios. Somando-se a esses, as Fundações Públicas instituídas pelo Poder Público ou Privado, para preservar e melhorar a qualidade ambiental brasileira. Veja sobre a estrutura do SISNAMA no Art. 6º, na íntegra, da Lei 6.938/81 atualizada. 
A Lei supracitada, institui a Política Nacional do Meio Ambiente. Esta Política, por sua vez é direcionada por Entes e Órgãos que a efetivam por meio do SISNAMA, formado pelo CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Além do ICMBio: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e demais Órgãos ambientais estaduais, distrital e municipais. Sua estrutura se perfaz por Órgão superior, que é o Conselho de Governo com a função de reunir Ministros dos Estados para auxiliar a Presidência da República 
prioritariamente protegendo, formulando e dirigindo os meios para se manter um Meio Ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações. Como Órgão Consultivo e Deliberativo, tem-se o CONAMA no âmbito federal e com suas respectivas representações nos Esta dos, DF, Municípios, Sociedade Civil e Setor empresarial, todos com um único anseio: o de estabelecer normas gerais para proteger o Meio Ambiente. 
Vale salientar que têm caráteres Consultivo porque assessora, estuda e propõe ao Conselho de Governo, diretrizes de proteção ambiental, sendo ainda o Deliberativo o mais importante, no que tange as n rmas e padrões para um Meio Ambiente equilibrado 
ecologicamente no uso de Resoluções. 
E o CONAMA? Como é sua estrutura?
 
 É estruturado pelo Plenário (Conselho de Governo), pelas Câmaras Especiais Recursais, de caráter terminativo na análise de multas e infrações aplicadas pelo IBAMA, pelo Comitê d e Integração de Políticas Ambientais, na função de Secretaria Executiva do CONAM A e finalmente, pelas Câmaras Técnicas que são Conselhos Temáticos que debatem temas sobre a biodiversidade, dentre outros. Ainda em relação ao CONAMA, além de editar resoluções, também é d e sua atribuição os Atos Administrativos, as Recomendações (que tratam de temas estaduais para implementação de projetos), Preposições (que encaminham expediente ao Conselho de Governo, ao Congresso, dentre outros), Decisões (Aplicadas nas infrações ambientais no papel d e julgá-las) e as Moções (referentes a apoio e a temas específicos do meio ambiente). 
Há ainda, os Órgãos Central do Ministério do Meio Ambiente que coordenam, implementam, supervisionam e controlam a PNMA; Órgãos Executores o IBAMA (que executa a PNMA – responsável por licencia mento ambiental Regional e Nacional e exerce o papel de POLÍCIA AMBIENTAL), Instituto Chico Mendes, também outra autarquia federal, responsável pela Sistema Nacional de Unidade de Conservação no âmbito do poder público federal. Cita-se, desta feita, os Órgãos Seccionais do SISNAMA: estes são Entes Estaduais, distrital que efetivam o licenciamento em sua federação além de exercer também o Poder de Polícia de Proteção as Florestas e o Código Florestal. Não poderia deixar de mencionar n esta seara os Órgãos Municipais (poucos possuem) que tem competência material e comum, a todos os outros entes e também o fazem executando o Poder de Polícia Ambiental para licenciar seus limites territoriais e fronteiriços. 
 
Qual a competência da Lei Complementar 140/2011? 
 
 Esta lei foi regulamentada pelo artigo 23, III, VI, VII da Constituição Federal de 
1988. A ela compete o Licenciamento Ambiental e as Responsabilidades Administrativas dos entes e órgãos que preservam o meio ambiente e mitiga m os impactos que uma implementação possam trazer. Atua de forma Supletiva e Subsidiária nos entes federativos. A atuação Supletiva ocorre quando um ente substitui o outro para demandar licenciamento e a Subsidiária deve –se pedir apoio técnico, científico, administrativo ou financeiro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes