Buscar

AD1_2008.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação Social		Veronica Wander Bastos 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2008/2º
Disciplina: Legislação Social
Coordenadora da Disciplina: Verônica Wander Bastos
Data para entrega: 09/09/2008
Gabarito
Aluno (a): .................................................................................................................................
Pólo: .........................................................................................................................................
Você poderá realizar qualquer tipo de pesquisa para desenvolver essa tarefa;
De preferência, a sua resposta deve ser digitada ou datilografada;
Serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis;
Sua resposta deve ter, no mínimo, 20 linhas;
Não esqueça de indicar a bibliografia utilizada.
Boa sorte!
Questão: Infelizmente, sabemos que, até hoje, o homem não sabe lidar com o seu próximo de forma justa e consciente. Tal fato é facilmente constatado nos telejornais: exploração de crianças no interior do Nordeste brasileiro; trabalhadores rurais em regime de escravidão no Norte e Nordeste do País; exploração de crianças na Índia e no Paquistão (para confecção de bolas de futebol).
Na reportagem intitulada “Novos Abolicionistas”, veiculada pela Revista Época (nº 367, de 30/05/2005, Editora Globo), foi revelada a existência de trabalho escravo no interior do Brasil, salientando que grandes grupos econômicos – como Carrefour, Pão de Açúcar, Wal-Mart, Petrobrás, Ipiranga, Shell e outros – se beneficiam indiretamente desse tipo de exploração, à medida que adquirem os produtos das fazendas escravocratas que, por sua vez, podem oferecer produtos a preços menores do que os praticados por fazendas que cumprem a legislação trabalhista. A exploração abusiva direta se dá quando o empregador se beneficia diretamente dos frutos da exploração. Já a exploração abusiva indireta se dá mesmo que não haja participação direta da exploração da mão de obra, ou seja, ainda que a empresa não explore a mão-de-obra, essa sabe de tal prática e ainda usufrui dos resultados da exploração.
Com base nos estudos anteriores, faça uma análise crítica do texto acima. Indique quais direitos sociais e trabalhistas estão sendo desrespeitados, quais princípios legais estão sendo feridos. Cite quais legislações estão sendo maculadas. Mínimo de 20 linhas.
Gabarito
O Direito do Trabalho é um ramo do Direito que visa estabelecer relações de igualdade entre o trabalhador e o empregador, para que se evite situações de escravidão, como vemos noticiado constantemente nos órgãos de imprensa.
Certamente você encontrou no texto a desobediência aos princípios da Liberdade de Trabalho, da boa-fé contratual, razoabilidade, primazia da realidade, princípio protetor, o princípio de Direito ao emprego, o princípio da Irrenunciabilidade, além do princípio das Garantias Mínimas ao Trabalhador e concluiu que o nosso ordenamento, em razão da carga tributária que as empresas têm que prestar, permite com que aumente o sistema informal, o que prejudica o trabalhador em seus direitos mínimos e a empresa, já que seus empregados trabalhariam melhor e com mais disposição se tivessem todos os seus direitos guardados.
	� PAGE �1�

Outros materiais