Buscar

Aula 02 - Instrumentos endodônticos

Prévia do material em texto

Preparo do sistema de canais
Instrumentos endodônticos
São ferramentas metálicas empregadas como agentes mecânicos na instrumentação de canais radiculares. Eles são feitos de metal já que para desgastar dentina deve usar um instrumento mais forte que ela. Os instrumentos endodônticos são feitos de ligas metálicas. São ligas formadas por dois ou mais metais diferentes derretidos e misturados. Essas ligas podem ser de dois tipos, de aço inoxidável (inox: ferro + cromo) ou de níquel-titânio.
São feitas por:
Por torção: a fibra metálica é torcida, sendo assim as fibras ficam integras e mais resistentes. Cristais não cortados.
Por usinagem: fibras cortadas mecanicamente, menos resistente. Cristais cortados.
Alargadores endodônticos 
Instrumento metálico cuja haste de corte geralmente é cônica e apresenta certo número de arestas ao longo de seu corpo. Faz movimento de alargamento com giro, contínuo, parcial, alternado ou parcial a direita, no desgaste da dentina no canal radicular. Sua principal função é ampliar a cavidade, e não romper.
Limas endodônticas 
Instrumento metálico, multicortante, com arestas ou fios cortantes ao longo de seu corpo. Faz movimento longitudinal alternado, com a denominação de limagem, na raspagem da dentina radicular. 
Com o tempo foi necessário padronizar as limas tanto na numeração, cor do cabo, diâmetro, comprimento da parte ativa, conicidade e comprimento do instrumento (lima convencional). Nas limas convencionais o tamanho que muda é o da parte intermediária, a sua parte ativa nunca muda (16mm). 
Tipos:
Limas manuais: possui cabo com uma cor especifica, com um número de série, e com o seu tipo de secção transversal, seu cabo pode ser de plástico ou silicone. Nº 21, 25, 28 e 31mm.
Limas mecanizadas: haste de fixação ao invés de cabo, vai no motor, só tem lima de até 28mm, ou seja, limas de 21, 25 e 28mm. 
Atualmente existem quatro tipos diferentes de tamanho para limas manuais, 21mm, 25mm, 28mm e 31mm. A parte ativa na lima possui normalmente 16mm de comprimento. Quanto maior o número da lima, mais ela vai durar, porque será mais grossa. 
Séries – largura 
A série da lima corresponde com sua largura, ou seja, uma lima número 6, tem uma largura de 0,6mm no D0. 
O D0 é a largura da ponta daquela lima. 
Especial – 06, 08, 10 (mais finas). Rosa – 06; Cinza – 08; Roxo – 10.
Primeira série – 15, 20, 25, 30, 35 e 40; aumenta de 5 em 5. 
Segunda série – 45, 50, 55, 60, 70 e 80; aumenta de 5 em 5 até 60, e depois aumenta de 10 em 10.
Terceira série – 90, 100, 110, 120, 130 e 140 (mais grossa).
Conicidade dos instrumentos
A conicidade das limas convencionais é de 0,02mm, a cada vez que eu vou subindo eu aumento 0,02mm. Ex. De D0 á D1 eu aumento 0,02 de diâmetro e assim por diante. Ou seja, em uma lima 60, onde tenho 0,60mm no D0, no D10 terei 0,80, e no D16 terei 0,92. Ou seja, no final de cada lima, ela terá aumentado 0,32mm no seu diâmetro. ISO – 06 a 140. 
Aresta de corte 
As arestas da lamina são suas laminas de corte. Pode ser em filete – fina, ou em guia radial – grossa.
Número de arestas: podem ter apenas uma, duas, três, quatro ou cinco arestas. As limas tipo K geralmente tem 4 arestas, a tipo K flexível têm 3, e as limas Hedstron tem apenas uma. 
Secção transversal
É o formato que a lima terá ao ser cortada ao meio. A quadrada e a redonda são mais volumosas, enquanto a triangular é a menos volumosa.
Quadricular
Triangular
Circular 
Núcleo 
É a circunferência daquela lima até suas bordas. Quanto mais grosso e espaçoso o núcleo mais resistente a lima. 
Lima tipo K – convencionais
Foram desenvolvidos pela Kerr (Manufacturing Co., EUA), em 1915, razão da denominação instrumentos tipo K. São fabricados a partir de fios metálicos de aço inoxidável ou de Ni-Ti. A forma final dos instrumentos tipo K é obtida empregando-se a torção ou a usinagem. Podem atuar como lima e como alargador. São fabricadas em quatro comprimentos: 21mm, 25mm, 28mm e 31mm. São divididos em quatro séries: especiais, primeira, segunda e terceira série. Sua parte ativa 16mm de cumprimento e conicidade de 0,02mm. Os cabos podem ser plásticos ou de silicone 
Por torção: K-Coloriox, K-CC+VDW, K-FKG, K-Kerr e Flexofile.
Por usinagem: ex FKG, K-Nitiflex e K Niti-VDW.
Flexo - File
As limas flexíveis são feitas de Níquel-títano, porém a lima flexo file é constituída de um aço especial, porém sua composição ainda é desconhecida. Ótima para canais curvos, pois é bem flexível. Tem grande poder de corte. Só faz movimento de limagem. Secção triangular.
Lima tipo Hedstron
Só faz movimentos de limagem – a limagem correta é feita colocando a lima no canal e retirando, e não movimentos de baixo para cima. Não se faz alargamento com ela. Sua aresta penetra na dentina. Sua secção é circular e apresenta apenas uma aresta lateral de corte. Fabricadas por usinagem. Só tem nos tamanhos de 21mm, 25mm, 28mm e 31mm. Variam do número 08 a 140, não tem o número 6. Apresenta de 18 a 22 hélices na haste. 
Em caso de retratamento usa-se a Hedstron. Só usa em canais retos, pois tem grande risco de fratura. 
As Hedstron de Niti – níquel títano, são flexíveis. Em função da sua super elasticidade da liga, não oferecem resistência ao deslocamento sob flexão, não promovendo consequentemente a raspagem dentinária. Pode ser usada no preparo de segmentos achatados e o desgaste anti curvatura de canais radiculares. 
Novos sistemas 
Limas Hedstron Maillefer – oferecidas comercialmente, nos comprimentos de 21, 25, 28 e 31mm, de 8 a 140. 
Limas Hedstron VDW – oferecidas comercialmente nos comprimentos de 21, 25, 28 e 31mm, de 8 a 110 e nos comprimentos de 25 e 31mm, de 120 a 140. 
Limas Hedstron Kerr – oferecias comercialmente nos comprimentos de 21, 25 e 31mm, de 15 a 80.
Limas Hedstron FKG – oferecidas comercialmente, nos comprimentos de 21, 25, 28 e 31mm, de 15 a 140. 
Limas manuais: limas finas para cateterismo e exploração do canal inicial.
Sistema C-pilot 
Fabricados pela VDW, Alemanha. Fabricados por torção, aço inoxidável. Comprimentos: 19, 21 e 25mm. Apenas nos números: 06, 08, 10, 12,5 e 15. Parte de trabalho: 17mm. Conicidade: 0,02mm. São projetados para serem acionador manualmente e tem como objetivo o cateterismo de canais atresiados. Ou seja, é uma lima de exploração de canais, para encontrar o canal, por isso seu tamanho é menor. O movimento empregado é o de alargamento parcial a direita. Os instrumentos mais curtos apresentam maior resistência a flabagem – flexocompressão. Só tem manual. 
Sistema C+
Fabricado pela Maillefer, Suíça. Feito por usinagem, aço inoxidável. Secção reta transversal circular. Comprimentos de 18, 21 e 25mm. Números de 06 a 15. A maior conicidade (0,04mm) na região da extremidade da parte de trabalho e o menor número de hélices por mm conferem a esses instrumentos grande resistência a flabagem. Consequentemente, esses instrumentos são indicados no cateterismo de canais atresiados, ou seja, é usada para reconhecimento de território, exploração inicial. São manuais. Movimento é o alargamento parcial a direita, gira metade e tira. 
