Buscar

AP1_2008.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2008/1º
Disciplina: Gestão da Produção
Coordenador da Disciplina: Marcelo Sales
Aluno (a): ...........................................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................................
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Cada questão vale 2,0 pontos.
 Boa sorte!
1-O Sr. Antônio Carlos Lourenço é sócio de dois empreendimentos: A Classilatas e a ACL Escritório de Contabilidade. A primeira empresa possui uma unidade produtora de embalagens aerosóis. A fábrica produz milhares de embalagens diariamente, que serão usadas na indústria química. As latas produzidas são iguais entre si, ou seja, possuem o mesmo formato e tamanho, e, saem da linha de produção da fábrica ainda sem pintar. A fábrica não funciona ininterruptamente.
Há dois anos atrás, depois de formar-se em ciências contábeis, ele resolveu fundar uma empresa só dele. A ACL Escritório de Contabilidade. Sr. Lourenço montou um escritório e já atende cerca de dez comerciantes da cidade onde mora. Ele oferece soluções de acordo com a necessidade de cada empresa cliente, visitando-os diariamente.
Compare os dois negócios do Sr. Lourenço quanto aos aspectos abaixo:
Tipo de output do processo de transformação;
Existem tipologias diferentes para o objetivo de desempenho de flexibilidade. Que tipo deve ser mais importante para cada negócio do Sr. Lourenço? 
Tipo de processo utilizado;
Como ele poderia implementar uma decisão de integração vertical na Classilatas?
2-Preencha as lacunas utilizando os fragmentos oferecidos no quadro abaixo. Você não deverá repetir elementos, e nem todos serão utilizados.
a)Os processos________________________________________lidam com _____________________ variedade que os processos ____________________________________ e ___________________________________volume que os processos _______________________________________ . 
 b)Os laboratórios farmacêuticos têm como principal fonte ___________________________________de idéias o(a) ______________________________________ na fase de ________________________________________ .
c)A ênfase que a empresa dá sobre cada ______________________________depende, entre outras coisas, das ações dos ____________________________________ e dos ______________________________.
3-O diretor de assuntos corporativos da Digestone no Brasil prevê sua demanda para os próximos cinco anos como apresentado na tabela:
	ANO
	2008
	2009
	2010
	2011
	2012
	Previsão de demanda semanal
	32 mil
	40 mil
	48 mil
	56 mil
	64 mil
A Digestone já utiliza toda a capacidade instalada (32.000 unidades anuais) e está considerando as seguintes alternativas de incremento de capacidade. Nos dois casos a capacidade produtiva será multiplicada por dois até 2012.
1- Realizar quatro intervenções mais suaves para ampliação da capacidade produtiva da fábrica atual. Anualmente, de 2009 até 2012.
3- Realizar duas intervenções mais vultuosas para ampliação da capacidade produtiva da fábrica atual. Uma agora e outra daqui a 30 meses.
Utilizando seus conhecimentos sobre planejamento da capacidade produtiva, faça uma análise comparativa entre as duas alternativas.
4- Que diferenças você apontaria entre o método do centro de gravidade e a ponderação de fatores para tomada de decisão de localização de instalações produtivas? O que você entende por fatores qualitativos e quantitativos na decisão sobre localização?
5- Uma instalação será usada para produzir cinco modelos de montagens eletrônicas e, para isso, conta com a participação de três departamentos (A, B e C), que precisam ser abrigados em um desenho. Abaixo são apresentadas duas alternativas diferentes de layout em "L". Dadas as distâncias entre os departamentos e os lotes produzidos anualmente de cada montagem, aponte o arranjo físico mais indicado para que a operação obtenha menores esforços de movimentação de materiais.
	Montagens Eletrônicas
	Sequência de Processamento
	Lotes a serem produzidos
	P55
	A-B-C
	510
	Z4
	B-A-C
	620
	U66
	B-C-A
	640
	K5
	B-C-B-A
	500
	T22
	C-B-C-A
	280
de jobbing – objetivo de desempenho - menos – triagem – mais – geração do conceito – clientes – de produção em massa – área de pesquisa e desenvolvimento – fornecedores – inovação radical – interna – em lotes – externa – concorrentes.
10
C
B
A
B
A
C
15
x
x
x
10

Outros materiais