Buscar

AD1_2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da AD1 de Gestão da Produção 2015.1
a) O aluno deve perceber que a “levedura inteligente” é uma inovação de processo para a indústria de álcool combustível e de cachaça, pois influencia mais diretamente o modo de fazer do que o produto final em si. O aluno poderá explorar ainda, em sua resposta, as inter-relações entre o projeto de processo e o projeto de produto, afinal modificações em um desses raramente passam despercebidas pelo outro, recomendando-se, aliás, que desenvolvam-se em sintonia.
b) Os objetivos de desempenho com benefícios mais evidentes são o custo e a rapidez. A confiabilidade de entrega pode ser lembrada também. Há redução do custo de energia e de manutenção, além da redução do tempo necessário para obtenção do produto final. A relação entre esses objetivos está no fato da redução do lead time de produção contribuir para redução dos custos através da redução dos estoques e do tempo ocioso.
c) Espera-se que o aluno explique a atividade de projeto como uma atividade estratégica, isto é, que deve estar alinhada com os objetivos de longo prazo e com os objetivos de desempenho prioritários. Os produtos e os processos projetados pela empresa representam a implementação da estratégia de produção. As decisões de projeto de produto e de processo devem levar em conta os objetivos estratégicos da empresa.

Outros materiais