Buscar

AD1_2009.2

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2009/2º
Disciplina: Consultoria Organizacional
Coordenador: Murilo Alvarenga Oliveira
Data para entrega: 29/08/2009
Aluno (a): ........................................................................................................................... Pólo: ...................................................................................................................................
O modelo de avaliação é composto por 6 questões discursivas das quais 5 deverão ser escolhidas para realizar a avaliação;
Cada questão vale dois pontos;
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Boa prova!
Questão 1) Dos seis principais DEVERES universais da consultoria a saber: AUXILIAR
DIAGNOSTICAR, SOLUCIONAR, ORGANIZAR e INOVAR. 
Qual deles se enquadra na situação descrita a seguir? Descreva a sua finalidade.
Toda empresa que contrata uma consultoria, passa por algum tipo de problema, entretanto seus administradores não conseguem distinguir as causas e as consequências. Um consultor tem essa capacidade.
Questão 2) Um dos propósitos da consultoria organizacional é minimizar as Disfunções Organizacionais que foram comparadas como patologias organizacionais por Foguel e Souza (1995). Estes autores salientam que esta tipificação é uma tentativa de descrever algumas das patologias ou doenças das organizações, localizadas quer em seus objetivos, políticas, estrutura e tecnologia, quer em seus padrões de comportamento e no relacionamento com o meio ambiente. 
Apresente a tipologia proposta pelos autores e descreva as características de cada uma reproduzindo o “ciclo destrutivo das organizações”.
Questão 3) Com base nas informações do caso abaixo e tendo como referência as competências de um consultor organizacional, responda as seguintes questões. 
A empresa XYZ está com seu pessoal desmotivado devido a um processo de enxugamento de estrutura, que provocou a demissão de 20% de seus recursos humanos e inclusive de profissionais que eram considerados dedicados, de bastante tempo de casa e também competentes.
Para satisfazer as necessidades os empregados que permaneceram, o Diretor Industrial defende que 10% do valor economizado com as demissões seja repassado para o salário dos que ficaram, bem como instalar uma linha de ônibus da empresa para o transporte dos empregados, reivindicação antiga dos mesmos.
O Diretor de RH, por sua vez, defende que não há como satisfazer o pessoal se não forem oferecidas garantias de permanência no emprego durante um tempo a ser negociado com os próprios empregados.
Responda:
Que conhecimentos serão necessários para lidar com a situação na XYZ?
Desenvolva ações para solucionar este problema, complementando as propostas dos dois diretores e identifique para cada ação duas habilidades envolvidas.
Proponha uma solução para permanência dos empregados da XYZ considerando três atitudes de um consultor para que o Diretor Industrial não se sinta desprestigiado.
Questão 4) Analise o quadrinho a seguir e responda o que se pede. 
A sátira bem humorada acima mostra um processo bastante abrupto e radical que difere e muito de um Desenvolvimento Organizacional. 
Descreva o que seria um processo de D.O citando alguns as fases primordiais que compõem este processo.
Questão 5) Analise o caso do grupo ABC abaixo e responda o que se pede. 
O grupo ABC é o maior fabricante de embalagens da América Latina. Esta posição de liderança foi conquistada ao longo dos últimos anos através de uma agressiva política de aquisições e associações aliada a excelência em serviços, atualização tecnológica e capacidade de investimento, permitindo oferecer aos seus Clientes, produtos de qualidade superior e alto valor agregado que garantem vantagens competitivas duradouras. 
O setor produtor de embalagem instalado no País abarca um conjunto diferenciado de firmas tais como: produtores de matérias-primas, fabricantes de embalagens ou fabricantes de acessórios como rótulos, tampas etc, fabricantes de tintas, colas etc, distribuidores, fornecedores de sistemas de embalagem (embalagem e a máquina para embalar o produto), fábricas de equipamentos e moldes e empresas que fabricam algumas de suas próprias embalagens como é o caso, por exemplo, da Nestlé. 
Este conjunto de empresas, apesar de ser representado por várias entidades (associações e sindicatos) carece de informações sistematizadas que permitam traçar um perfil do setor em termos de sua dinâmica. Em geral, a análise deste setor tem sido feita de forma segmentada segundo os materiais utilizados pelos fabricantes de embalagens - vidro, plástico, papel/papelão, metal, e flexíveis - dada as características peculiares de cada um destes segmentos, tanto em termos da evolução do consumo, valor e volume da produção, investimentos etc, como em relação ao desenvolvimento de inovações.
