Buscar

AP1_2009.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da AP1 de Legislação Social
Profa. Verônica Wander BAatos
1) a
2) a
3) O empregador de Fabrício pode dar uma justa causa, uma vez que este encontrava-se dormindo em serviço, e foi advertido diversas vezes. Em conseqüência João perde o direito ao aviso prévio, a levantar os depósitos do FGTS, além da multa de 40% sobre tais depósitos e não tem direito de fazer o levantamento do seguro-desemprego, recebendo apenas o valor dos dias trabalhados, férias vencidas, acrescidas de 1/3.
Não devemos nos esquecer que a justa causa tem que ser dada imediatamente pelo empregador, o que de fato ocorreu no exemplo, para que esta não seja considerada perdoada, não podendo ser aplicada depois.
4) O Adicional de Periculosidade é devido quando o empregado trabalhar em contato permanente ou intermitente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. Esse adicional é devido também a pessoas que trabalham no setor de energia elétrica, radiações ionizantes ou substâncias radioativas. Enquanto que o Adicional de Insalubridade é devido em atividades que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância, fixados em razão da natureza, do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Pedro deve optar em continuar a receber o adicional de periculosidade ou a receber o adicional de insalubridade. Ainda que exerça atividade periculosa e insalubre, Pedro não pode, conforme dita a legislação, acumular dois adicionais, ainda que exerça tais atividades.
5) d
6) c
7) d
8) a

Outros materiais