Buscar

AV2 Psicologia Comunitária Trabalho de dissertação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2
Orientação e critérios de avaliação do trabalho 
Tipo de trabalho: Dissertação 
	O que compreende uma dissertação?
	Um texto dissertativo compreende uma ordenação de ideias sobre um tema determinado, exigindo nomeação, reflexão e argumento do escritor. O texto deve iniciar com apresentação do tema, a justificativa de escolha do assunto e o objetivo do trabalho. Em seguida, o escritor deve expor as ideias relativas ao tema e colocar os seus argumentos, lembrando que suas ideias devem apresentar interpretação, sugestão ou discordância com o tema e autores escolhidos. O escritor deve ter algumas referências bibliográficas para sustentar a sua opinião. A finalização do texto ou conclusão deve apontar uma síntese do assunto, indicando problemáticas ainda não resolvidas e avanços. Na conclusão é fundamental que o escritor tenha uma postura diante do problema/questão. 
	Então, aluno-escritor, escolha apenas uma temática abaixo e siga adiante com sua dissertação. A apresentação da dissertação será individual, manuscrita (não pode ser digitada), em folha de papel almaço, com o limite de quatro páginas e referência bibliográfica. A referência deve ser baseada naquelas indicadas nas aulas e outras que julgarem importantes. Você deve utilizar até três referências ou de livros, sites ou artigos. 
	
O trabalho valerá 10 pontos, distribuídos em conteúdo (coerência das ideias, coesão, argumentos, articulações e referências adequadas) = 8 pontos. Formatação, dados completos das referências e estética – 2 pontos. 
	Ao longo do semestre, discutimos várias temáticas entrelaçadas pelo olhar da Psicologia Comunitária. Com base nas aulas e leituras, escolha apenas uma temática abaixo e entregue a dissertação no dia 7 de junho em sala de aula:
	1 - Aspectos Psicossociais da Exclusão
	2 – Aspectos Psicossociais da pobreza
	
	3 – Políticas Públicas e estratégias de ação comunitária: o trabalho de ONGs e outras instituições em assistência social
	4 – Fenômenos sociais: o olhar da Psicologia comunitária
	5 – A ética do trabalho psicológico em comunidades
	6 – Cidadania, direitos humanos e a Psicologia
	7 – O papel da Psicologia na comunidade

Outros materiais