Buscar

Artroplastia do quadril-2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Artroplastia do Quadril
Ariadne Barros
Carolyne Pereira
Luara Santos
Conceito:
A artroplastia do quadril é uma cirurgia ortopédica utilizada para substituir a articulação do quadril por uma prótese de metal, de polietileno ou de cerâmica.
Quando colocar uma prótese de quadril ?
Geralmente, a artroplastia do quadril é utilizada em idosos com desgaste na articulação, devido à artrose, osteoartrite, artrite reumatoide, artrite pós-traumática, espondilite anquilosante, necrose avascular, no entanto, também pode ser utilizada em pacientes jovens, caso aconteça fratura do colo do fémur.
Doenças do quadril em crianças. Alguns bebês e crianças têm problemas no quadril. Mesmo que os problemas sejam tratados com sucesso durante a infância, podem vir a causar artrite em fases posteriores da vida. Isso acontece porque o crescimento do quadril pode não ser o normal, o que afeta as superfícies das articulações.
Anatomia de um quadril normal 
Quadril com osteoartrite
Na artroplastia total de quadril (também chamada de prótese total do quadril), o osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos.
 Tipos de próteses:
Prótese não cimentada: Não se usa cimento ósseo para fixa-la ao osso. A fixação ocorre por meio da adesão óssea na superfície da prótese (cresce osso na prótese) é usada mais comumente em paciente sem osteoporose.
Prótese cimentada: Prótese híbrida formada por componente cimentado (fêmur , e outro não cimentado (acetábulo) é usada geralmente em paciente com osso osteoporótico. 
Metal-polietileno: Historicamente este é o par mais tradicional e também o mais estudado. Popularizou-se no fim dos anos 60 com a contribuição das pesquisas do Dr. Charnley, na Inglaterra.  Até o passado recente era utilizado mais em pacientes idosos ou com demanda funcional baixa. Sua desvantagem era o desgaste com o decorrer dos anos e a reação do organismo aos micro-fragmentos de plástico resultantes deste desgaste. Esta reação biológica associada a fenômenos mecânicos de longo prazo resultava em soltura da prótese e necessidade de revisão. Em nosso país esta combinação ainda é muito usada.
Cerâmica-polietileno: é uma opção bastante interessante. Usada hoje em algumas situações substituindo o par metal-polietileno. A cerâmica tem uma afinidade maior com a água e permite uma melhor lubrificação e um menor desgaste do polietileno a longo prazo. Pode ser usada em conbinação com o polietileno crosslinked, aumentando ainda mais sua longevidade (figura abaixo). Hoje é o par preferido nos E.U.A.
Cerâmica-cerâmica: é o par que menos sofre desgaste a longo prazo. Costuma ser a opção mais usada em pacientes jovens ou muito ativos.
Metal-metal: a vantagem deste par seria permitir ao paciente retomar sua atividade física plenamente, devido à durabilidade e grande tamanho dos componentes, mimetizando um quadril nativo em termos de tamanho e mobilidade; porém está sob observação. Seu uso em próteses totais clássicas já está formalmente proscrito nos E.U.A. 
Outros pares: existem outras opções que são menos usados em nosso meio, como cerâmica-metal (em estudos) e oxinium-polietileno (metal coberto por uma fina camada de cerâmica). Ainda não demonstrou-se superioridade em relação aos pares tradicionais.
Descrição:
A cabeça do fêmur lesionada é retirada e substituída por uma haste metálica, que é colocada no centro oco do fêmur. A haste femoral pode ser fixada no osso por cimentação ou pressão.
Uma esfera de cerâmica ou metálica é colocada na parte superior da haste. Ela substitui a cabeça do fêmur lesionada que foi retirada.
A superfície cartilaginosa lesionada da cavidade (acetábulo) é retirada e substituída por uma cavidade metálica. A cavidade pode ser fixada no local correto usando parafusos ou cimento.
Um espaçador plástico, cerâmico ou metálico é inserido entre a esfera e a cavidade nova para proporcionar uma superfície de contato com o menor atrito possível.
Cuidados após a colocação de prótese de quadril:
A recuperação da artroplastia do quadril dura cerca de 6 meses e durante esse período o paciente deve ter alguns cuidados, como:
Deitar de barriga para cima com as pernas abertas. Pode ser útil colocar um travesseiro entre as pernas;
Não cruzar as pernas para evitar deslocar a prótese;
Evitar girar a perna operada para dentro ou para fora, sobre ela mesma;
Não sentar em locais muito baixos: colocar sempre assentos para elevar o vaso sanitário e cadeiras;
Evitar deitar de lado sobre a perna operada, especialmente no primeiro mês após a cirurgia;
Ao subir degraus, primeiro deve-se colocar a perna não operada e depois a operada. Para descer, primeiro vai a perna operada e depois a não operada;
Praticar atividades leves, como caminhada nas primeiras semanas, mas atividades como dança, só após 2 meses de recuperação e sob orientação do médico ou fisioterapeuta.
A prótese de quadril sai do lugar? 
Sim. É possível que a prótese se desloque caso o paciente sente em locais muito baixos, cruze as pernas ou vire as pernas para dentro ou para fora, antes da liberação do médico ou do fisioterapeuta para realizar estas atividades. 
Quanto tempo dura a prótese de quadril? 
Normalmente, a prótese de quadril dura de 20-25 anos, havendo necessidade de substituição após esse período. 
Quando voltar a dirigir? 
Geralmente o médico libera a condução após 6-8 semanas da cirurgia. 
Quando ter relações sexuais? 
Existe um período mínimo de 4 semanas de espera, mas alguns pacientes se sentem mais confiantes em retornar após 3-6 meses. 
Possíveis complicações 
Trombose venosa profunda;
Embolia pulmonar;
Luxação da prótese;
Fratura óssea. 
Geralmente, o paciente deve ir a uma consulta de revisão 7-10 dias após a cirurgia para retirar os pontos e despistar algumas complicações, como desencaixe da prótese ou infecção. Quando existe suspeita de complicações deve-se consultar o ortopedista ou ir ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado.
Tratamento Fisioterapêutico:
A fisioterapia para artroplastia de quadril deve começar no 1º dia após a cirurgia, sendo importante para aliviar as dores, diminuir o inchaço, melhorar os movimentos do quadril e fortalecer os músculos.
Dentre os exercícios usados para a reabilitação após uma artroplastia de quadril estão: alongamento, exercícios ativos, fortalecimento, propriocepção, treino de marcha e hidroterapia. Mas também podem ser usados recursos da eletroterapia como tens, ultrassom e ondas curtas, além de bolsas de gelo para controle da dor e inflamação.
Exercícios após prótese de quadril nos primeiros dias :
Exercício 1: Deitado, movimentar os pés para cima e para baixo, mantendo as pernas esticadas, por cerca de 5 a 10 segundos
Exercício 2: Fazer o exercício de ponte elevando o quadril da cama
Exercício 3:  Elevar a perna operada, até 10 cm de distância da cama, mantendo-a esticada
À partir da 2ª semana
Após a alta, quando se regressa a casa, é importante continuar fazendo os exercícios sob a supervisão do fisioterapeuta. À medida que a pessoa vai conseguindo ter mais força, menor dor e limitação, podem ser introduzidos outros exercícios como:
Exercício 1: Recostado numa cadeira, esticar o joelho da perna operada, não ultrapassando a altura do quadril, durante 10 segundos
Exercício 2: Em pé, apoiado em uma cadeira, levantar a perna com a prótese, não ultrapassando a altura do quadril
À partir de 2 meses
Exercício 1: Caminhar (na barra de apoio) durante 10 minutos
Exercício 2: Caminhar (na barra de apoio) para trás durante 10 minutos
Exercício 2: Agachamentos com bola encostada na parede
Estes exercícios ajudam a manter a força e a amplitude dos movimentos, a fortalecer os músculos, a acelerar a recuperação e a preparar o retorno às atividades diárias.
Pode-se aumentar a carga progressivamente à medida que os exercícios vão ficando mais fáceis. O peso de 3 kg em cada tornozelo já deve ser tolerado, além de pequenas corridas com parada brusca, saltos e leg press.
Alongamentos
Os exercícios de alongamentos podem ser realizados a partir do 1º dia do pós-operatório, de forma passiva, com a ajuda do fisioterapeuta. Cada alongamento deve durar de 30 segundos à 1 minuto e são importantes para manter a amplitude dos movimentos. São recomendados alongamentos para todos os grupos musculares das pernas e glúteos.
A partir de 6 meses
Referências:
https://orthoinfo.aaos.org/pt/treatment/artroplastia-total-de-quadril-total-hip-replacement/
https://www.tuasaude.com/artroplastia-de-quadril/
https://www.institutotrata.com.BR
OBRIGADO!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais