Buscar

AVALIAÇAO PSICOPEDAGOGICA INSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Avaliação Psicopedagógica Institucional
Leia o fragmento de texto: 
“Assim, quando se fala em humanização na Saúde, vale chamar a atenção de estudantes e profissionais que atuam no mercado, incentivando-os a discutir essa temática para sua conscientização quanto ao exercício da ética e da moral na profissão, assim como o uso do bom senso para resgate de valores humanitários indispensáveis, favorecendo uma nova forma de pensar a vida e perceber o ser humano na complexa dinâmica das instituições que oferecem serviços de Saúde. Em síntese, chamar todos a contribuir para a implantação de uma cultura humanizadora que aprimore a pessoa do profissional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIORDANI, Annecy Tojeiro. Humanização da saúde e do cuidado. 2ª ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2015 (e-Book PDF, baseada na ed. impressa de 2015), 
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do artigo Psicopedagogia e o Atendimento Pedagógico Hospitalar sobre o projeto Piloto de Humanização Hospitalar lançado pelo Ministério da Saúde em 2000, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	valorizou a vida ao incentivar novas formas de os trabalhadores de saúde e os usuários se relacionarem.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: o projeto procurou “Criar uma nova cultura de relações entre os trabalhadores de saúde e os usuários, na busca da valorização da vida [...] Por isso, podemos pensar que no campo da saúde os relacionamentos não devem ficar somente no campo do conhecimento e da linguagem
técnica”. (texto-base Psicopedagogia e o Atendimento Pedagógico Hospitalar, p. 130).
	
	B
	procurou instituir regras de boa convivência entre funcionários e médicos, dando ênfase ao respeito mútuo.  
	
	C
	implantou uma nova organização dos materiais, de modo a atenuar os conflitos derivados de desordens nessa área.
	
	D
	estimulou a criação de uma rede de comunicação entre familiares e pacientes, a fim de evitar conflitos na instituição hospitalar.
	
	E
	fomentou a abertura de cursos voltados para o ensino de boas condutas no trabalho,  para ajudar no plano de carreira dos funcionários da saúde.
Questão 2/5 - Avaliação Psicopedagógica Institucional
Analise o seguinte fragmento de texto: 
“A psicopedagogia hospitalar surge como uma terceira força da psicopedagogia, que se organiza a partir de várias áreas de Educação e Saúde. Por se tratar de uma área relativamente nova no campo habitual da saúde (médicos, enfermeiras etc.), torna-se difícil a inserção do profissional da psicopedagogia. A instituição não sabe para qual função esse profissional está habilitado a desempenhar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, O. Psicopedagogia Hospitalar: intermediando a humanização na saúde. 2ª ed. Rio de Janeiro: Walk, 2010. p. 48. 
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do artigo-base Psicopedagogia e o Atendimento Pedagógico Hospitalar sobre a importância da participação do psicopedagogo no atendimento pedagógico hospitalar, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	a importância está na condição do psicopedagogo de regularizar o currículo escolar hospitalar.
	
	B
	ela aparece na posição que o psicopedagogo assume de mediar as relações entre o professor e a equipe de enfermeiros e enfermeiras do hospital.
	
	C
	ela se mostra na forma especial de avaliar as necessidades dos pacientes e identificar o que dificulta a aprendizagem do aluno.
Você acertou!
Comentário: “está na maneira diferenciada em avaliar as necessidades dos pacientes: “[...] para poder intervir, para avaliar, para identificar onde está a dificuldade do aluno, se é com relação à família, se é com relação ao tratamento, se é com relação ao retorno à escola (...).”. (artigo-base Psicopedagogia e o Atendimento Pedagógico Hospitalar, p. 136).
	
	D
	a importância desse profissional se aplica ao atendimento dos familiares da criança, serviço que compete exclusivamente a ele.
	