Alargadores de Gates-Glidden
É um alargador, e não uma broca. São instrumentos acionados a motor. Utilizados para alargamento dos terços cervical e médio dos canais radiculares, porém usa-se mais no primeiro terço. Não é indicado para canais curvos, pois não tem flexibilidade. Encontrados nos números de 1 a 6. Comprimentos de 28 e 32mm. Sua porção intermediária e ponta inativa varia de 15mm e 19mm. Sua haste de fixação tem 13mm. Tem ponta inativa pois tem ausência de bordas cortantes, ponta de segurança arredondada. Fabricado em aço inoxidável, por usinagem. São montados em contra ângulo com sentido de corte a direita e em baixa rotação. Devem ser introduzidos no canal girando. Serve para fazer desgaste no ombro palatino. Desvios laterais podem provocar perfurações ou rasgos radiculares. 
Em casos de fraturas, ela se rompe na linha b, podendo tirar a lima com uma pinça. Número: 1 – 0,50mm;2 – 0,70mm; 3 – 0,90mm; 4 – 1,10mm; 5 – 1,30mm; 6 – 1,30mm. 
Alargadores de largo 
São fabricados por usinagem, aço inoxidável. Apresentam maior resistência a fratura do que as gattes. Mesmo tamanho do que a Gattes. Ela é mais agressiva do que a gattes. Alargamento ou retificação dos segmentos cervicais achatados de canais radiculares. Encontrada no número de 1 a 6 também, a 1 corresponde a lima 70 convenciona, e sua 6 corresponde a 170, número no qual nem existe na convencional. 
1 – 0,70mm; 2 – 0,90mm; 3 – 1,10mm; 4 – 1,30mm; 5 – 1,50mm; 6 – 1,70mm.
A refrigeração é muito importante, pois 1 minuto a 47 graus, pode danificar o periodonto, ou a polpa nos casos de pulpite. Temperaturas maiores de 56 graus pode causar necrose pulpar. 
Alargadores La Axxess
Fabricado por usinagem. São fabricados os números 1, 2 e 3, com comprimento útil de 19mm correspondentes ao corpo do instrumento, sendo 12mm da parte de trabalho e 7mm do intermediário. São cobertos com uma camada de nitreto de titânio para aumentar a dureza do instrumento e, consequentemente, a sua capacidade de corte. São empregados para o alargamento do segmento cervical do canal radicular. 1 – lima 20; 2 – lima 35; 3 – lima 45. Muita resistente a fratura. Usa-se para desgastes compensatórios. 
Em razão do seu comprimento da sua parte de trabalho e rigidez, é indicada para desgastes compensatórios e anticurvatura, e em áreas polares de segmentos achatados de canais radiculares. Nos desgastes compensatório e anticurvatura, o instrumento deve ser pressionado contra a parede a ser desgastada. Para as áreas polares de segmentos achatados, ou seja, canais radiculares durante o giro a direita, o instrumento deve ser pressionado lateralmente e acompanhado de um deslocamento circundante incorporando todo o contorno do canal radicular. 
Alargador de orifício 
Indicado para desgastes compensatórios e anticurvatura. O instrumento deve ser pressionado contra a parede a ser desgastada. Instrumento manual de aço inoxidável. Números: 1, 2 e 3. Comprimentos: 14, 15 e 16mm. Empregados para ampliação do orifício de entrada dos canais radiculares e para o desgaste inicial do segmento coronário. Desuso hoje em dia.
Extirpa-polpas
Acionamento manual com o movimento de remoção. Esse movimento é constituído em três etapas: penetração até o segmento apical do canal radicular, rotação de uma a duas voltas sobre seu eixo no sentido horário ou anti-horário e tração em direção cervical. Serve para remover a polpa, pode ser ela hígida, ou quando ainda não está liquefeita. Não se usa em casos de rizogênese incompleta, pois pode causar a ruptura do tecido a um nível muito próximo dos tecidos perirradiculares, dificultando a reparação tecidual durante o tratamento endodôntico. 