O número de fabricantes de embalagens no Brasil varia conforme a fonte pesquisada. Para a empresa de consultoria Datamark (única empresa dedicada à pesquisa sobre demanda de materiais para embalagem no Brasil) é de aproximadamente 2 mil empresas, sendo 200 de médio e grande portes.
As bases do seu planejamento estratégico se resumem no quadro abaixo.
MISSÃO = Somos um Grupo capaz de oferecer soluções em embalagens para nossos clientes visando sua inteira satisfação.. 
VISÃO = Buscamos crescer em vendas, a níveis superiores aos mercados onde atuamos, através do desenvolvimento e crescimento de nossos negócios. Pretendemos atingir, num horizonte de médio e longo prazo, retorno sobre capital empregado, superior aos líderes do mercado mundial
POLÍTICA = Atuamos, preferencialmente na América Latina, em segmentos nos quais podemos criar vantagens competitivas duradouras, através de contínua redução do custo, desenvolvimento de novas habilidades gerenciais e beneficiando-se de atualização tecnológica, aquisições e associações.
Os resultados do ano mostram o desempenho superior da ABC, com apresentado na tabela abaixo.
	Empresas
	Lucro Líquido no Ano
(R$ milhões)
	ABC
	289.741
	Itap
	189.250
	Poly Vac
	51.777
	Plasvale
	31.258
	Inplac
	30.482
Todas as unidades da companhia possuem o compromisso com a inovação e a qualidade, e isso faz com que a ABC seja reconhecida por sua liderança. A ABC tem o papel de ser inovadora sempre, e o constante investimento em desenvolvimento de produtos é uma característica importante na companhia.
Elabore um plano do diagnóstico criando um fluxo com os tópicos fundamentais de uma avaliação organizacional, utilizando os seguintes tópicos:
1 - A organização Cliente
2 - O Ambiente
3 - Recursos relativos a insumos
4 - Objetivos, políticas e planos - GERAIS
Objetivos, políticas e planos FUNCIONAIS (5. Finanças; 6. Marketing; 7. Produção)
8 - Desempenho Geral
9 - Administração e Organização
Questão 6) Petrobras e distribuidoras discutem política de preços do gás natural: Portaria nº 3, que regulamenta a questão, já perdeu a validade. (Gazeta Mercantil, 26-9-2002, p A-7).
A Petrobras e as distribuidoras de gás natural começarão, em poucos dias, a discutir uma nova política de reajuste dos preços do combustível produzido no Brasil. Em reunião no Rio de Janeiro, representantes da estatal e da Abegás (Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Natural) decidiram montar um grupo de trabalho para apresentar propostas para a questão.
A iniciativa tem por objetivo suprir o vácuo hoje existente. Isso porque a portaria interministerial nº 3 (ministério da fazenda e das Minas e Energia) que regulamentava os reajustes, perdeu a validade em dezembro de 2001. “Hoje, não temosum diploma legal que regulamente as fórmulas de reajuste”, diz Cícero Ernesto Leite de Souza, presidente da Abegás. “O que vale, portanto, é a livre negociação”, completa.
Pela portaria nº 3, tanto o gás nacional quanto o importado são reajustados a cada três meses, por uma fórmula que leva em consideração a evolução do câmbio e a variação dos preços da commodity no mercado externo. A diferença é que os valores correspondentes ao gás nacional são expressados em reais, nas faturas mensais, enquanto, no caso do gás importado, acompanham a variação do dólar. Por essa portaria, o gás nacional, em 1º de outubro, poderia ter um aumento de até 21%, segundo cálculo da Abegás.
O problema, segundo Leite de Souza, é que, com esse reajuste, o gás natural nacional perderia competitividade frente a outros combustíveis, como o óleo, o GLP (gás liquefeito de petróleo) e a lenha, a exemplo do que já ocorreu com o importado. “Hoje, ele ainda é competitivo”, diz o presidente da Abegás. “Mas não aguentaria um aumento brusco”.
A partir da análise PESTE há duas forças ambientais atuando de maneira determinante no reajuste do gás natural, que forças são estas? Justifique a sua resposta.
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes