PROINTER I _ 2019 (2)
20 pág.

PROINTER I _ 2019 (2)


DisciplinaProinter708 materiais3.535 seguidores
Pré-visualização5 páginas
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
TABOÃO DA SERRA - SP
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Ana Maria dos Santos Lima dos Santos - RA 2661137340
Caroline Cristine dos Santos - RA 1200900563
João Vicente Silvério - RA 3441124480
Maria das Neves Batista - RA 2661148532
Marlene Macero do Couto da Silva \u2013 RA 2661123197
Disciplinas Integradoras:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL; EMPREENDEDORISMO; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E INCLUSÃO; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.
Taboão da Serra
2019
Ana Maria dos Santos Lima dos Santos - RA 2661137340
Caroline Cristine dos Santos - RA 1200900563
João Vicente Silvério - RA 3441124480
Maria das Neves Batista - RA 2661148532
Marlene Macero do Couto da Silva \u2013 RA 2661123197
Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Disciplinas Integradoras: 
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL; EMPREENDEDORISMO; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E INCLUSÃO; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. 
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos cursos de Tecnologia I.
 Tutor a Distância: Márcio Pereira de Oliveira
 Tutor de Sala: Eliane Cristina Santana
 
Taboão da Serra
 2019
		
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................05
Fatores motivadores para empreender.....................................................................06
Comportamentos empreendedores primordiais.......................................................07
 O Poder e sua influência no ambiente dos negócios................................................08
Liderança Organizacional..........................................................................................10
Ética no mundo empresarial......................................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................18
REFERENCIAS..........................................................................................................20
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo resgatar alguns pressupostos teóricos sobre empreendedorismo, mais precisamente aqueles que tratam sobre o comportamento, as atitudes e as práticas empreendedoras. São apresentados aspectos teóricos sobre comportamento empreendedor, fatores motivacionais para empreender, empreendedor por oportunidade, empreendedor por necessidade, liderança organizacional, ética no mundo empresarial, clima organizacional, identidade e competência empreendedora, atitudes e ações práticas inerentes aos indivíduos empreendedores. 
Palavras-chave: Comportamento empreendedor, Identidade empreendedora, Clima organizacional, ética empresarial.
INTRODUÇÃO
Neste projeto integrado iremos abordar os temas: Empreendedorismo, liderança organizacional, contar como um líder preparado ajuda muito, pois são eles que engajam, organiza e incentiva os colaboradores. Empreendedorismo, um assunto muito importante e bastante falado atualmente, uma das soluções para a crise que o país está a vivendo é sem duvida o empreendedorismo, vamos falar sobre sua definição, as características de um empreendedor por oportunidade e o empreendedor por necessidade, quais os fatores que intervêm no processo de empreender, os tipos de empreendedores, os tipos de inovação, os tipos de impactos, fatores motivacionais, suas influências no ambiente dos negócios, comportamentos dos empreendedores, ética no mundo empresarial, ética diretamente ligada às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o ambiente interno e externo. 
1 - FATORES MOTIVACIONAIS PARA EMPREENDER
Empreendedorismo é a capacidade e disposição para conceber, desenvolver e gerenciar um negócio a fim de obter lucro. Um passo muito importantíssimo para o sucesso do empreendedor é ter a perspicácia de perceber as oportunidades. 
 Podem ser escolhidos vários caminhos, por exemplo: 
Atender a uma demanda reprimida em determinada localidade
Desenvolver um produto ou serviço novo, criando um público novo
Diferenciar-se e chamar a atenção melhorando um produto ou serviço que já existe e já conhecido.
O Empreendedor por Oportunidade
O empreendedor por oportunidade mostra, desde o início, que possui um pouco mais de feeling para o business. Isso porque ele começa seu negócio a partir de alguma ideia clara que enxergou. Sabe aquele insight precioso de perceber uma carência no mercado de determinado produto ou serviço.
Características:
Tem forte intuição 
Trabalha sozinho
Cria um método próprio de aprendizagem.
 Aprende a partir do que faz.
Mas traduz seus pensamentos em ações
O Empreendedor por Necessidade
Empreendedores por necessidade iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias.
Características:
Não tem o dinheiro necessário para abrir o negócio.
Não está preparado o suficiente para o desafio.
Abre o negócio sem ter ideia e não gosta.
Copia a ideia dos outros. 
Acha que vai trabalhar menos e muitas vezes se decepcionam.
2- COMPORTAMENTOS EMPREENDEEDORES PRIMORDIAIS
Segundo, Pilleggi (2014), O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sabido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada.
Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de qualquer coisa. É preciso ter o mínimo conhecimento a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial, ou seja, dominar o ramo de atividade.
As três características 
Visão estratégica.
Perceber quais as demandas do mercado, entender o perfil do cliente, saber qual o posicionamento da empresa, avaliar vantagens e riscos. Essas são algumas características que compõem a visão estratégica dos bons empreendedores
Eles são capazes de compreender como as diversas instâncias da organização estão articuladas, estabelecendo planos de ação tanto para o ambiente interno como para o externo.
Faz parte da visão estratégica, a capacidade de aproveitar as oportunidades e de inovar, e essas ações são fundamentais para manutenção e crescimento de uma organização.
Liderança.
Por conhecer os processos de funcionamento da organização, o empreendedor deve ser alguém que sabe liderar, distribui tarefas e funções para os funcionários mais aptos a desempenhá-las.
Ao aplicar táticas de liderança, a equipe torna-se auto gerenciável, passa a conhecer a ordem organizacional, identifica-se com os valores da empresa e age em prol da conquista dos objetivos. 
A gestão de talentos também é uma ação essencial para o gerenciamento produtivo, inclusive com melhoria na lucratividade. Ao saber quais as aptidões de um funcionário, o líder pode remanejá-lo para outra função que possa exercer com mais destreza.
Capacitação
As discussões mais recentes tem abandonado a antiga visão do empreendedorismo como uma característica inata. Os teóricos da administração e de gestão de empresas tem defendido a capacidade empreendedora como o aperfeiçoamento de competências.
Por isso, investir na
Evelyn
Evelyn fez um comentário
Voce teria esse prointer final?
0 aprovações
Carregar mais