Só usa em canais amplos. Canal atrésico não usa por que a polpa não sai inteira. Muito frágil e cheia de farpas. Consegue substituir e realizar a mesma função com uma Hedstron.
Instrumentos rotatórios e reciprocantes: Usa no motor de endodontia. No caso da reciprocantes ela gira 150 graus, e volta 30 graus. Ou seja, 120 graus, em 3 vezes terá o giro completo, 360 graus. 
Sistema protaper universal 
Os instrumentos endodônticos especiais do sistema ProTaper Universal são fabricados com liga Ni-Ti pela Maillefer (Suíça), sendo constituído por dois tipos de instrumentos especiais denominados modeladores (shaping files) e de acabamento (finishing files).
Modeladores – shaping files: SX, S1 E S2.
Acabamento – finishing file: F1, F2, F3, F4 E F5.
Apresentam conicidades variadas ao longo da haste de corte helicoidal permitindo que o instrumento trabalhe em uma área específica do canal durante a instrumentação. Assim, a conicidade variada, ao longo da haste de corte helicoidal, permite que os instrumentos ProTaper Universal, ao serem empregados no CT, promovam a modelagem de um canal no sentido coroa-ápice. Secção reta transversal. Os instrumentos ProTaper Universal são fabricados na versão manual (cabo) e mecanizada (haste de acionamento). A haste de acionamento tem 13 mm de comprimento e diâmetro de 2,30 mm. 
Modeladores – shaping files
Apresentam conicidade crescente no sentido de D16, o que permite uma flexibilidade maior do segmento apical destes instrumentos. São empregados para alargar o corpo do canal (segmento cervical e médio). Promovem a modelagem no sentido coroa-ápice. Precisa obrigatoriamente usar todo o sistema, ou seja, as três em sequência, SX, S1 E S2, e depois as F. Na caixa já vem com todas. 
Acabamento – finishing file
São instrumentos especiais empregados durante a instrumentação para alargar o diâmetro do segmento apical e para obter uma conicidade adequada e progressiva do canal radicular. Apresenta conicidade constante nos 3 mm apicais e a seguir decrescente no sentido de D16. Disponíveis nos tamanhos de 21 a 25mm. F4 e F5 só se o canal for amplo. A principal função delas é ampliar o canal. 
Sistema protaper next
Feito para clinico geral e estudantes de Odontologia. Ligas de Niti usinadas. Movimento rotacional exclusivo no sentido horário. Exclui o uso de limas gattes e das limas de 1º e 2º série de aço inox. Comprimento de 25mm. Só usada na rotatória. Diminui a quantidade de limas no sistema, porém mais cara. X1, X2 e X3, X4 e X5, as duas últimas apenas para canais muito amplo.
Limas Easy Podesign M
Manuais, faz todo o preparo apenas com duas limas. É mais barata, pensada nos estudantes de odontologia. Ligas de NiTi usinadas. Tratamento térmico faz a lima ser bem flexível. Movimento rotacional só no sentido horário, ou seja, só corta no sentido horário. Exclui o uso de limas Gates Glidden e das limas de 1ª e 2ªserie de aço inox. Só tem número 25mm – comprimento.
Contra ângulos especiais 
Podem executar movimentos de alargamento parcial oscilatório ou alternado, continuo, de limagem e de alargamento e limagem. Esses contra ângulos permitem o acoplamento do cabo do instrumento tipo K. Os instrumentos de aço inoxidável não devem ser pré-curvados. Existem dois tipos de micromotores: a ar e elétrico. Acondicionamento oscilatória 90 graus: utilizado em micromotores elétricos e pneumáticos.
Endo Z
Tem uma ponta arredondada (inativa) que não vai fazer buraco. 0,9mm.

Continue navegando