Buscar

AV DE LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0284_AV_201501009907 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201501009907 - CLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA MENDES 
	Professor:
	DAMIAO FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9030/AC
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 15/06/2015 10:28:56 
	
	 1a Questão (Ref.: 201501631282)
	sem. N/A: PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem (ONU, 1948), declara que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade". Com base nessa concepção e nas aulas e discussões nos fóruns, discorra sobre a) como desconstruir preconceitos; b) a importância da inclusão da LIBRAS como disciplina no currículo escolar para proporcionar maior relação entre surdos e ouvintes; c) a relevância das políticas linguísticas e educacionais no reconhecimento da LIBRAS como meio de expressão e comunicação dos surdos brasileiros. 
		
	
Resposta: A LIBRAS deve ser incluída no curriculo escolar para que os ouvintes tenham um conhecimento sobre ela e dessa maneira na convivência entre surdos e ouvintes caem os preconceitos quanto e esses deficientes,pois achava-se que eles não conseguiam se comunicar e conviver com os ouvintes,obrigando-os a oralidade,por isto a importância do reconhecimento da LIBRAS pela LEI 10436/2002 onde a LIBRAS passou a ser considerada como primeira língua dos surdos e o Português como segunda língua.
	
Gabarito: A Declaração Universal dos Dreitos do Homem pressupõe a quebra de preconceitos e barreiras socialmente construídas, ascensão de grupos vulneráveis para um sociedade inclusiva, de equidade e com equiparação de oportunidades, a convivência em um mesmo espaço e tempo social entre pessoas com e sem deficiência. A inclusão da LIBRAS como disciplina escolar é um ação considerada imprescindível para que se reconheça, de fato, a língua brasileira de sinais enquanto língua nacional. A partir dela, criam-se formas de cultivar a língua brasileira de sinais, de disseminá-la e de preservá-la. As políticas linguísticas e educacionais efetivaram tanto o ensino da LIBRAS no ensino superiore outras demandas sociais, como também pesquisas sobre esse sistema linguístico e ainda a acessibilidade comunicacional dos surdos nas escolas inclusivas e nas Universidades. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501631886)
	sem. N/A: COMUNIDADE SURDA
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	A LIBRAS vai ser adquirida por crianças surdas a partir da experiência e interação com surdos adultos, usuários da LIBRAS. Por volta dos dois anos de idade, as crianças surdas estarão produzindo sinais usando um número restrito, simples combinações de sinais para expressar fatos relacionados ao interesse imediato, como ocorre com as crianças ouvintes. Discuta sobre a importância de as crianças surdas apreenderem a LIBRAS dentro do mesmo período que as crianças ouvintes apreendem suas respectivas línguas orais:
		
	
Resposta: As crianças surdas devem aprender a LIBRAS dentro do mesmo período de uma criança ouvinte, pois é importante para o seu desenvolvimento cognitivo.
	
Gabarito: O processo de aquisição por crianças surdas, adquirindo a LIBRAS como sua primeira língua, deve ocorrer em período análogo à aquisição da língua oral em crianças ouvintes, a fim de que seu desenvolvimento cognitivo linguístico, e outros aspectos associados à aquisição de um idioma, seja pleno. As crianças surdas com acesso à LIBRAS desde muito cedo, desfrutam da possibilidade de adentrar o mundo da interação linguística de forma completa, desenvolvem sua cognição e comunicação com as mesmas competências, habilidades linguísticas das crianças ouvintes. Deve ser um direito assegurado a elas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O processo de aquisição por crianças surdas, adquirindo a LIBRAS como sua primeira língua, deve ocorrer em período análogo à aquisição da língua oral em crianças ouvintes, a fim de que seu desenvolvimento cognitivo linguístico, e outros aspectos associados à aquisição de um idioma, seja pleno. As crianças surdas com acesso à LIBRAS desde muito cedo, desfrutam da possibilidade de adentrar o mundo da interação linguística de forma completa, desenvolvem sua cognição e comunicação com as mesmas competências, habilidades linguísticas das crianças ouvintes. Deve ser um direito assegurado a elas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501621269)
	2a sem.: Datilologia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque a alternativa em que a datilologia apresentada corresponde ao nome de uma cidade:
		
	
	Paris
	
	Paty
	
	Piauí
	
	Portugal
	
	Pantanal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501621238)
	4a sem.: Conceitos de LIBRAS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A LIBRAS é uma língua, pois possui gramática e um sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases, altamente complexo como as demais línguas: Desse modo, sua denominação correta:
		
	
	Língua belga de sinais
	
	Língua maranhense de sinais
	
	Lìngua de gestos brasileira
	
	Língua brasileira de sinais
	
	Linguagem brasileira de sinais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501621099)
	3a sem.: Bilinguismo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre o bilinguismo, pode-se afirmar que:
		
	
	É um problema à aquisição da linguagem pelo surdo.
	
	Comprova ideias de que surdo não aprende uma segunda língua.
	
	É a melhor opção educacional para surdo, pois assim ele poderá adquirir a língua de sinais como primeira língua e a língua oral de seu país como segunda língua.
	
	Deve ser evitado quando o surdo é criança.
	
	Devia ser proibido, por seus efeitos danosos podem desfazer a identidade surda.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501245426)
	sem. N/A: Família
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação: 
		
	
	Provoca uma rejeição, por ser uma criança deficiente. 
	
	Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena. 
	
	Provoca um desespero, pois a criança precisará de cuidados especiais. 
	
	Provoca a exclusão familiar e a necessidade de adoção medidas de inclusão familiar.
	
	Provoca uma corrida à escola, para que a criança aprenda LIBRAS o mais rápido possível. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501631864)
	sem. N/A: COMUNIDADE SURDA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As crianças surdas devem ter como modelos linguísticos e culturais os surdos adultos, usuários da LIBRAS. Elas não são deficientes, mas, sim, diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria. Assinale a ÚNICA opção que evidencia essa afirmativa:
		
	
	É muito importante que as crianças surdas usem aparelho auditivo, com o apoio da comunidade surda.
	
	As barreiras comunicacionais que os surdos enfrentam e a rejeição da família valem para que aprendam a superar seus limites.
	
	As crianças surdas podem expressar a culturalidade e a história das pessoas ouvintes como seus modelos sociais e linguísticos.
	
	Os deficientes auditivos rechaçam o uso da LIBRAS, negam a identidade surda e para eles o modelo clínico é mais bem representativo, já que usam a leitura labial para se comunicar. Geralmente usam próteses auditivas.
	
	As crianças surdas são sujeitos de uma comunidade autêntica. As representações surdas são muito importantes para a sua formação identitária.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501635095)
	sem. N/A: ADVÉRBIOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os advérbios de tempo são utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempoverbal na frase. Em geral, ficam no início da frase. Marque a ÚNICA opção que NÃO apresenta exemplos dessa categoria gramatical: 
		
	
	Ontem, hoje, amanhã, já. 
	
	Cedo, depois, antes, sempre. 
	
	Cedo, depois, agora, sempre. 
	
	Mais que, como, amar, sobre. 
	
	Antes, já, cedo, anteontem.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501245468)
	sem. N/A: Sentenças em LIBRAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A formação de sentenças em LIBRAS ocorre seguindo uma estrutura própria das Línguas de Sinais, ou seja, na LIBRAS a ordem básica é a ordem direta, seguindo a ordem a sentença é Sujeito - Verbo - Objeto. Das sentenças abaixo, identifique a que mais é utilizada, isto é, aquela que aparece Na LIBRAS sem restrições.
		
	
	A bola, João jogou na parede. 
	
	Uva, Pera, Maçã, o menino gosta dessas frutas. 
	
	O Menino comeu a fruta. 
	
	No cesto de lixo, a bola caiu. 
	
	A fruta, o menino comeu. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501621163)
	10a sem.: Interação Linguística
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a opção CORRETA, segundo a área de conhecimento descrito no enunciado a seguir. "Numa perspectiva sociolinguística, podemos pensar a língua da seguinte maneira":
		
	
	Como meio incomunicacional, como uma estrutura, como um valor social.
	
	Como meio de comunicação, como uma estrutura, como um desvalor social. 
	
	Como meio de comunicação, como uma desestrutura social, como um valor adicional à espécie humana.
	
	Como meio de comunicação, como uma desestrutura, como um valor social. 
	
	Como meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social.

Outros materiais