	E
	ela se revela na capacidade que o psicopedagogo tem em ensinar os médicos a lidarem com os pacientes.
Questão 3/5 - Avaliação Psicopedagógica Institucional
Leia o texto: 
A realidade atual, nas instituições de ensino, requer atenção especial e imediata, pois os problemas relacionados ao aprendizado, que envolvem alunos, professores e gestores, poderiam ser solucionados, e o uso dos recursos poderia tornar-se mais eficiente. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Conforme o texto acima e os conteúdos do texto-base Avaliação Psicopedagógica Institucional e Políticas Educacionais, os profissionais que devem compor a equipe multidisciplinar são:
Nota: 20.0
	
	A
	o pedagogo, o assistente social e o psicopedagogo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “A proposta é que se estude uma maneira de alocar uma equipe multidisciplinar somando à coordenadora pedagógica, que deve ser pedagoga, um assistente social e um psicopedagogo em cada Unidade Escolar, objetivando um processo relativamente preventivo na resolução dos problemas [...]” (texto-base Avaliação Psicopedagógica Institucional e Políticas Educacionais, p. 101).
	
	B
	o Psicopedagogo, o fonoaudiólogo e o psicólogo.
	
	C
	o assistente social, o economista e o psicopedagogo.
	
	D
	o musicoterapeuta, o médico e o psicopedagogo.
	
	E
	o psicopedagogo, o terapeuta ocupacional e o fonoaudiólogo.
Questão 4/5 - Avaliação Psicopedagógica Institucional
Considere o fragmento de texto: 
“Segundo Sanchéz-Cano & Bonals [...], a avaliação psicopedagógica é uma ferramenta para tomar decisões que melhorem a resposta educacional do aluno ou grupo de alunos, mas também para promover mudanças do contexto escolar e/ou familiar. Sendo assim muitos cuidados são necessários, pois uma ação de mudança mal programada pode ser desastrosa, principalmente quando se tratar de mudanças no âmbito profissional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, L de A; ABREU, R. G. Avaliação Psicopedagógica Institucional e Políticas Educacionais.  Revista de Educação. São Paulo. v. 14, n. 18, p. 87-102,ago/set 2011. p. 89 <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/1721/1646>. Acesso em: 23 jan. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Avaliação Psicopedagógica Institucional e Políticas Educacionais sobre os cuidados da avaliação realizada pelo psicopedagogo institucional, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas: 
I. ( ) A avaliação institucional deve correr em sigilo, e ser ignorada por professores, alunos e gestores .
II. ( ) As modificações propostas pela avaliação do psicopedagogo devem ser conhecidas por todos.
III. (  ) Os avaliados devem estar cientes do processo avaliativo que ocorre na instituição  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é F – V – V. As afirmativas II e III são verdadeiras, pois “[...] já no início da avaliação, os avaliados devem tomar consciência de todo o processo, neste ponto se aproximam de Vygotsky, caso o grupo avaliado não se relacionar com todo o processo desde o início, no momento da intervenção, eles poderão se encontrar estanques às novas informações. De fato, esta é uma reclamação constante de professores da rede pública do estado de São Paulo, as mudanças vão e vêm sem grandes explicações, o que as tornam pouco confiáveis, uma vez que banaliza o processo ensino aprendizagem o utilizando como propaganda política. Normalmente são arbitrárias, no sentido que não são elaboradas em conjunto com os profissionais diretamente ligados aos alunos e a realidade escolar (APEOESP (2009)” (artigo-base Avaliação Psicopedagógica Institucional e Políticas Educacionais, p. 89). A afirmativa I é falsa, pois a avaliação deveser amplamente conhecida pelos integrantes da instituição, como se lê no trecho citado acima.
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	V – V – F
	
	E
	F – V – F
Questão 5/5 - Avaliação Psicopedagógica Institucional
Analise o texto: 
O ambiente hospitalar requer total atenção do profissional que estará atuando com a aprendizagem, suas estratégias flexíveis e variáveis ecoarão positivamente para os atendimentos.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando o texto e os conteúdos do artigo Psicopedagogia e o Atendimento Pedagógico Hospitalar, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma estratégia que o educador precisa adotar antes de iniciar o acompanhamento escolar do aluno:
Nota: 20.0
	
	A
	Ignorar as informações dos familiares sobre a criança.
	
	B
	Ler o prontuário da criança com o qual ele vai trabalhar.
Você acertou!
Comentário: “[...] ler o prontuário de cada criança internada para ter conhecimento da situação real e ter tempo hábil para fazer qualquer tipo de adequação em seu planejamento”. (artigo-base, Avaliação Psicopedagógica Institucional e Políticas Educacionais, p. 132).
	
	C
	Levar muitos e diferentes materiais para a criança manipular.
	
	D
	Elaborar uma sequência didática que dure uma semana.
	
	E
	Levar atividades para a criança desenvolver durante o mês.

Outros materiais