Buscar

AD1_2012.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO DA AD1 DE GESTÃO DA PRODUÇÃO – 2012.2
Padrão das respostas:
Questão 1: (5,0 pontos)
- O aluno poderá referir-se aos objetivos de desempenho. A reportagem demonstra que a companhia possui preocupações envolvendo principalmente custos e qualidade (design, robustez...).
- O aluno poderá referir-se ao Projeto de produto. Critérios de avaliação de opções de projeto, como aceitabilidade, viabilidade e vulnerabilidade são discutidos dentro do texto. Há também o risco de inovar...
- O aluno poderá referir-se ao projeto de processo. A reportagem menciona os custos associados às necessárias adaptações da linha de produção e da tecnologia de processo.
- O aluno poderá referir-se ao Planejamento da Rede de Operações ou Planejamento da capacidade produtiva do fornecedor de chapas de alumínio, que é um ator fundamental para implementação das modificações. 
Questão 2: (5,0 pontos)
Na comparação com o Fordismo, os principais pontos de distinção são:
-Variedade de modelos. Com a tecnologia de processo dos dias atuais é possível obter escala de produção conciliada com variedade de produtos, demonstrada nas dez variações da F150. Isso não era viável há um século atrás.
-Planejamento da Rede/ Verticalização. Ao contrário do início do Fordismo, atualmente a companhia não atua verticalizada. Os fornecedores têm papel fundamental no planejamento dos processos e nos projetos de produtos.
OBS: Outros fatores poderiam ser considerados aceitáveis como resposta, desde que adequadamente embasados e justificados.

Outros materiais