Buscar

AP1_2009.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Legislação Social		Veronica Wander Bastos 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2009/1º
Disciplina: Legislação Social
Coordenador da Disciplina: Verônica Wander Bastos
Aluno (a): ................................................................................................
Pólo: ........................................................................................................
Você poderá usar qualquer legislação, desde que não seja comentada;
Serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis;
Sua resposta deve ter, no mínimo, 10 linhas, exceto na última questão;
Cada questão vale 2,0 (dois) pontos.
Boa sorte!
Fabiana trabalha numa empresa de eletrônica. Ocorre que numa sexta-feira ela resolveu tomar um chopp no horário de almoço. Ao retornar ao trabalho, o chefe de Fabiana notou que esta encontrava-se em estado de embriagues e aplicou-lhe uma justa causa, dispensando-a imediatamente, sem pagamento de qualquer valor referente as verbas rescisórias. Analise a situação de ambas a partes.
José foi contratado pela pessoa jurídica Aga, que atua na área de desenvolvimento de software para instituições financeiras, para a prestação de serviços de programador. O trabalho de José pode ser desempenhado em sua própria residência, desde que mantenha contato direto com os supervisores, por intermédio de um programa de transferência eletrônica de mensagens. A jornada de trabalho também pode ser definida por José, que deve apenas cumprir o prazo definido. José participa de todas as fases do processo de criação do software e, quando este passa a ser utilizado no mercado, permanece conectado à Internet e com uma linha telefônica exclusiva em sua residência para contatos a qualquer momento para resolver problemas que surgirem na execução do software, e que forem relativos à sua parte da programação. Se precisa sair de sua residência, José tem de portar, durante este período, telefone e celular exclusivo, bip e laptop, conectado à Internet. Analise a situação de José e comente brevemente a conclusão a que você chegou. 
 
Empregado e empregador firmam contrato de trabalho por prazo determinado, restando estabelecida possibilidade de afastamento. Poucos dias antes do termo final da avença, sofre o empregado grave acidente de trabalho, perdurando o tratamento por quase três meses. No entanto, o empregador rescinde o contrato no término do prazo contratado. Analise a atitude do empregador.
 
Cláudia, empregada de uma grande empresa na área de cosméticos, obteve guarda judicial de Felipe, uma criança com três anos de idade, para fins de adoção. Analise a situação de Cláudia, de acordo com a legislação vigente.
Marcos – tabagista que consome um maço de cigarros por dia – é empregado de uma indústria de cigarros. Recebe por mês um salário de R$ 1.000,00 e uma quantidade de cigarros equivalentes a um maço por dia de trabalho. Acerca a situação hipotética acima apresentada. 
GABARITO
O empregador de Fabiana agiu corretamente ao aplicar a justa causa, uma vez que esta chegou ao local de trabalho em estado de embriagues. Em conseqüência Fabiana perde o direito ao aviso prévio, a levantar os depósitos do FGTS, além da multa de 40% sobre tais depósitos e não tem direito de fazer o levantamento do seguro-desemprego. Contudo, o empregador tem o dever de pagar a Fabiana o valor dos dias trabalhados, férias vencidas, acrescidas de 1/3.
2) Pelo critério objetivista, são elementos caracterizadores da subordinação jurídica a direção e a fiscalização exercidas por Aga sobre as atividades de José.
3) Incorreta a atitude do empregador, uma vez que trata-se de acidente do trabalho, bem como diante da previsão contratual de afastamento, perfeitamente amparada em norma insculpida na CLT.
4) Claúdia fará jus a sessenta dias de licença maternidade, com base na Lei nº10.421/2002, que conferiu também à mãe adotante o direito à licença-maternidade, ou seja, a empregada que adotar uma criança ou obtiver guarda judicial para fins de adoção será concedida licença-maternidade, que terá sua duração variando conforme a idade da criança adotada.
5) Os cigarros fornecidos pela empresa a Marcos não podem ser considerados como salário in natura, eis que é proibido por lei que sejam entregues como salário in natura drogas nocivas e bebidas alcoólicas.
Nota
	� PAGE �3�

Outros materiais