Buscar

Aula 01- Introdução ATM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução da ATM
Os eventos de formação da ATM ocorrem entre a sexta e a vigésima semana de vida uterina. A mandíbula se desenvolve através do primeiro arco branquial, que é uma condensação de tecido que vai dar origem tanto a mandíbula, tanto a maxila. Existe uma cartilagem dentro desse arco branquial que se chama cartilagem de Meckel, que vai ser importante não para a formação da ATM, e sim servir de estrutura para que a mandíbula se desenvolva e a partir da sexta ou sétima semana começar o modelo primário da mandíbula. Ou seja, a cartilagem de Meckel formará a mandíbula. Os livros trazem que a cabeça da mandíbula (o côndilo) se forma separadamente. Então toda a mandíbula começa a se formar tomando como um molde a cartilagem de Meckel. A partir da décima semana, começa a aparecer os vasos sanguíneos ao redor do côndilo que vai dar nutrição a mandíbula que agora é recém-formada. 
Temos que entender que todo tecido ósseo tem 2 tipos de desenvolvimento: intramembranoso (diretamente em meio do tecido conjuntivo, vai dar origem a osso), e o endocondral (que é a substituição da cartilagem). Os ossos do crânio são totalmente diferentes por conta disso, por exemplo, quando criança a maioria dos ossos do crânio existem as fontanelas (moleiras), essa região é importante para o nascimento natural do bebê porque permite que o crânio seja comprimido na hora do parto. Ao redor da fontanela existe uma membrana de tecido conjuntivo que futuramente vai ser responsável pela ossificação intra-membranosa. Normalmente depois dos 2 anos os bebês não têm mais a ''moleira'' porque já ossificou. 
Cartilagem de Meckel
A cartilagem de Meckel, dá o suporte para a formação da mandíbula. É a cartilagem do primeiro arco branquial que em seres humanos vai servir apenas como molde de sustentação. Não tem nenhum envolvimento direto na formação da mandíbula. A maior parte dessa cartilagem inclusive desaparece conforme o crescimento e desenvolvimento dessa mandíbula. Posteriormente ela também é importante para formação dos ossículos da orelha média e alguns ligamentos da ATM. Na porção média ela vai formar a língula da mandíbula (estrutura da face interna da mandíbula e que dá sustentação aos ligamentos esfeno-mandíbular) depois disso a cartilagem se degenera. E na região anterior, algumas bibliografias falam que ela tem pouco envolvimento próximo o forame mentual de ossificação endocondral. 
Desenvolvimento da mandíbula 
O corpo e o ramo da mandíbula vão se dar por calcificação membranosa, como a maior parte da mandíbula e a região entre os forames mentuais vai ser por ossificação também intra-membranosa só que com uma pequena contribuição endocondral. E esse desenvolvimento sempre vai ser da região anterior para a posterior. 
A mandíbula se desenvolve primeiro na porção anterior. A porção de cartilagem da cabeça do côndilo vai ser responsável tanto pelo desenvolvimento como até os 20 anos (período em que até a mandíbula cresce) e também vai ser responsável pelo crescimento. É importante saber disso devido ao crescimento do côndilo, alguns pacientes, crianças, por exemplo, quando leva alguma queda, batem o queixo, o mento, ou qualquer região, ela pode levar um crescimento desordenado dessa mandíbula e um côndilo pode crescer mais que o outro e aí o surgimento de uma condição que vai ser nomeada neoplasia côndilar. 
Crescimento da mandíbula
As cartilagens secundárias são as de crescimento. 
	Condilar: (hialina, independente da Cartilagem de Meckel, endocondral, 20 anos), no côndilo existe uma pequena porção de cartilagem Hialina, que ela vai independer da cartilagem de Meckel, e ela desaparece aos 20 anos
	Coronoide: desaparece ao nascimento
	Sínfise mandibular: (ossifica ao 1º ano), a sínfise na vida uterina são 2 ossos que com o passar do tempo se fusionam transformando na protuberância mentoniana. Antes, no meio de uma sínfise e outra existe o tecido membranoso.
Antigamente acreditava-se que o crescimento era dado de cima para baixo, mas hoje já sabemos que ela é de anterior para posterior, é por isso que em pacientes que tem um lado da mandíbula mais desenvolvido que outro ele fica com a mordida conhecida como mordida aberta.

Outros materiais