Buscar

AV. Gestão da Cadeia de Suprimentos 16-06-2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0189_AV_201202267599 » GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	AUDEMIR LEUZINGER DE QUEIROZ
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 16/06/2015 19:01:01 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202538180)
	sem. N/A: Cadeia de suprimentos: Identificação e visão integrada dos fatores chaves.
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Cite três elementos que compõem o ciclo de pedidos:
		
	
Resposta: Emissão de pedido; Recebimento de pedido; Separção de pedido; Expadição; Fatura...
	
Gabarito: Preparação e transmissão do pedido; Recebimento e entrada do pedido; Processamento do pedido; Picking; Expedição e Distribuição e entrega.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202868521)
	1a sem.: AULA 1 - CADEIA DE SUPRIMENTOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual das definições abaixo melhor representa o conceito de Supply Chain Management?
		
	
	Integração estratégica entre várias empresas concorrentes com a finalidade de aproveitar oportunidades do mercado.
	
	Incorporação das atividades de Suprimento no planejamento estratégico de uma empresa, com vistas a obter a redução de estoques
	
	Integração interna das atividades de uma empresa, em busca de reduzir custos
	
	Integração estratégica externa e interna da empresa em diferentes Cadeias de Valor, estendendo a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos seus fornecedores e clientes.
	
	Reposicionamento estratégico de serviços a clientes, para garantir prazos de entrega mais confiáveis
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202433555)
	3a sem.: Fatores Chaves da Cadeia de Suprimentos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ? 
		
	
	Reabastecimento
	
	Distribuição
	
	Produção
	
	Estocagem
	
	Suprimentos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202538120)
	sem. N/A: Fundamentos da Logística.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Dentre os macro-processos que definem as atividades logísticas na Cadeia de Suprimentos, aquele encarregado de transformar as matérias-primas e outros materiais em produtos finais é denominado:
		
	
	Logística de Recursos.
	
	Logística de Suprimentos.
	
	Logística de Armazenagem.
	
	Logística de Distribuição.
	
	Logística de Produção. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202529995)
	sem. N/A: Nível de Serviço ao Cliente
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A logística visa disponibilizar o produto nas condições ideais para o consumo, no lugar certo e na hora certa. Assinale dentre as opções abaixo a que não se enquadra como desafio da Logística no ambiente atual.
		
	
	Com os ciclos de vida do produto cada vez menores a cada introdução de um novo produto resulta em implicações gerenciais, exigindo prazos menores de planejamento, aquisição de materiais, fabricação, montagem e entrega do produto final, com a qualidade desejada.
	
	Diferentes mercados com necessidades e características culturais próprias, em função disso é necessário que as empresas desenvolvam uma estratégia de fabricação flexível e o processo logístico eficiente
	
	Captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor ao cliente
	
	Obter vantagem competitiva através de uma estratégia de serviços e um sistema de entregas bem desenvolvido e sistemático. Redução dos custos e manutenção da qualidade do produto.
	
	Para as organizações alcançarem a posição de vantagem competitiva continua precisam se basear num sistema de gerenciamento integrado voltado para o mercado e pessoas que valorizam os serviços.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202469764)
	5a sem.: Gestão da Cadeia de Suprimentos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As empresas devem lançar mão da Tecnologia da Informação (TI), como um dos direcionadores críticos do sucesso da implantação do Supply Chain Management (SCM), para desenvolver novas formas de comunicação e parceria. Assinale a opção que não corresponde a um benefício da TI na SCM. 
		
	
	Status do pedido.
	
	Rastreamento da entrega quando em trânsito, através de dispositivos eletrônicos que possibilitam em tempo real, a localização do pedido.
	
	Maximização do Efeito Chicote.
	
	Disponibilidade de produtos. 
	
	Datas de entrega e faturas. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202453976)
	6a sem.: Tecnologia da Informação Papel e Importância
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual nível de funcionalidade do sistema está definido no texto abaixo: Nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas. 
		
	
	Apoio às Decisões
	
	Disponibilidade
	
	Controle Gerencial
	
	Sistema Transacional
	
	Planejamento Estrategico
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202871379)
	sem. N/A: CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Escolha a descrição abaixo que está relacionada com os conceitos de Centros de Distribuição no sistema MERGE IN TRANSIT ?
		
	
	Como um sistema de distribuição no qual a mercadoria é recebida, em um armazém ou Centro de Distribuição, porém não é estocada, mas sim imediatamente preparada para a entrega ao próximo elo da cadeia. 
	
	As necessidades de coordenação são muito mais rigorosas que nos sistemas tradicionais, e por isso utilizam o estado da arte em termos de sistemas de informação para rastreamento e controle dos fluxos de componentes.
	
	Permite rápido atendimento às necessidades dos clientes de uma determinada área geográfica distante dos centros produtores.
	
	Uma característica básica é que os produtos recebidos já têm os destinos definidos, ou seja já, estão previamente alocados aos clientes e podem ser imediatamente expedidos para entrega local
	
	Carretas completas chegam de múltiplos fornecedores e então se inicia um processo de separação dos pedidos, com a movimentação das cargas da área de recebimento para a área de expedição.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202343538)
	10a sem.: Cadeia de Suprimentos
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	(UFRN/2010) Muitos dos avanços no gerenciamento dos armazéns são impulsionados pela evolução da tecnologia dos computadores. Explique o funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Armazéns (Warehouse Management Systems ¿ WMS), detalhando as funções e os seus benefícios de apoio à decisão.
		
	
Resposta: É um siatema onde o fornecedor tem acesso aos estoques dos clientes e pode decidir sobre o processo de venda dos próprios produtos. Isso facilita no processo de decisão uma vez que o fornecedor pode acompanhar, inclusive, o processo de produção do cliente, cuidando para que não falte suprimentos.
	
Gabarito: O WMS é um sistema de gerenciamento da operação do dia-a-dia de um armazém. Apesar de possuírem alguns algoritmos, sua utilização está restrita a decisões totalmente operacionais, tais como: definição de rotas de coleta, definição de endereçamento dos produtos, entre outras. Um WMS é um sistema de gestão de armazéns, que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, entre outras, que integradas atendem as necessidades logísticas, maximizando os recursos e minimizando desperdícios detempo e de pessoas. O WMS possui diversas funções para apoiar a estratégia de logística operacional direta de uma empresa, entre elas: - Programação e entrada de pedidos; - Planejamento e alocação de recursos; - Portaria; - Recebimento; - Inspeção e controle de qualidade; - Estocagem; - Transferências; - Separação de pedidos; - Expedição; - Inventários; - Controle de contenedores e - Relatórios. O gerenciamento de depósitos e armazéns, ou WMS, como é conhecido no mercado, agiliza o fluxo de informações dentro de uma instalação de armazenagem, melhorando a operacionalidade da armazenagem e promovendo a otimização do processo, pelo gerenciamento eficiente de informação e recursos, permitindo à empresa tirar o máximo proveito dessa atividade. As informações podem ter origem dentro (sistema ERP) ou fora da empresa (clientes, fornecedores, etc.). O sistema utiliza essas informações para executar as funções básicas do processo de armazenagem: receber, estocar, separar.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202453808)
	14a sem.: Infraestrutura de Transportes
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Uma empresa vende componentes de produtos de limpeza em um ambiente de muita competição, onde a eficiência da entrega é um requisito muito importante. Os produtos são vendidos para restaurantes, hospitais e escolas. O tempo de entrega de pedidos determina se uma venda pode obter sucesso. Considerando-se as características das operações, bens e serviços descritos no texto, qual o principal requisito de qualidade dos serviços de transportes que a empresa deverá priorizar.
		
	
	Capacidade
	
	Velocidade 
	
	Disponibilidade
	
	Consistência
	
	Confiabilidade

Outros materiais